Criatura marinha de 430 milhões de anos é descoberta por cientistas

POR NOTÍCIAS AO MINUTO



A criatura tinha muitas pernas, um olho, um centímetro de comprimento e não parece ter relação com qualquer espécie viva que conheçamos

Cientistas descobriram o fóssil de uma criatura marinha de 430 milhões de anos que aparentemente arrastava seus descendentes por espécies de cordões, como se fossem pipas.

Por causa desse hábito inusitado nunca antes visto no reino animal, ela foi apelidada de "caçador de pipas", segundo o G1.

Possivelmente, o animal amarrava dez cápsulas à sua volta e, nesses compartimentos, ficavam contidos os seus filhotes em diferentes fases de desenvolvimento.

Reportado na revista científica PNAS, a criatura tinha muitas pernas, um olho, um centímetro de comprimento e não parece ter relação com qualquer espécie viva que conheçamos.

“É o que chamamos de ser de linhagem única. Ela pertence a um grupo que deve ter evoluído e se diversificado antes de chegar aos grupos que conhecemos hoje”, disse à BBC News David Legg, paleontólogo do Museu de História Natural da Universidade de Oxford.

Legg informou que, embora tivesse o corpo segmentado e o exoesqueleto de um artrópode, foi difícil determinar exatamente a posição dessa pequena fera na escala evolucionária.

“Normalmente, você observa um animal em particular e diz que ele pertence a esse ou aquele grupo. Com esse, não tínhamos ideia”.

O fóssil foi encontrado em um sítio em Herefordshire antes de ser levado a Oxford e computadorizado. O processo teve de analisar a espécime, parte por parte, e fotografar cada uma dessas seções para, depois, reconstruí-la em 3D.

A análise sugeriu que a criatura era de uma classe de artrópodes que compõe o subfilo dos insetos, crustáceos e centípedes, porém, ele não é um ancestral direto desses animais.

“Não sabemos nada hoje sobre como ele arrasta os filhotes pelos cordões do seu corpo”, diz o coautor do estudo Derek Briggs, da universidade de Yale, nos Estados Unidos.