Organizações não governamentais e ONU pedem fim da guerra na Síria

Da Agência Lusa


Dezenas de organizações não governamentais (ONGs) e agências da Organização das Nações Unidas (ONU) apelaram hoje (21) a todos os cidadãos do mundo para que se “façam ouvir” e exijam o fim do conflito na Síria, onde milhões de pessoas precisam de ajuda.

“Apelamos não apenas aos governos, mas a cada um, cidadãos de todo o mundo, para que façam ouvir as suas vozes a fim de deter esta carnificina”, diz comunicado divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Na nota, quase 100 organizações não governamentais e agências da ONU apelam a “todas as partes em conflito a chegar a um acordo de cessar-fogo e a um caminho para a paz”.

“Hoje em dia, cerca de 13,5 milhões de pessoas no interior da Síria precisam de assistência humanitária. Não se trata de uma simples estatística. São 13,5 milhões de seres humanos cujas vidas e futuro estão em perigo”, alertam.

As ONGs e a ONU pedem também “acesso sem restrições” às organizações para prestar apoio humanitário às pessoas, períodos de cessar-fogo para distribuição de alimentos e outras ajudas urgentes a civis, o fim dos ataques a infraestruturas civis, incluindo escolas e hospitais, e a liberdade de movimento para todos”.

“Em nome da humanidade a que todos pertencemos e em benefício dos 3 milhões de inocentes que tanto já sofreram e em nome dos milhões de pessoas cujas vidas e futuro estão ameaçados, pedimos uma ação imediata”, afirmam na nota.