Para receber cônjuges irregulares, Papa Francisco muda protocolo

POR NOTÍCIAS AO MINUTO




O primeiro líder político a ser recebido pelo pontífice sob o novo protocolo foi Mauricio Macri, Presidente da Argentina e apenas em união estável


 


Após pedido do papa Francisco, o Vaticano modificou o seu protocolo para reuniões com chefes de Estado e do Governo. A mudança histórica é em função dos matrimônios irregulares ou não-reconhecidos pela Igreja Católica.


De acordo com o Jornal do Brasil, pelo protocolo antigo, os  cônjuges que não eram oficialmente casados ficavam em uma sala separada durante as audiências das autoridades com o pontífice. Somente depois que o Papa os cumprimentava.

Com a mudança, os cônjuges participarão de toda a audiência permanecendo na mesma sala que a sua santidade, além de aparecerem na foto oficial.

Tal alteração já está em vigor e será validada por todos os encontros do Papa com líderes políticos em exercício. Quem experimentou o novo protocolo foi o presidente da Argentina, Mauricio Macri, recebido no Vaticano no sábado (27). O líder argentino tem uma união estável apenas no regime civil com Juliana Awada, sua terceira mulher.

Foi a primeira vez na história que o Vaticano permitiu que um casal sem matrimônio perante a Igreja Católica se reunisse na mesma sala com o Papa em uma audiência oficial. A troca no protocolo foi causada há mais de dois anos, quando Francisco se reuniu com um líder latino-americano casado apenas no civil.

"Integrar na vida da Igreja as famílias feridas, as famílias de divorciados", disse o Papa na sua viagem de volta do Mécido, no dia 17 de fevereiro.