Mesmo fora do Planalto, Dilma pode continuar na residência oficial

POR NOTÍCIAS AO MINUTO



O salário da presidente será reduzido pela metade, caso o processo de impeachment seja aprovado pela Senado

 
Caso a presidente Dilma Rousseff seja afastada do cargo devido ao processo de impeachment, ela não será obrigada a desocupar o Palácio da Alvorada.

Segundo informações do Blog do Fernando Rodrigues, do UOL, a presidente apenas terá que deixar o gabinete presidencial no 3º andar do Palácio do Planalto.

Se o pedido de impeachment for aprovado pela Senado, a presidente é automaticamente afastada por até 180 dias. A publicação explica que a medida não significa perda de mandato, apenas distanciamento de exercício do poder enquanto o Senado julga o processo.

Passados seis meses (ou antes), a depender do resultado da análise dos senadores, Dila volta ao cargo ou será definitivamente cassada.

Dilma poderá usar as residências funcionais, como a Granja do Torto e o Palácio da Alvorada até ser julgada.

A reportagem esclarece que, nesse período de espera pela decisão do Senado, a presidente terá o salário reduzido. Segundo dados do Portal da Transparência do governo federal, Dilma recebe hoje R$ 30.934. Em caso de impeachment, o valor cai para R$ 15.467.

O vice Michel Temer deverá continuar morando no Palácio do Jaburu. Mas migrará do anexo 2 do Palácio do Planalto, onde está seu gabinete, para o 3º andar.

O blog refere ainda que, caso haja instauração do processo de impeachment, Temer continuará morando no Palácio do Jaburu pelo menos até a definição do julgamento.