Neymar 'não escutou', mas liga espanhola vai investigar ofensas racistas contra ele

HuffPost Brasil  |  De Rafael Nardini



"Não escutei os gritos. Não escuto coisas fora do campo. É difícil as coisas me incomodarem, apenas jogo futebol".

Neymar diz que não ouviu, mas os torcedores do Espanyol, adversário do Barcelona do atacante brasileiro no último sábado, imitaram macaco e não tiveram vergonha de proferir gritos racistas no empate sem gols entre as equipes no último sábado.

E agora, finalmente, a Comissão Antiviolência da Liga Profissional de Futebol anuncia que irá investigar o caso. Para a entidade, os gritos e as imitações de macaco incitam a violência, o racismo, a xenofobia e a intolerância.

A Liga Espanhola não confirma o que pode acontecer com os torcedores flagrados pelo canal La Sexta durante a partida. Até o momento, nenhuma sanção foi anunciada contra o clube também.




Fora de campo, acusações de fraude e corrupção
Ainda sobre Neymar, a Justiça espanhola quer que ele preste depoimento sobre o caso em que é acusado por fraude e corrupção entre particulares. A acusação nasce da transação que tirou o camisa do 11 do Santos e o levou para Barcelona em 2013.

O pai de Neymar, Josep Maria Bartomeu (atual presidente do Barcelona), Sandro Rosell (ex-presidente do clube catalão) e os ex-presidentes do Santos Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro e Odilio Rodrigues também deverão ser ouvidos no processo.