HuffPost Brasil | De Amauri Terto
Cantora. Ativista. Sobrevivente. Lenda.
Esses são os adjetivos em destaque no primeiro cartaz de Nina, cinebiografia da cantora Nina Simone, divulgado pela Entertainment Weekly.
A atriz Zoe Saldana é quem vai dar vida na telona à cantora e pianista que se tornou um dos ícones do movimento negro pelos direitos civis nos EUA.
Além de Zoe, o elenco traz também o ator David Oyelowo. Ele viverá Clifton Henderson, assistente de Nina que se tornou empresário da cantora.
Polêmica
Escalada também para os blockbusters Guardiões da Galáxia 2 e Star Trek: Sem Fronteiras, a atriz enfrentou a reprovação de diversos blogueiros e formadores de opinião na web assim que foi escolhida para o papel.
Especulou-se que a decisão de tê-la como protagonista está diretamente ligada não ao seu talento e sim ao tom de sua pele - mais claro que o de Nina Simone e, por isso, mais aceitável para um filme de Hollywood.
A polêmica rendeu até um petição online.
Dirigido à Cynthia Mort, roteirista e diretora do filme, e Jimmy Iovine, o produtor executivo, o documento pedia que substituíssem “Zoe Saldana por uma atriz que se pareça realmente com Nina Simone."
Nina deve chegar aos cinemas norte-americanos no dia 22 de abril. Ainda não há previsão de estreia nas salas brasileiras.
Mais Nina
O longa chega às telonas um ano após o elogiado documentário What Happened, Miss Simone?, que também aborda vida cheia de altos e baixos da lendária cantora.
Produção original da Netflix, disponível no serviço de streaming, o filme foi um dos indicados ao Oscar 2016.
