Angelina Jolie: 'Não podemos gerenciar o mundo com ajuda humanitária em vez de diplomacia'

HuffPost Brasil



Enviada especial da agência de refugiados da ONU, Angelina Jolie visitou, nesta terça-feira (15) um campo de refugiados no Vale de Beeka, no Líbano.

Durante discurso, ela pediu que a comunidade internacional combata as causas da crise global de refugiados.

"Nós não podemos gerenciar o mundo por meio da ajuda humanitária no lugar da diplomacia e de soluções políticas", criticou Jolie, que disse ainda que liderança "ao meu ver, é fazer mais do que simplesmente proteger fronteiras", mas sim tomar decisões que garantam que a crise de refugiados não vá se agravar ainda mais.
Centenas de milhares de sírios fugiram de seu país natal para Beeka. Atualmente, o Líbano tem uma população de cerca de 1 milhão de refugiados, cerca de um quarto dos que vivem no país.

"Vocês estão mandando para o mundo um exemplo de generosidade, humanidade, resiliência e solidariedade", disse ela, que em nome da ONU, agradeceu aos libaneses.

Sobre o fim da Guerra na Síria, que completa cinco anos, ela disse que é "trágico e vergonhoso que estejamos tão longe desse ponto".

De acordo com a ONU, há mais deslocados por conta de conflitos hoje do que durante a 2ª Guerra Mundial.

"Nós estamos em um momento de extrema dificuldade, em que as consequências da crise de refugiados parecem estar superando a nossa capacidade e até mesmo nossa coragem de reagir a isso", falou Jolie.