Festa da Padroeira da Baia

Fiéis celebram 45 anos de Nossa Senhora da Conceição como padroeira da Bahia

Sayonara Moreno – Correspondente da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

Basílica de Nossa Senhora da Conceição, em Salvador - Divulgação Secretaria de Turismo da Bahia Setur BA
Os devotos de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Bahia, participam hoje (8) de celebrações em homenagem à padroeira do estado, em Salvador e cidades do interior. Segundo a Arquidiocese da capital, oito missas serão celebradas, durante o dia, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio.

Padre Valson Sandes, da Arquidiocese de Salvador, conta que a imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou à cidade na mesma embarcação do fundador português, Tomé de Souza, em 1549. A imagem original continua na Basílica, que fica em frente ao mar, na Cidade Baixa. Por isso, convencionou-se o culto a Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Inicialmente, uma capela foi construída no local, por ordem do então governador do Brasil, Tomé de Souza. Desde a época, as celebrações à santa já ocorriam, em menor proporção. A Basílica dos dias de hoje passou por várias etapas de construção que duraram, segundo o padre Valson, cerca de 300 anos. Em 1938, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No dia 8 de dezembro de 1854, o papa Pio IX proclamou o dogma “da Imaculada Conceição de Maria” e, por isso, a data ficou instituída para as principais celebrações à santa da Igreja Católica. O padre Valson conta que, há 45 anos, Nossa Senhora da Conceição da Praia foi considerada padroeira da Bahia pelo papa Paulo VI. Como cada município tem autonomia para definir o calendário, algumas cidades, além de Salvador, decretaram feriado no dia de hoje.

Procissão

Um dos pontos altos das homenagens à Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador, é a procissão no bairro do Comércio, para a qual o padre Valson estima cerca de 30 mil fiéis. Tradicionalmente, a caminhada leva o andor com a imagem da santa, além das imagens de São José e do Menino Jesus. Todos os participantes, inclusive os membros da paróquia, seguem o andor enquanto acompanham o trio elétrico levado pelo coral da Basílica.

“O que os fiéis mais pedem, pelo que a gente percebe, é que Nossa Senhora olhe pelas famílias. Percebo muito uma troca de olhar deles com ela, e sempre esse desejo de que ela olhe por nós, pelos nossos filhos, nossos cônjuges, pelo nosso emprego. Vejo sempre essa relação de mãe e filhos, de pedidos com muita fé. As pessoas chegam diante da imagem de Nossa Senhora, olham por ela, se emocionam e pedem pelo bem dos seus familiares”, afirma o padre.

“Eu peço que Nossa Senhora nos ajude, para que a nossa Bahia não passe mais por tanta privação. Que tenhamos mais honestidade, mais empregos e oportunidades. Peço muito a Nossa Senhora que nos ajude e nos leve para o caminho do bem, nos mostrando Jesus, que fez sempre o bem”, acrescenta.

Celebrações

Na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, as missas ocorrem às 5h, 6h e 7h. Às 8h, será a missa solene, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger. Depois, seguem outras celebrações às 11h30, 12h30, 14h30, 15h30 (pelos idosos e enfermos) e 18h (missa da amizade).

Além da igreja principal, onde fica a imagem original da Conceição da Praia, vinda de Portugal, outros bairros de Salvador fazem celebrações em homenagem à santa, nas paróquias que levam o nome dela.

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, o dia começa com alvorada e ofício de Nossa Senhora, seguido da primeira missa solene, às 7h. Outras missas ocorrem às 10h e às 15h. Às 16h, os moradores seguem em procissão pelas ruas do bairro, com encerramento dos festejos às 18h. Nesse horário haverá missa solene presidida pelo bispo auxiliar dom Estevam dos Santos Silva Filho, na Praça Matriz.

Além de Itapoã, os bairros da Lapinha, Periperi, Valéria e Tororó terão programação intensa pelos festejos da padroeira da Bahia. Alguns municípios também têm Nossa Senhora da Conceição como padroeira e decretaram feriado hoje, a exemplo de Governador Mangabeira e Sapeaçu. Nessas cidades, a celebração será especial, com missas, procissões e fogos de artifício.

- Assuntos: Nossa Semhora da Conceição, dia, comemorações, Bahia, padroeira, Salvador Dalí

Renan é afastado do Senado

Ministro do STF afasta Renan da presidência do Senado
Marco Aurélio Mello atendeu ao pedido do partido Rede Sustentabilidade

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acaba de ser afastado da presidência da Casa, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello.


Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
O ministro atendeu ao pedido do partido Rede Sustentabilidade e entendeu que, como Renan Calheiros virou réu, não pode continuar no cargo em razão de estar na linha sucessória da Presidência da República. As informações são do portal G1.


Avião de Xuxa é atingido por um raio

Xuxa sofre acidente de avião e faz pouso de emergência em Brasília



Na tarde desta segunda-feira (5), a apresentadora Xuxa usou seu perfil no Facebook para contar aos seus seguidores que sofreu um acidente de avião durante um voo para o Piauí.

Na rede social, a apresentadora fez um desabafo: "Gente... perdão, não poderei chegar no Piauí... nosso avião foi atingido por um raio e fizemos um pouso de emergencia em Brasília... desculpa CASA XGraças a Deus tudo bem com a gente", contou Xuxa.

A apresentadora ainda postou um vídeo do momento tenso, no qual ela e os tripulantes do avião aparecem com máscaras de oxigênio após serem atingidos por um raio.

fonte: POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Justiça deve ser "sossego"

Justiça deve ser fonte de "sossego" para o cidadão, diz Cármen Lúcia

Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, diz que a Justiça tem papel de pacificadora na sociedadeArquivo/ABr

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, disse hoje (5) que a Justiça mais do que nunca  tem um papel de pacificador da sociedade, devendo ser uma fonte de “sossego” para o cidadão, num momento em que há uma grande intolerância com a ineficiência do Estado brasileiro.

“O Estado tem sido nossa única opção. Ou é a democracia ou a guerra. E o papel da Justiça é justamente de pacificar. Portanto, temos um compromisso direto de sermos responsáveis por trazer sugestões, propostas, projetos, fluxogramas, para que nós consigamos proporcionar um pouco de sossego ao povo brasileiro, no que seja nossa competência”, afirmou a presidente do STF e também do Conselho Nacional da Justiça (CNJ).

Cármen Lúcia, que discursou na abertura de um encontro anual em que o Poder Judiciário define as metas para o ano seguinte, pediu união entre os juízes em um momento de “extrema dificuldade”, para que elaborem metas e políticas públicas para o Judiciário “não com parcialidade, mas com os valores da democracia”.

O compromisso último do Poder Judiciário, disse Cármen Lúcia, é fazer com que a sociedade não deixe de acreditar na Justiça, sob o risco de que os cidadãos passe a praticar a “justiça pelas próprias mãos... que nada mais é que exercer a vingança, que é a negativa da civilização, a não civilização”.


- Assuntos: stf, cidadão, civilização

Bob Dylan no Prêmio Nobel

Bob Dylan envia discurso de aceitação para ser lido na cerimônia do Prêmio Nobel

Da Agência Télam Edição: Lidia Neves

O cantor e compositor americano Bob Dylan, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura deste ano, enviou um discurso de agradecimento para ser lido em conjunto com os demais vencedores no banquete da cerimônia de entrega do prêmio, sexta-feira (10) em Estocolmo, informou hoje (5) a Fundação Nobel.

O cantor  e compositor  norte-americano  Bob  Dylan, durante  apresentação  em  Basel (Suíça),  em  1984 Arquivo de Keyston/Agência Lusa/direitos reservados

O músico tinha comunicado há três meses que não participaria da cerimônia. nem da conferência de aceitação, amanhã (6), citando "compromissos prévios".

Segundo a Agência Télam, a Fundação Nobel também informou que a cantora americana Patti Smith interpretará uma canção de Dylan, A Hard Rain's A-Gonna Fall, na solenidade de entrega do prêmio.

Dylan foi agraciado em 13 de outubro com o Prêmio Nobel da Literatura por criar "novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção norte-americana", uma escolha surpreendente por ser a primeira vez em que um cantor é escolhido.

Depois de tentar entrar em contato com o músico sem sucesso por vários dias, a Academia Sueca finalmente desistiu, enquanto um dos seus membros, o escritor Per Wästberg, chamou Dylan de "rude" e "arrogante". A instituição posteriormente afirmou que a fala de Wästberg não a representa.

Dylan finalmente aceitou e agradeceu o Prêmio Nobel, que o deixou "sem palavras", em uma conversa por telefone com Sara Danius, secretária permanente da Academia.

Ao confirmar que não poderá ir a Estolcomo, Sara Danius informou que o encontro pessoal poderá ser no primeiro semestre do próximo ano, já que assessores do músico preveem uma ida à cidade nesse período.

