Sete erros que comete pela manhã que afetam o corpo e o seu dia

POR NOTÍCIAS AO MINUTO



Os primeiros momentos da manhã são cruciais para o resto do dia. A forma como os passamos podem ditar se passamos o dia esgotados ou tranquilos.
 

Cada pessoa tem uma rotina matinal diferente. Mas, sem se dar conta pode estar cometendo erros que o deixam mais cansado, menos produtivo e mais estressado do que o necessário.


Vários especialistas contaram ao Business Insider os erros mais comuns cometidos logo nas primeiras horas do dia e que têm um grande impacto no corpo e no resto do dia.

1. Adiar o alarme. Esta dinâmica de adiar paulatinamente o despertador, além de o obrigar a fazer tudo correndo quando finalmente se levanta, faz com que se sinta mais cansado. Adiar o alarme 10 minutos faz com que inicie um ciclo de sono que termina abruptamente ao fim desses minutos, quando o relógio toca novamente. Esta montanha-russa do sono vai deixá-lo atordoado nas próximas horas, destaca o professor Timothy Morgenthaler.

2. Ir ao e-mail. Para quê começar o dia com estresse e pressão para ver o e-mail? Certamente são coisas que podem esperar uma hora até fazer as suas coisas com calma e chegar ao trabalho.

3. Não se esticar. Especialmente nas noites mais frias, é normal que acorde todo ‘enrolado’. A psicóloga Amy Cuddy diz que é essencial que se espreguice e se estique ao acordar, para ter mais alegria e energia e ‘afastar’ o estresse.

4. Não arrumar a cama. O professor Charles Duhigg destaca que fazer a cama pela manhã está associado a uma maior produtividade ao longo do dia.

5. Beber café. O café é um bom estimulante mas é preferível esperar mais umas horas para o tomar e não logo ao acordar. Isto porque é de manhã que os níveis de cortisol (hormônio do estresse) estão mais altos e uma vez que a cafeína ainda vai aumentar mais esses níveis, não vale a pena beber logo.

6. Acordar com pouca luz. Pode apreciar uma transição mais suave da penumbra da noite de sono para as primeiras horas da manhã mas, o organismo tem um relógio interno que é sensível à luz e por isso se abrir bem as persianas pela manhã vai ser mais fácil despertar.

7. Não seguir rotinas. Cada um faz o que quer, mas é importante seguir sempre a mesma rotina pela manhã. As rotinas ajudam a fazer as coisas sem ter de pensar, algo muito útil pela manhã, quando ainda está com sono.