Importância dos Fermentados

Alimentos fermentados são importantes na dieta; descubra!

São aliados da boa saúde e devem constar no menu diário
Alimentos fermentados são aqueles que foram obtidos mediante a ação de bactérias ou fungos no alimento original. O alimento fermentado “adquire um sabor, uma textura e uma estabilidade diferente do alimento original, e na sua maioria têm um sabor mais amargo ou ácido, mas nem por isso têm um sabor menos apreciado”. A explicação é dada pelo site Esmeralda Azul, especializado em Medicina Geral Integrativa.

Este tipo de alimento é comum na alimentação diária e os seus benefícios vão desde a digestão – “as proteínas complexas, amidos e gorduras são degradadas em componentes mais simples, e algumas moléculas são alteradas tornando-se mais comestíveis” – passando pela composição nutricional – têm “níveis aumentados de determinadas vitaminas, nomeadamente vitaminas do complexo B” – e a maior validade – o “período de validade muito mais alargado que o alimento original”.

Segundo o Instituto Macrobiótico de Portugal, na Europa, os alimentos fermentados mais utilizados são “os pickles, as azeitonas, o chucrute, o iogurte (nos países de Norte) e também pequenas quantidades de bebidas alcoólicas como cerveja e vinho processados de forma natural”. Mas existem outros que, embora sejam mais comuns no Oriente, começaram a ganhar espaço na alimentação, como é o caso do “Miso (pasta de soja), Shoyu (molho de soja), Umeboshi (pickle de ameixa), Tempeh (produto fermentado a partir da soja, alimento tradicional da Indonésia), Saké (vinho de arroz)”.

Todos estes alimentos fermentados exercem uma ação benéfica na digestão, uma vez que fornecem enzimas e vitaminas que “ajudam a assimilarmos melhor os alimentos” e possuem “bactérias que ajudam a repovoar a flora intestinal”. Diz ainda o organismo que os alimentos fermentados “produzem moléculas de assimilação fácil”.

A revista Time vai mais longe e acrescenta a esta lista outros alimentos fermentados que devem ser incluídos na alimentação. É o caso do kefir, do leite fermentado, do Natto, do Kombucha (bebida fermentada à base de chá preto) e dos vegetais em conserva.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO