Paisagem Sonora ocupa cidades do Recôncavo com shows, performances e oficinas

Cultura

Foto: Divulgação



As cidades históricas de Santo Amaro e Cachoeira, no Recôncavo baiano, recebem de 25 de abril a 1º de maio, o evento III Paisagem Sonora – Mostra Internacional de Arte Eletrônica do Recôncavo da Bahia. Com a participação de artistas, produtores e pesquisadores que utilizam o vídeo, a música, a arte eletrônica e outras expressões artísticas, a mostra propõe um diálogo com os cenários das cidades de Santo Amaro e Cachoeira com intervenções audiovisuais, exibições e performances em espaços abertos e em equipamentos culturais.

Pela primeira vez o evento acontece também na cidade de Santo Amaro. As duas primeiras edições (2013 e 2015) ficaram concentradas em Cachoeira. Santo Amaro abre a mostra no dia 25 de abril (terça-feira) com oficinas em torno da cultura hip-hop (breaking, discotecagem para rap e grafitagem) com o objetivo fortalecer a cena hip-hop da cidade. O DJ Jarrão, que faz a oficina de discotecagem em Santo Amaro, apresenta-se em Cachoeira na sexta, na noite de rap, em que sobem ao palco também um grupo de Santo Amaro, o UPP (Unidos pela Periferia) e um grupo de Muritiba, o Conceito Articulado.

O músico cachoeirano Mateus Aleluia, artista remanescente de “Os Tincoãs”, um dos mais importantes grupos vocais dos anos 1970, fará o show lançamento do novo álbum, Fogueira Doce, na Bahia durante o Paisagem Sonora. O show, inédito na Bahia, foi apresentado apenas no Rio de Janeiro em fevereiro deste ano. Acontecerá no Teatro Dona Canô (Santo Amaro), no dia 27 de abril (quinta-feira), às 20h30.

A abertura terá também alabês e o Coletivo Novos Cachoeiranos. Neste mesmo dia, acontece a mesa Paisagens, atores e rede, com a participação dos pesquisadores André Lemos (UFBA) e Simone Sá (UFF), e do artista multimídia Brian Mackern (Montevideo.ETC), no Teatro Dona Canô, a partir das 19 horas. Antes tem a performance Subaé Espetáculo, com os artistas Maciej Rozalski e Tiago Lins.

Na sexta (28/4), o Paisagem se desloca para Cachoeira e o rap toma conta da cidade com Arielly Oliveira (AL), Vitor Pirralho (AL). O DJ Tahira (SP) fecha a noite com afrojazz, funk, soul e brasilidades. Pirralho é um nome de peso no cenário musical nacional e criou um jeito próprio de rimar e fazer poesia. A cantora e compositora Arielly, outra atração da noite, é uma das revelações do rap de Alagoas, autora de suas próprias canções, recentemente lançou o EP Negra Soul, onde a MC alagoana reúne toda sua vivência como mulher negra periférica e mãe. DJ Tahira, nome forte da cena eletrônica internacional, tem mais de 20 anos de picapes e é um dos DJs mais ativos dentro e fora do país.

No sábado (29/4), o Cine Theatro Cachoeirano é palco das apresentações de Carlos Blanco (Espanha), Lia Lordelo (Salvador), Livia Nery (Salvador) e Iara Rennó (São Paulo). A cantora, compositora e multi-instrumentista Livia Nery é um dos nomes que desponta na cena autoral de Salvador com seu trip hop singular misturando música brasileira e jamaicana com o bom uso de elementos eletrônicos. A cantora e atriz Lia Lordelo leva para o Paisagem o show Torquatá, um mergulho no universo poético de Torquato Neto. A paulista Iara Rennó traz para o palco o repertório dos seus dois ousados álbuns, Arco e Flecha. E tem também o flamenco do violonista espanhol Carlos Blanco. A noite de sábado se encerra em uma das praças da cidade como o Coletivo Xaréu, o DJ BigBross (Salvador), o coletivo Na Tora Baile System (Cachoeira) e o DJ Dolores (Recife).

Em Cachoeira está confirmada a exposição Live Imagens, com os artistas Brian Mackern e o DJ alagoano/baiano Angelis Sanctus. O uruguaio Brian Mackern desenvolve projetos artísticos digitais e híbridos em rede. Mackern é músico, compositor e criador de estruturas e ambientes autogenerativos e reativos audiovisuais. Tem também a mostra Visualidades Contemporâneas: Corpo-Imagem, com a curadoria de Danillo Barata, e World Wide Video Factory, com curadoria do holadês Tom van Vliet.

O III Paisagem Sonora terá também a presença da pesquisadora de estética e de artes Nadine Siegert, e da pesquisadora Ute Fendler, especializada em literatura mundial, artes visuais e performance, ambas da Universidade de Bayreuth (Alemanha). As pesquisadoras realizam o seminário Curadoria em Artes Visuais e Performativas. O objetivo do seminário é a reflexão sobre a curadoria entre liveness e virtualidade. O evento também abriga um bate papo sobre cenas musicais, a oficina A Escritura dos Sons, poesia e performances, entre elas a de Lívia Mattos com sua Sanfonástica Mulher-Lona, um miniconcerto embalado pelo som da sanfona.

Conexões - Para essa edição do Paisagem Sonora, os curadores e pesquisadores Claudio Manoel Duarte, Danillo Barata e Tatiana Lima tiveram a preocupação em conectar a arte eletrônica com os sons e expressões que compõem a paisagem do Recôncavo da Bahia. Também de trazer para a paisagem de Santo Amaro e Cachoeira sons, experiências e variadas expressões artísticas de outras partes do Brasil e do mundo, para fomentar a ampliação dos horizontes e o intercâmbio entre artistas. A curadoria também deu atenção especial às expressões de mulheres que produzem e refletem sobre a arte. A programação envolve desde segmentos mais pop da arte eletrônica, como as apresentações de rap, até trabalhos mais experimentais.

O Paisagem Sonora é um projeto do Coletivo Xaréu e conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda e Secretaria Estadual de Cultura, pelo Edital setorial de Cultura Digital. Tem o apoio da UFRB, Secretaria Municipal de Cultura de Cachoeira e Secretaria Municipal de Cultura de Santo Amaro.


SERVIÇO

III Paisagem Sonora
Mostra Internacional de Live Cinema do Recôncavo
Dias: 25 de abril a 1º de maio
Local: Santo Amaro e Cachoeira (Bahia – Brasil)
Informações: www.coletivoxareu.com.br