Lava Jato: PT reage às buscas contra Lula e convoca militância por 'preso político'; ONU classifica situação como 'dramática'

HuffPost Brasil





O Partido dos Trabalhadores (PT) usou as suas redes sociais para reagir à 24ª fase da Operação Lava Jato, intitulada Aletheia (“verdade” em grego) e que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como alvo central. O petista foi levado coercitivamente pela Polícia Federal (PF) para depor em São Paulo, no que o PT classificou como “prisão política”.

“#LulaPresoPolítico. Não podemos deixar barato. Precisamos todos reagir. Agora!”, informou o PT no perfil @ptbrasil. A postagem acabou apagada minutos depois.

A ação da PF, a pedido do MPF, praticamente dominava os assuntos comentados do Twitter, com três posts entre os dez mais citados. Além da hashtag #Aletheia liderando, outras citações como Instituto Lula e Condução Coercitiva também estavam entre os mais comentados. O PT orientou a militância a usar as hashtags #SomosTodosLula e #PovoComLula.

No Facebook, a convocação contra o "espetáculo midiático" foi feita por um vídeo do presidente do partido, Rui Falcão.


Há o temor de que a convocação da militância inflame ainda mais os ânimos e leve a novos episódios de violência, como os já registrados na manhã desta sexta-feira em frente ao Instituto Lula, na zona sul da capital paulista.

Justiça: Lula teria recebido dinheiro da Petrobras

A força-tarefa da Operação Lava Jato, que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alvo central da Operação Aletheia, 24ª fase, para depor coercitivamente na manhã desta sexta-feira, diz ter "evidências" de que ele recebeu valores desviados da Petrobras.


"Há evidências de que o ex-presidente Lula recebeu valores oriundos do esquema Petrobras por meio da destinação e reforma de um apartamento tríplex e de um sítio em Atibaia (SP), da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora. Também são apurados pagamentos ao ex-presidente, feitos por empresas investigadas na Lava Jato, a título de supostas doações e palestras", informa a força-tarefa da Lava Jato.

Seriam pelo menos R$ 4,5 milhões em lavagem por meio do Sítio Santa Bárbara em Atibaia e por meio do tríplex no Guarujá (SP), localizados no Estado de São Paulo.

“Dramático”, classifica a ONU

O porta-voz da ONU para Direitos Humanos, Rupert Colville, classificou a notícia da operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como “dramática”. Apesar da avaliação, ele se recusou a fazer qualquer tipo de comentário sobre o fato.

Entre os diferentes temas de interesse de seu departamento está o impacto da corrupção nos direitos humanos.
A 24ª fase da Operação Lava Jato já repercute pelo mundo. Na BBC, a notícia já é a manchete da rede britânica, superando o noticiário sobre as eleições americanas ou crise de refugiados na Europa. Em diversos outros sites, a notícia também é de grande destaque.

Com apoio na Europa por anos, Lula percorreu diversos países do Velho Continente recebendo prêmios de governos locais e instituições. No Fórum Econômico Mundial, por exemplo, ele foi anunciado como Estadista do Ano em 2012.

(Com Estadão Conteúdo)