Ameaça de bomba

Ameaça de bomba no Ministério da Agricultura foi alarme falso, segundo Bope
Brasília - Esquadrão antibomba no Ministério da Agricultura. Funcionários foram evacuados do edifício, após uma ameaça de bomba que se revelou falsa Elza Fiuza/Agência Brasil
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Policia Militar do Distrito Federal informou que a ameaça de bomba que resultou na evacuação do Ministério da Agricultura e Abastecimento foi alarme falso. A ameaça de que haveria duas bombas no local foi feita na manhã de hoje (4), por telefone, às 8h, em ligação atendida por uma funcionária do setor de segurança.

Como medida de segurança, o prédio e o anexo do ministério, na região central de Brasília, foram evacuados a partir das 8h40. Por volta das 11h30, foi autorizado o retorno dos servidores. De acordo com o Bope, cerca de 450 pessoas deixaram os dois prédios para uma averiguação que contou com a ajuda do Corpo de Bombeiros e da Polícia Federal.

A atual situação política do país e o fato de o Ministério da Agricultura ser chefiado pela ministra pemedebista Kátia Abreu – que, contrariando decisão nacional do partido, se manteve no cargo – foram levados em considerações pelos policiais, no sentido de buscar a dimensão do risco que a ameaça representava. “Temos de nos ater a tudo. Assim sendo, o contexto político ajuda a indicar o grau de risco para termos um retrato mais preciso da situação”, disse o cabo Itamar, em nome do comando do Bope que fez a averiguação do local.

Segundo o Bope, a ameaça foi feita de forma genérica, sem descrever ou indicar o local onde o artefato estaria, o que também foi levado em consideração pelos policiais para o planejamento da operação. “Apesar de a pessoa que fez a ameaça não ter demonstrado intimidade com as instalações dos prédios, nossas suspeitas em relação a se tratar de um alarme falso ficaram maiores, o que não altera em nada os procedimentos a serem adotados”, disse Itamar.

Entre os locais averiguados estavam as portarias dos dois prédios, as áreas de maior circulação e os gabinetes de secretários e da ministra Kátia Abreu, que no momento da evacuação encontrava-se no Palácio do Planalto, onde participava do lançamento do Plano Agropecuário.

Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger