Mulher 'é a desgraça do homem', diz vereador gaúcho como 'homenagem' ao Dia Internacional da Mulher (VÍDEO)

HuffPost Brasil




Dilceu Medeiros Lopes, do PDT. Talvez você não tenha ouvido falar nele, mas 628 pessoas o conhecem a ponto de elegê-lo para a Câmara dos Vereadores de Capão da Canoa, no litoral do Rio Grande do Sul. O parlamentar agora se tornou notícia fora do território gaúcho por exalar um discurso altamente machista na última segunda-feira (7).

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, Lopes resolveu usar o seu tempo na tribuna (a partir de 1h32min do vídeo acima) para ‘homenagear’, de uma “forma bem elegante” – como o mesmo definiu o seu discurso, as mulheres. A seguir, eis alguns trechos do que o vereador proferiu, sem nenhum constrangimento:

“De onde que a mulher foi feita? (Da costela de Adão, alguém responde ao fundo). É... e quer ser igual ao homem. Quer reivindicar o direito porque tem a costela do homem, bota humildade no couro”.
“Outra coisa, foi a desgraça do homem. E não satisfeita com isso, carregou a desgraça para o mundo todo. Não satisfeita, tentou a vida do Adão, terminou com a vida dele”.
“Vem cheia de glória, empurra o homem, que faz de toda coisa... mas para onde empurrou o homem? Não disse pra onde. Usa sempre as meias-verdades para dizer que empurra o homem”.
Inacreditável, não? Em seguida, o vereador emendou um “deixando as brincadeiras a parte” para, ao que parecia, começar a falar sério. Mas o que veio em seguida, bem...

“Acho que as mulheres tem uma grande conquista, mas houve uma época na história em que elas sempre, com uma petulância muito grande, que tinha a era do matriarcado... chegaram a ter a petulância de dizer que tinha ligação direta com Deus, que só elas tinham direito de criar. Até que o coitado do homem caiu em si que tinha direito à criação também (...), vou assumir uma parte disso. Aí passou a ter o patriarcado, aí ele passou a exigir a participação dele, e terminou com o matriarcado, e agora parece que estão se achando agora”.
E ele assim concluiu o seu discurso:

“Dessa forma, de uma forma bem elegante, parabenizar pelo Dia Internacional da Mulher, que foi uma conquista de uma época bem difícil, todos nós sabemos. E merecidamente”.
Procurado, o vereador não foi localizado. Lopes está em seu quinto mandato e é médico por formação. Na página da Câmara de Capão da Canoa, o parlamentar é descrito como “um homem muito correto em suas atitudes sabe o que quer e sempre procura fazer da maneira certa”.

“Honesto trabalhador e sempre lutando pela comunidade carente. Como político sempre militou em um só partido guiado pelo exemplo de honestidade e firmeza de um grande homem que foi Sr. Leonel Brizola”, completa a descrição.

Segundo o G1, nas redes sociais a fala do parlamentar foi amplamente repudiada. “Vergonha alheia, o Ministério Público precisa tomar uma providência com relação a ofensas proferidas às mulheres... A tribuna da Câmara de Vereadores não é o púlpito de uma igreja e nem uma mesa de bar”, diz um dos comentários.