Agência Internacional de Energia diz que preço do petróleo pode cair mais

Da Agência Lusa


A Agência Internacional da Energia (AIE) considera que o preço do petróleo ainda pode cair, devido ao excesso de oferta, agravado pela entrada do petróleo iraniano e a uma desaceleração do aumento da procura pelos principais consumidores.

Em relatório mensal sobre o mercado petrolífero divulgado hoje (19), a AIE estima que o diferencial entre a oferta e a procura será de 1,5 milhão de barris por dia no primeiro semestre deste ano, cenário baseado no incremento da produção do Irã, de 600 mil barris em junho.

Considerando as "incertezas" sobre a capacidade do Irã de pôr no mercado de forma imediata mais 500 mil barris por dia - como foi anunciado por Teerã - e de encontrar clientes, a AIE destaca no relatório que, ao fim do primeiro trimestre, o mercado poderia ter mais 300 mil barris por dia.

Como defendido por bancos de investimento, a agência adverte que o preço do barril de petróleo - que em meados de janeiro registrou os menores valores dos últimos 12 anos - abaixo dos US$ 30 -, poderá cair mais, chegando a US$ 10.