Incêndio nos EUA

Incêndio avança nos EUA e obriga centenas de famílias a deixarem suas casas
José Romildo – Correspondente da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

Corpo de Bombeiros de Santa Bárbara, Califórnia/Divulgação
O clima quente e seco está provocando incêndio em três estados dos Unidos Unidos – Califórnia, Arizona e Novo México – obrigando milhares de pessoas a adotar medidas de proteção. Centenas de famílias estão abandonando suas residências e mudando temporariamente para outras cidades...




Em Santa Barbara, na Califórnia, o incêndio está se espalhando na floresta Los Padres. Equipes de socorro estão construindo trilhas para tentar conter o avanço do fogo.

Por causa de uma combinação de ventos fortes, clima seco e alta temperatura, o fogo está se espalhando em direção à rodovia 101, uma importante via local. Para evitar riscos, a patrulha rodoviária da Califórnia fechou uma parte da estrada.

Cerca de 800 combatentes do Corpo de Bombeiros tentam conter o incêndio, que ocorre em área íngreme. O terreno acidentado dificulta o trabalho dos bombeiros. Cerca de 140 casas da região estão sob o risco de serem atingidas pelo fogo.

Corpo de Bombeiros de Santa Bárbara, Califórnia/Divulgação
No Novo México, dezenas de casas foram danificadas ou destruídas pelo incêndio nas montanhas do estado. Os bombeiros tentam conter o avanço do fogo, mas encontram dificuldades devido ao tamanho da área atingida: 65 quilômetros quadrados. Dezenas de famílias tiveram que se mudar da região.

Em Albuquerque, principal cidade do Novo México, uma nuvem espessa e cinzenta pode ser vista pelos moradores e é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

No Arizona, estado localizado na região sudoeste dos Estados Unidos, mais de 31 quilômetros quadrados de florestas já foram devastados pelo incêndio, que também obrigou centenas de famílias a se deslocar para outras áreas. Graças à abertura de clareiras na floresta, o incêndio está parcialmente contido.