SP revê obra de Tim Burton

Com animações, terror e aventura, São Paulo revê obra de Tim Burton

Os fantasmas se divertem / divulgação
Conhecido pelos cenários sombrios e histórias fantásticas, o cineasta norte-americano Tim Burton terá parte da obra exibida no Museu da Imagem e do Som, que fica na zona oeste da capital paulista.

O primeiro filme, A Noiva Cadáver, poderá ser visto às 19h de hoje (21). A animação começa quando um jovem burguês da era vitoriana se casa, por engano, com uma moça morta. A partir daí o rapaz transita entre o mundo dos vivos e dos mortos.

As exibições complementam a exposição sobre o diretor em cartaz no museu. A retrospectiva foi montada originalmente pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Após uma primeira turnê, foram adicionados 150 intens.

Estão expostas em São Paulo cerca de 500 peças, entre obras de arte, esboços, pinturas, storyboards e bonecos. A exposição começou em fevereiro e vai até 15 de maio.

“A gente também achou que seria mais legal fazer isso com a exposição em cartaz, porque, assim, as pessoas poderiam ter vindo na exposição e ter ficado com vontade de rever os filmes”, destacou o curador do museu, André Sturm. Ao todo, serão 10 filmes que poderão ser vistos até domingo (24).
Edward mãos de tesoura / Divulgação
“São filmes que a gente considera mais emblemáticos das diversas facetas do Tim Burton”, acrescentou o curador sobre a escolha das obras. Estão presentes títulos como Os Fantasmas se divertem (1988) e Edward mão de tesoura (1990).

Podem ser vistas também as duas adaptações dos quadrinhos de Batman para o cinema feitos pelo diretor. Além da animação O estranho mundo de Jack, em que Burton atuou como produtor e corroterista.

Em Sweeney Todd, outro filme da mostra, predomina a atmosfera sinistra. O musical mescla terror e suspense para contar a história da vingança de um barbeiro que, após sofrer uma injustiça, age contra os lhe fizeram mal no passado. A história, que se passa em Londres, no século 19, mistura temas macabros, com momentos cômicos.

Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura