‘Somos protagonistas do que o Brasil é hoje; somos todos perdedores', diz presidente do Bradesco

Agência Brasil, com HuffPost Brasil




O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, disse nesta quinta-feira (28) que todos perdem com a crise e que o Brasil poderá ser novamente um país vencedor.

"Cada um de nos é protagonista do que o Brasil é hoje, no sentido de que todos têm parcela de responsabilidade. Todos somos perdedores, pois na recessão todo mundo perde", afirmou.
Apesar da crise, o Bradesco anunciou nesta quinta-feira lucro de mais de R$ 4 bilhões no último trimestre de 2015 - um crescimento de 9% comparado ao mesmo período do ano anterior. Em todo 2015 a instituição financeira cresceu 16,4%, com lucro total de R$ 17,873 bilhões.

LEIA MAIS: Com demissões, juros altos e mais taxas, bancos têm lucros recordes em ano de crise
Trabuco, no entanto, disse acreditar que muitas coisas boas estão aí para dar início a esta retomada.

"Por exemplo, a convicção de que a base constituída pelas metas de inflação, câmbio, responsabilidade fiscal, são os pilares necessários para gerar o crescimento posterior. Para a retomada do caminho futuro, é preciso acabar com a crença de que é possível de forma permanente dirigir um carro que avança na noite com os faróis voltados à ré. Precisamos avançar."
Conselhão

Para o presidente do Bradesco, os membros do Conselhão podem apresentar ao governo sugestões para o País “sair do imobilismo”.

Eles devem encontrar ideias “compatíveis que resultem em ações compartilhadas”. No entanto, as ações para a recuperação da economia não podem repetir medidas anteriores, na avaliação do executivo.

Chamado de Conselhão, o colegiado atua no assessoramento da Presidência da República e é formado por ministros, empresários e representantes da sociedade civil.

Depois de um ano e meio sem reuniões, o Conselhão foi retomado nesta quinta-feira. A intenção do governo é ouvir representantes da sociedade civil e do empresariado sobre medidas econômicas que pretende adotar nos próximos meses. Além do presidente do Bradesco, mais sete conselheiros e cinco ministros farão intervenções. A presidenta Dilma Rousseff vai discursar no fim da reunião.

“Provavelmente, cada um de nos tem uma pauta de como sair do imobilismo. Acredito que entre as pautas de cada um, certamente haverá pontos, detalhes, intenções que nos unem para a construção de uma pauta de convergência", destacou Trabuco.

Ao dar posse aos conselheiros, o chefe da Casa Civil, ministro Jaques Wagner, disse que as democracias mais maduras têm conselhos desse porte.