História Hoje

Há 128 anos, nascia Adolf Hitler
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Há 128 anos nasceu Adolf Hitler, o líder do nazismo na Alemanha. Ele implantou naquele país políticas fascistas que levaram a Segunda Guerra Mundial. O conflito causou a morte de pelo menos, onze milhões de pessoas, incluindo o assassinato em massa de seis milhões de judeus...



Hitler nasceu na Áustria em 20 de abril 1889. Ele chegou ao poder político na Alemanha como líder do Partido Socialista dos Trabalhadores, também conhecido como Partido Nazista. Foi chanceler de 1933 a 1945, na maior parte do tempo no poder como ditador.

Suas medidas precipitaram a Segunda Guerra Mundial e provocou o genocídio conhecido como Holocausto, em que resultaram na morte de seis milhões de judeus e outros cinco milhões de civis. Ao pressentir a derrota pairando no horizonte, Hitler cometeu suicídio com a esposa Eva Braun, em seu bunker, em Berlin.

Durante a juventude, Hitler não conseguiu ingressar na Academia de Belas Artes de Viena. Uma semana após o início da Primeira Guerra Mundial, no verão de 1914, alistou-se para defender o exército bávaro. Por ser austríaco, Hitler serviu como cabo.

Patente máxima que um estrangeiro podia alcançar. Hitler estava impregnado de um fervor nacionalista e racial. Este nacionalismo se tornaria, mais tarde, a força motriz da vida dele. Hitler foi condecorado inúmeras vezes pelos serviços prestados durante a Guerra.

No início de 1945, o horror e a ambição nazista davam os últimos suspiros. Hitler percebeu que perderia a guerra. À meia-noite do dia 29 de abril de 1945, casa-se em seu bunker, com Eva Braun.

A cerimônia íntima numa atmosfera sombria, teve como fundo musical as bombas sobre Berlim. A esta altura, o líder nazista já havia sido informado da execução do ditador italiano, Benito Mussolini. Com a máquina militar alemã destroçada e com medo de cair nas mãos das tropas inimigas, Hitler se mata junto com a mulher, Eva Braun.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira.

Apresentação Dilson Santa Fé