Polícia descarta terrorismo no ataque a militares franceses

Da Agência Lusa Edição: Kleber Sampaio


Investigadores do ataque de sexta-feira a quatro militares franceses que protegiam a mesquita da cidade de Valence, no sudeste de Paris, descartaram hoje (2) a possibilidade de um ato terrorista.

O procurador de Valence, Alex Perrin, explicou que os técnicos antiterroristas de Paris acreditam que não há razão para se ocupar das "verificações e registros" sobre o agressor.

"Nada vincula [o autor do ataque] a nenhuma rede" e, por isso, "a procuradoria antiterrorista considerou que não há elementos que permitam falar de uma ação terrorista", disse Perrin.

O processo judicial continua aberto por tentativa de homicídio voluntário.

Usando um carro, o agressor se aproximou dos militares que estavam de serviço em frente à mesquita e, apesar das repetidas advertências para parar, continuou com as suas investidas, até que os militares dispararam contra ele, ferindo-o na perna e no braço.
O homem, de 29 anos e da cidade vizinha de Bron, nos arredores de Lyon, está ainda em estado grave.

Alex Perrin explicou que o homem, "de origem tunisina, mas de nacionalidade francesa" e "muçulmano praticante", "não tinha antecedentes penais", nem está registrado pelos serviços secretos por suspeitas de radicalização religiosa.