Kennedy morria há 53 anos

História Hoje: John Kennedy morria assassinado há 53 anos
Apresentação Dilson Santa Fé


Há 53 anos foi assassinado o presidente norte-americano John Kennedy, atingido por disparos de um fuzil italiano diante de 250 mil pessoas, enquanto desfilava em carro aberto. Os vidros à prova de bala do automóvel estavam abaixados. Os tiros partiram do quinto andar de um edifício próximo. O governador do Texas também ficou ferido.

Outubro de 1963. O presidente Kennedy parecia confiante sobre as chances de reeleição e passou a tratar formalmente com seu comitê político da sua candidatura à Casa Branca. No dia 12 de novembro daquele ano, durante a primeira reunião mais importante de planejamento da campanha, JFK ressaltou a importância de vencer na Flórida e no Texas e precisava visitar os dois estados nas semanas seguintes. Nove dias depois John Kennedy e a primeira-dama embarcaram no Air Force One para visitar cinco cidades do Texas.

Uma multidão entusiasmada lotou as ruas de Dallas, no Texas, Estados Unidos para saudar o presidente Kennedy, que desfilava numa limOusine aberta. Assim que a comitiva virou na rua principal por volta de meio dia e meia, tiros reverberaram na praça. Foram três disparos. O primeiro atingiu Kennedy na nuca, atravessou o pescoço e atingiu o governador Connally. O segundo falhou. O motorista não notou a gravidade da situação e não houve tempo para que o agente do serviço secreto projetasse o corpo sobre o do presidente ferido. Um terceiro tiro explodiu a cabeça de John Kennedy.

Enquanto isso, no Parkland Memorial Hospital, a uns seis quilômetros de distância, a equipe médica aguardava a chegada da comitiva, depois de receber um comunicado da polícia local. Não havia muito a fazer. Os olhos do presidente ainda estavam abertos, mas as pupilas já não reagiam à luz. Às 13 horas, John Fitzgerald Kennedy, o 35º presidente dos Estados Unidos da América, foi declarado oficialmente morto.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Ouça na RÁDIO CABRIOLA