Últimas Notícias-22.04.16/12h



Coreia do Norte acusa EUA de ameaça nuclear
O chanceler norte-coreano, Ri Su-Yong, disse nesta quinta-feira (22) que a capital da Coreia do Norte, Pyongyang, fez tudo o possível para resolver o problema nuclear por meio do diálogo, mas as tentativas fracassaram devido à posição de Washington. Segundo o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, os EUA conduzem uma política agressiva contra o país, que viola as normas internacionais e a Carta da ONU.

"Os Estados Unidos chamam o Conselho de Segurança da ONU a introduzir sanções contra a Coreia do Norte, acusando-nos injustamente de sermos 'uma ameaça' à paz e à segurança mundial. Esta própria declaração já é uma violação das normas internacionais e da Carta das Nações Unidas e constitui para nós um novo desafio de implementação das metas de desenvolvimento sustentável", disse o ministro.

Da Sputnik Edição: Graça Adjuto
-----------------------------------
Profissionais têm até hoje para se inscrever no Programa Mais Médicos

Hoje (22) é o último dia para profissionais com registro nos conselhos regionais de Medicina brasileiros concorrerem a cerca de 1.400 vagas no mais recente edital de reposição do Mais Médicos. As inscrições devem ser feitas pelo sistema do programa na internet.

Segundo o Ministério da Saúde, os candidatos poderão saber o resultado no dia 26 de abril. Nos dias 27 e 28 de abril, os médicos poderão escolher quatro opções de município onde desejam trabalhar. A previsão é de que eles comecem a atuar no dia 16 de maio.

No momento da seleção, os  candidatos deverão escolher entre o direito de concorrer à pontuação adicional de 10% nas provas de residência ou permanecer no município por até três anos. Os profissionais disputam somente com aqueles que optarem pelas mesmas cidades.

De acordo com o ministério, o número exato de vagas para reposição só será definido após a renovação da adesão dos municípios com vagas ociosas e a confirmação dessas vagas pelas prefeituras. A lista completa de vagas disponíveis será divulgada no dia 26 de abril.

Caso as vagas não sejam preenchidas na chamada de médicos brasileiros com registro no país, serão abertas inscrições para profissionais brasileiros que se formaram no exterior.

Aline Leal - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

---------------------------------------------------------------------
Terremoto atinge Antofagasta, no Chile
Um terremoto de magnitude 5,2 graus na escala de Richter atingiu ontem (21) Antofagasta, no norte do Chile, sem provocar danos e vítimas, informou o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile. O tremor localizou-se a 77 quilômetros a noroeste de San Pedro de Atacama.

Segundo o instituto sismológico, nas últimas 24 horas houve 12 tremores com magnitudes entre 2,5 e 04 na escala de Richter. O Chile é considerado uma dos países com mais atividade sísmica do mundo.

Da Agência Lusa Edição: Kleber Sampaio




Professor é condenado a 508 anos de prisão por abusar de alunos na Turquia
Um professor turco de 54 anos foi condenado a 508 anos de prisão por ter abusado sexualmente de dez alunos a quem dava aulas particulares, informou ontem (21) o jornal Milliyet.

O professor Muharrem B. foi condenado depois de um tribunal ter considerado que ficou provado que cometeu abusos sexuais, com privação de liberdade e danos físicos a dez alunos, cujas idades não foram reveladas.

As vítimas tinham aulas com o acusado no âmbito da fundação religiosa Ensar e a associação de antigos alunos dos colégios religiosos Kaimder, que serviram de acusação no processo. Deputados da oposição turca criticaram a posição da fundação e da associação, considerando que também deveriam ter sido investigadas.


Da Agência Lusa
-----------------------------------------------

Síria recebe o maior comboio de ajuda humanitária desde o início da guerra
O maior comboio de ajuda humanitária enviado para a Síria desde o início da guerra civil, em 2011, chegou hoje (21) a Rastane, cidade rebelde cercada pelas forças governamentais, segundo informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Organizado pela Cruz Vermelha Internacional e pelo Crescente Vermelho, o comboio, composto por 65 veículos, levou kits de alimentos, medicamentos e equipamentos médicos.

Rastane, onde estão cerca de 120 mil pessoas, está situada no centro da Síria e sitiada pelas forças governamentais desde 2012. A última vez que a cidade recebeu ajuda humanitária foi em 2012.

“Este foi o maior comboio humanitário que organizamos até agora para a Síria”, disse, em Damasco, Pawel Krysiek, porta-voz da Cruz Vermelha Internacional. O mediador da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Staffan de Mistura, disse hoje que houve um progresso “modesto, mas real” na entrega de ajuda humanitária.

Segundo Staffan, mais de 560 mil pessoas presas em áreas sitiadas ou remotas receberam ajuda desde o início do ano, incluindo mais de 100 mil nas últimas duas semanas.

Da Agência Lusa