Varizes: saiba o que é mito e o que é verdade

POR NOTÍCIAS AO MINUTO


   Trata-se de um problema bastante comum e temido pelas pessoas



As varizes podem aparecer em qualquer fase da vida - da adolescência à terceira idade. A incidência geralmente indica que há risco de problemas circulatórios mais profundos.


A revista Claudia falou com o cirurgião vascular Dr. Fernando Bacalhau, que revela os mitos e verdades sobre este problema de beleza e saúde.

Os saltos altos provocam varizes: Mito. O especialista destaca que as pessoas que não usam saltos altos também têm varizes e que, aliás, são os sapatos rasos o maior causador de varizes.

As meias de descanso evitam o aparecimento de varizes: Verdade. De acordo com o Dr. Fernando, as meias elásticas ou de descanso contribuem em 20% para o regresso do sangue ao coração e estimula a circulação.

Contraceptivo hormonal aumenta a probabilidade de surgirem varizes: Verdade. Estes hormônios artificiais enfraquecem as paredes das veias, podendo levar ao aparecimento das varizes. A incidência deste problema também aumenta com o tabagismo, comenta o médico.

A depilação com cera quente provoca varizes: Verdade. Apesar de o efeito ser ligeiro, nas pessoas que já têm tendência para desenvolver varizes, pode enfraquecer as paredes capilares.

Passar muito tempo sentado ou de pé provoca varizes: Verdade. Passar muitas horas na mesma postura estimula o inchaço e o aparecimento das varizes.

As varizes são mais frequentes na gravidez: Verdade. Durante a gravidez, o fluxo sanguíneo da mulher aumenta em 50%, estimulando e levando à sobrecarga venosa.