Djokovic, Meligeni e Agut falam sobre tentativas de manipulações de resultados no tênis

HuffPost Brasil  |  De Rafael Nardini



Um dia após a denúncia de manipulação de resultados, Novak Djokovic, o número 1 do mundo, decidiu falar. Ele disse que em 2006 chegou a receber uma oferta de US$ 200 mil (pouco mais de R$ 800 mil) para que perdesse uma partida em Petersburgo.

"Não foi uma aproximação direta. Foi através de pessoas que trabalhavam comigo na época. Claro que descartamos na hora. Infelizmente naquele tempo havia alguns rumores, algumas conversas, algumas pessoas ao redor. Mas lidaram com elas. Nos últimos seis, sete anos, eu não ouvi nada similar. Eu pessoalmente nunca fui abordado diretamente, então não tenho mais nada a dizer".

Segundo denúncia da BBC e do BuzzFeed, 16 jogadores que chegaram ao Top 5 do ranking mundial podem ter manipulado os resultados de partidas. Sem revelar nomes, a investigação da ATP, a entidade que maior do circuito profissional, afirma que apostadores na Rússia e na Itália.




Ao Globoesporte, o tenista Fernando Meligeni engrossou o coro. "Essa coisa de manipulação começa no momento em que as casas de apostas entram no tênis. Eu vi isso começar e acontecer, tanto que, a ATP já se preocupa com isso há muito tempo. A gente esta falando em 1997, 98... A ATP enviou um memorando para os jogadores avisando que ninguém poderia apostar no circuito, senão haveria punição".

Outras palavras fortes vieram do espanhol Roberto Bautista Agut, número 21 do mundo. Ele afirmou ter sofrido ameaças por ter perdido uma partida. "É perigoso, algum dia haverá uma desgraça por causa das apostas".

"Quando perde uma partida, te dizem de tudo. Eu levei uma mensagem do Facebook à polícia. Um cara me escreveu: ‘Cuidado quando sair de casa, que vou estar de te esperando e vou te pendurar em uma árvore. Perdi um jogo para (Grigor) Dimitrov por 7-6 no teceiro set quando ganhava por 6-3 no tie-break. Perdi e esse cara me enviou uma mensagem que saí do hotel no dia seguinte olhando para todo lado", detalhou.