Embora não seja necessário que o premiado vá à Suécia para receber o prêmio, a Academia Sueca prevê a necessidade de o ganhador dar uma plaestra para ter acesso aos cerca de US$ 900 mil (que equivalem a R$ 3,1 milhões), segundo a Agência EFE.

- Assuntos: Bob Dylan, prêmio Nobel, Prêmio Nobel de Literatura, Estolcomo, Suécia, Academia Sueca

Brexit vai para a Suprema Corte

Em momento histórico, Brexit vai para a Suprema Corte britânica

Da Agência Ansa

A decisão de que o Reino Unido deixaria o bloco europeu foi tomada em 23 de junho desse anoAgência Lusa/Direitos Reservador

Começou hoje (5), uma nova fase da batalha legal para decidir se o Brexit deve passar ou não por uma votação no Parlamento britânico para que possa ser iniciado formalmente o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Nos quatro dias de audiência da Suprema Corte britânica, que pela primeira vez reunirá seus 11 juízes, o governo da premier Theresa May tentará derrubar a decisão de que o Brexit só poderá ter um início oficial com a aprovação do Parlamento. As informações são da Agência ANSA.

O veredito do caso deve se tornar público em janeiro. No mês passado, a Suprema Corte decidiu que o governo sozinho não tem poder suficiente para invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que regula os passos que um país deve dar para deixar a UE. A decisão de que o Reino Unido deixaria o bloco europeu foi tomada em 23 de junho desse ano, por meio de um referendo histórico.

Com a vitória do Brexit, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, grande defensor da permanência do país na UE, renunciou e Theresa May assumiu o cargo garantindo que iniciaria o processo de saída do bloco assim que possível, já que este é o desejo popular. Segundo a atual premier, a invocação do artigo 50, ou seja, o início da saída do Reino Unido, seria realizada até março do ano que vem. No entanto, essa meta pode ser atrasada, caso a Suprema Corte não derrube a sua decisão de que o Brexit deve antes passar pelo Parlamento.

- Assuntos: Reino Unido, Brexit, UE, Suprema Corte britânica

Governo em estado de atenção

Ministro diz que governo está em estado de atenção e preocupação com economia

Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil Edição: Maria Claudia

Dyogo OliveiraFabio Pozzebom/Agência Brasil

O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, disse hoje (5) que o "governo está sempre em estado de atenção e preocupação” com a economia ao responder sobre a piora na projeção de instituições financeiras para a queda do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas pelo país, este ano e para 2017.

“2017 é um longo ano, ainda temos tempo para trabalhar e garantir esse crescimento. O governo está sempre em estado de atenção e preocupação com a economia. Não é o indicador de uma semana que muda a nossa situação”, afirmou o ministro, após participar da abertura da 3ª Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Informações Estatísticas, Geográficas e Ambientais, no Rio de Janeiro.

“Nós desejamos que a economia se recupere o mais rapidamente e fortemente possível. Mas é preciso que tenhamos a compreensão de que nós estamos num processo longo de deterioração da economia. Recuperar essa economia demandará esforços grandes e decisivos do governo que estão sendo feitos tanto na área fiscal quanto na área das regulamentações”, acrescentou.

Oliveira negou que esteja preparando algum pacote de medidas para acelerar a retomada econômica. “Não estamos preparando pacotes, O que temos é uma ação de governo, que já implementou várias medidas e ações e que naturalmente continuará atuando dessa maneira, trazendo propostas, alterando a legislação quando necessário, que abrem espaço para o desenvolvimento da economia”.

Entre as ações tomadas pelo governo, o ministro citou a desregulamentação no setor de petróleo para atrair investimentos, a retomada do processo de privatização de empresas deficitárias, o lançamento de programas de parceria público-privada com a concessão de diversas áreas de infraestrutura, como os editais para a concessão de quatro aeroportos.

O ministro reconheceu que o país atravessa “grandes” desafios. “O Brasil não sofre restrição de ordem externa, mas os problemas são de ordem interna. O primeiro passo é a disciplina e a transparência fiscal com elementos importantes como a PEC que limita os gastos do governo, na sequência, talvez até hoje mesmo, o início do processo da reforma da Previdência, e um processo detalhado de avaliação das despesas públicas do governo federal, com a revisão do auxílio doença”, disse, no evento.

- Assuntos: Dyogo Oliveira, governo, estado de atenção, preocupação, economia