Ponto de Cultura ICBIE apresenta “Cinema e Memória” na Ribeira

Cultura



O Instituto de Cultura Brasil Itália Europa (ICBIE), que tem como foco principal a oferta de cursos para jovens e adultos desenvolverem habilidades artísticas e profissionais, promove mais uma etapa das suas atividades como Ponto de Cultura. Entre os dias 27 de abril e 7 maio, uma série de atividades voltadas à temática da memória acontece em sua sede, na Ribeira, com entrada franca. A programação reúne uma mostra cinematográfica com a exibição de filmes nacionais e estrangeiros, apresentações de livros, encontros de poetas, performances musicais e de teatro, oficinas de confecção de cordel, debates e um café literário com varal de cordel sobre a história e a memória da Península de Itapagipe.

Os filmes selecionados para a mostra tiveram curadoria de Pietro Gallina, que priorizou na seleção dos títulos a relevância desses para a linguagem cinematográfica e a abordagem histórica de alguns temas como a descoberta do Brasil, a arquitetura e a literatura brasileira, os movimentos culturais e artísticos do país.

Durante os três anos de sua execução, o projeto do ICBIE prevê a realização de ciclos de atividades quadrimestrais. Também com a colaboração de voluntários, o ICBIE atua há 10 anos em atividades culturais e esportivas, numa sede localizada na orla do bairro. Biblioteca, salas de aula, memorial, ambientes de convivência e até mesmo uma residência artística estão disponíveis. Além disso, uma das metas do Ponto de Cultura é se tornar um centro do grafite produzido em Salvador.

PROGRAMAÇÃO - A programação começa, no dia 27 de abril, em torno da memória da descoberta do Brasil, com a projeção e debate dos filmes “Vermelho Brasil”, às 15h, e “A Missão”, às 18h30. No dia 28, haverá mais uma sessão de “Vermelho Brasil”, às 15h. No sábado, 29 de abril, às 17h, a memória da literatura será retratada com apresentação em cordel do livro “Literatura brasileira em cordel”, de Antônio Barreto, com a presença do autor, além de um encontro de poetas, com a participação de Cacau Novais, Douglas Almeida e o bloco O Boca de Brasa, terminando com o filme “Gregório de Mattos”. No dia 30 de abril, a partir das 16h30, é vez da memória da arquitetura, com o filme “Aleijadinho, Gênio da arquitetura barroca de Minas Gerais”.

Na semana seguinte, nos dias 3 e 4 de maio, das 8h às 12h, a memória da poesia de cordel se desenvolve com oficina com o cordelista Osmar Simões Machado Jr. O público-alvo são os alunos das escolas de ensino fundamental e médio. Também no dia 4 de maio, a temática está na memória do teatro, com o filme “Romance”, às 18h30. Na sexta, 5 de maio, das 14h às 18h, tem mais oficina de cordel, com o professor e cordelista Antônio Barreto, desta vez para professores de escolas de ensino fundamental e médio. No dia 6, a partir das 18h, a memória da música vem com o filme “Tropicália” e apresentação do grupo musical do ICBIE. Para encerrar, no domingo, 7 de maio, às 17h30, tem a Piccola Cia. de Teatro e Música do ICBIE.

Durante todo o período de 27 de abril a 7 de maio, estará aberta a visitação à exposição de fotos antigas do ME.PE Memórias da Península de Itapagipe.

PONTOS DE CULTURA - Pontos de Cultura são entidades ou coletivos culturais que compõem uma base social capilarizada e com poder de penetração em variados territórios e comunidades, em especial nos segmentos sociais mais vulneráveis. Com os avanços conquistados pela Política Nacional de Cultura Viva e sua afirmação a partir da regulamentação da Lei nº 13.018/2014, a missão de articular e mobilizar torna-se cada vez mais estratégica. A Bahia, em 2008, foi protagonista da primeira experiência de estadualização do então Programa Mais Cultura. Naquele ano, lançou um edital que já contemplou 149 instituições. Hoje, com gestão realizada entre MinC e SecultBA, por meio da Diretoria de Cidadania Cultural (DCC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), os Pontos de Cultura da Bahia encontram-se distribuídos em todo o estado e têm se expandido cada vez mais. Os dados atuais contabilizam uma rede com 270 projetos, 124 deles com parceria firmada na mais recente seleção, realizada em 2014, que garante um repasse total de R$ 180 mil para cada Ponto de Cultura, em três parcelas anuais. O investimento nos Pontos de Cultura da Bahia já é de mais de R$ 54 milhões, fomentando a manutenção, dinamização, desenvolvimento e autonomia de atividades culturais das mais diversas.