Os 50 anos do TCA é celebrado com muita música


Reconhecido nacional e internacionalmente, este ano de 2017 o Teatro Castro Alves completa meio século de existência e tem muito a comemorar. Ligado à Fundação Cultural (FUNCEB) e à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), o TCA é palco de importantes espetáculos locais, nacionais e internacionais das mais variadas linguagens artísticas, além de ser responsável por uma série de atividades formativas, tais como oficinas e bate papos, além de abrigar exposições e lançamentos de livros.

A comemoração deste patrimônio nacional, tombado pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em 2014, só pode ser grandiosa. Logo após o Carnaval, no dia 4 de março (data do aniversário), os corpos artísticos do TCA - Balé Teatro Castro Alves ( BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) se juntam a Gilberto Gil, Filhos de Gandhy, Saulo, Baby do Brasil, Jackson Costa, NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), corpo residente do TCA, e outras atrações surpresas, num encontro que promete ser histórico na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.

A apresentação do cinquentenário começa às 18h30, com exibição do vídeo Kick On Taish To? do Balé Teatro Castro Alves. O vídeo é um stop-motion, realizado em locações na Concha Acústica (ainda em obras), na Sala Principal e em todos os outros espaços do Teatro Castro Alves. A direção é de Alex Soares e a coordenação é da bailarina da companhia, Luiza Meirelles.

Na sequência, haverá o lançamento da Plataforma Comemorativa do Cinquentenário TCA, projeto work in progress que será alimentado de maneira continuada ao longo dos próximos nove meses, com informações e curiosidades a respeito do teatro, por uma equipe interna e também com colaborações do público. O conteúdo gerado na plataforma dará origem a um livro em formato digital. Haverá ainda o lançamento do selo TCA 50, que marcará as ações comemorativas do cinquentenário.

Às 19h, baianos e turistas serão contemplados com espetáculo musical comandado pela Orquestra Sinfônica da Bahia – OSBA ao lado dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – NEOJIBA e dos convidados especiais: Gilberto Gil, Filhos de Gandhy, Baby do Brasil, Saulo, além de uma performance de Jackson Costa.

Os convidados trarão memórias do TCA à tona, pois os Filhos de Gandhy já dividiram o palco com a OSBA em duas ocasiões: em 1989 e em 2007, num concerto em homenagem ao compositor suíço Ernst Widmer (1927-1990). Gil, por sua vez, fez, ao lado da OSBA, o Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo. Na ocasião, em 2012, a turnê, criada para celebrar os 70 anos do cantor e compositor baiano, passou por cidades como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Saulo reeditará a parceria com a orquestra firmada em 2014, quando o músico prestou homenagem ao centenário de Dorival Caymmi (1914-2008) em seu projeto Canto da Rua. Já Baby do Brasil protagonizou momento memorável ao lado da OSBA durante o Carnaval de 2014. Ela cantou a música Brasileirinho enquanto a orquestra executou um trecho da ópera O Guarani.

Serviço:
Local: Concha Acústica do TCA
Data: 04 de março de 2017 (sábado)
Horário: 18h30
Ingresso: R$ 20/R$ 10
Vendas: a partir de 1º de março na bilheteria do teatro, SACs Barra e Bela Vista e site Ingresso Rápido

Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br