Uso de canábis reduz dopamina

Consumo de canábis reduz liberação de dopamina

Uso regular de droga tem sido associado a vários danos cerebrais - foto: iStock
A dependência de drogas traz consequências para a saúde que vão muito além das problemas. O cérebro é também prejudicado e um recente estudo vem agora relacionar o consumo regular de canábis com uma menor liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e recompensa, mas também pelo humor, aprendizagem, sono, atenção, comportamento e cognição.

Segundo um estudo da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, o consumo de grande quantidade de canábis tem o mesmo efeito no cérebro que o consumo de cocaína e heroína, duas drogas mais agressivas e nocivas.

Para o estudo – publicado na Molecular Psychiatry –, os pesquisadores convidaram 23 adultos com idade entre 24 e 40 anos, sendo que 11 fumavam canábis diariamente e não tinham qualquer problema mental. Os restantes 12 participantes não tinham qualquer contato com a droga e eram saudáveis, segundo informa o site da Nature.

Numa primeira fase, nenhum dos participantes fumou canábis durante alguns dias. O objetivo era ‘limpar’ o organismo para que se desse início à segunda fase do teste, em que os 23 elementos receberam uma dose de anfetaminas todos os dias.

No final desta experiência, os cientistas norte-americanos submeteram os participantes a uma tomografia cerebral onde foi possível ver que os participantes que fumavam diariamente canábis tinham uma menor libertação de dopamina em várias partes do cérebro.