As soluções para os principais 'males' dos pés

POR NOTÍCIAS AO MINUTO


A culpa nem sempre é apenas do calçado, os cuidados que se têm com os pés podem dizer muito sobre o bem-estar



Na hora de procurar o bem-estar e o conforto, há uma parte do corpo que tem que estar quase sempre no centro das atenções: os pés.

As dores nos pés podem incomodar e interferir na qualidade de vida das pessoas. Os sapatos são muitas vezes apontados como os principais culpados deste desconforto, mas estão longe de serem os únicos.

Os cuidados que se têm com os pés também podem revelar muito sobre o bem-estar de uma pessoa. Mas existem outros fatores que podem ter ‘algo a dizer’, é o caso dos joanetes, das unhas, das tendinites e das cãibras. E o El País ajuda a solucioná-los.

Fascite plantar – quando as pessoas andam e correm muito ou ficam muitas horas de pé, a planta do pé acaba por ficar dolorida, podendo ocorrer uma inflamação do tecido, condição chamada fascite plantar. Se for detectada logo, este problema pode ser tratado (ou pelo menos atenuado) com massagens caseiras feitas com uma garrafa de água congelada, sugere o podólogo Esteban Rodriguez.

Unhas encravadas – assim que a ponta de uma unha cresce para dentro da pele, vira uma unha encravada, condição altamente desconfortável e que facilmente infecciona. A melhor forma de evitar que uma unha encrave é não cortar as unhas muito rente e “fazê-lo unicamente em linha reta”.

Joanetes – se pensa que esta é uma condição única das pessoas mais velhas, está enganado. Ter o segundo dedo do pé mais longo que o primeiro é um dos fatores do aparecimento de joanetes, mas este problema pode ainda ocorrer com o uso de sapatos inadequados. A prevenção começa no uso de um calçado “amplo e confortável, sem costuras na região do osso”, lê-se na publicação, que destaca ainda a importância de não escolher meias que não tenham costuras na zona da joanete, de forma a não agravar ainda mais a pressão feita.

Tendinite do tendão de Aquiles – a inflamação dos tendões pode ocorrer em qualquer pessoa e a qualquer momento, sendo mais propício naquelas que correm e caminham com muita frequência. Analisar o andar e o impacto do pé no chão e respeitar o repouso nos primeiros sinais são as melhores formas de controlar e prevenir a situação.