SecultBA participa de abertura do Polo Teatral em Juazeiro

Foto: Divulgação
Entre os dias 8 e 11 de março, em Juazeiro, o Centro de Cultura João Gilberto, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), recebe o Polo Teatral - 2º Festival do Interior da Bahia, levando à cidade uma potente mostra das artes cênicas produzidas atualmente nos diversos territórios baianos. Em fevereiro, o evento já passou por Itabuna, no Centro de Cultura Adonias Filho, e depois ainda seguirá para Feira de Santana, na segunda quinzena de março, no Centro de Cultura Amélio Amorim, o que reforça a importância destes equipamentos públicos para o desenvolvimento das artes no estado. Quatro montagens, oficinas, uma roda de conversa e uma mesa redonda estão na programação. A entrada custa R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia) e a classificação é livre.

À frente da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), Maria Marighella estará presente na abertura das atividades do Polo em Juazeiro, reconhecendo o alinhamento desta iniciativa com as prioridades da gestão e aproveitando a oportunidade para dialogar com a comunidade cultural local. O Polo Teatral viabiliza o intercâmbio estadual a partir da seleção pública de espetáculos do interior do Bahia, com o intuito de fortalecer a cena teatral do estado. Neste ano, 12 peças foram escolhidas dentre mais de 100 inscrições. Cinco delas ainda vão concorrer no Prêmio Braskem de Teatro, onde disputarão na categoria Espetáculo do Interior.

PROGRAMAÇÃO - Nos dias 8 e 9 de março, às 15h, o espetáculo "Os Fogatas", da Cia. Cuca de Teatro, de Feira de Santana, mostra como se desenvolvem as relações interpessoais. Com técnicas de palhaçaria, animações em luva e muita música, a peça aborda temas que estimulam a boa convivência entre os indivíduos. Mais tarde, às 20h, é a vez do também feirense espetáculo "Amor", do Grupo Conto em Cena, que conta a história de Ana, uma mulher que vive numa relação aparentemente estável. Ao sair para suas atividades, num certo dia, quando entra em um bonde de costume, se depara com um homem cego que não para de mascar chiclete. Isso mexe com a personagem a ponto de fazê-la viver numa realidade diferente da sua vida.

Já nos dias 10 e 11 de março, às 15h, "O Candelabro", da Cia. Távola de Teatro, de Lauro de Freitas, entra em cena. Sua narrativa expõe o tema da violência e da crueldade vivida por diferentes mulheres. Dividida entre os lapsos da memória de Maria Aurora, a peça conta suas abordagens e enfrentamentos para conseguir ser livre. Às 20h, "O Quinze", da Cia. 1º Ato, oriunda da própria cidade de Juazeiro, exterioriza o cenário da seca de 1915 em uma montagem inspirada na obra de Rachel de Queiroz de mesmo nome. A peça é uma composição dos escritos da autora com releituras de clássicos da Música Popular Brasileira.

Além do movimento em palco, no dia 8, às 14h, acontece a roda de conversa "Profissionalização e Mercado" , que discutirá a relevância da profissionalização para o mercado cultural baiano. E no dia 9, às 14h, a mesa redonda "Política Cultural para as Artes" apresenta uma análise conjuntural das políticas que estão sendo desenvolvidas e aplicadas na área da cultura, mais especificamente para as linguagens artísticas.

Durante todos os dias, também acontecem atividades formativas dentro do festival. São três oficinas voltadas para a Introdução a Técnicas de Artes Cênicas, Ações de Qualificação de Plateia e Encontros entre os Grupos Participantes. Os interessados devem se inscrever através do e-mail: oficinas@poloteatral.com.br.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.