Jornal da Cabriola

16.10.2015 - 19h

Confira as principais notícias do Jornal da Cabriola desta sexta-feira:



- História Hoje: Conheça o pai do nacionalismo na música erudita brasileira;
- Trocando em Miúdo: Analista explica aumentos no preço do pão;
- Deputados pedem a prorrogação da CPI da Petrobras por 120 dias;
- E, na sequência: Viva Maria: Chamado da Floresta mostra importância dos povos extrativistas;


Essas e outras notícias no Jornal da Cabriola - Segunda à sexta, 10h, 16h e 19h. - Apresentação Heraldo Souza.

Para ouvir ao vivo no site: www.radiocabriola.com
Para ouvir no celular, baixe nosso aplicativo: Rádio Cabriola
Ou ouça a qualquer momento no Podcasts da Cabriola: www.radiocabriola.com


Câmara aprova projeto para combater bullying nas escolas

Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje(15) o Projeto de Lei (PL) 5369/2009 que cria ações para combater a prática de intimidação sistemática (bullying) em escolas e demais estabelecimentos de ensino. O texto vai à sanção presidencial.

Além das escolas, clubes e agremiações recreativas também deverão desenvolver medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying.

A proposta determina que o Ministério da Educação e as secretarias de educação devem desenvolver capacitações com equipes pedagógicas, gestores e professores para combate do bullying, além de produzir relatórios bimestrais das ocorrências registradas.

O texto caracteriza a prática como todo ato de “violência física ou psicológica, intencional e repetitivo, que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.”

O projeto propõe a realização de campanhas educativas e de conscientização, além de orientação e assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores. Para esses, o texto sugere que a punição deve ser evitada, “privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil”.





Enem: atendimento por telefone ocorrerá também no fim de semana

Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco


Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiverem dúvidas em relação às provas poderão procurar atendimento pelo telefone 0800-616161, todos os dias da semana, inclusive no fim de semana, das 8h às 20h, informou hoje (15) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas do Enem serão nos dias 24 e 25 deste mês. Mais de 7,7 milhões de candidatos se inscreveram. O local de prova poderá ser acessado exclusivamente pela internet, na página do Enem.

Cerca de 64% dos estudantes já acessaram o cartão de confirmação, de acordo com o último balanço do Inep. Além do local de prova, o cartão contém o número de inscrição, a data e o horário das provas, a opção de língua estrangeira e solicitação de certificação do ensino médio, se for o caso, além da indicação de atendimento especializado ou específico, se tiver sido pedido pelo candidato.

Se houver alguma informação errada, o candidato deverá procurar atendimento pelo telefone. Pelas redes sociais, alguns inscritos no Enem reclamaram da distância de casa até o local de prova. O Inep diz que não é possível alterar o local.

A autarquia recomenda ao estudante que vá até o local da prova dias antes do exame, para conhecer o trajeto e evitar imprevistos.




PGR pede anulação de votação da Câmara que aprovou contas de ex-presidentes

André Richter - Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli

Em parecer enviado hoje (15) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu a anulação da votação na Câmara dos Deputados que aprovou, em agosto, as contas dos ex-presidentes da República Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

A manifestação do procurador foi inserida no mandado de segurança no qual o ministro Luís Roberto Barroso decidiu liminarmente que as contas do governo federal devem ser analisadas pelo Congresso Nacional.

Para Janot, a votação deve ser anulada porque cabe ao plenário do Congresso Nacional, em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado, julgar as contas do governo.

“O constituinte reclama a atuação conjunta dos parlamentares representantes da população e dos Estados, na forma do Regimento Comum do Congresso Nacional, dada a relevância nacional da apresentação regular das contas da Presidência da República”, justificou o procurador.

O julgamento das contas de ex-presidentes foi viabilizada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ, para limpar a pauta e abrir caminho para a votação das contas do governo da presidenta Dilma Rousseff.

Com a manifestação de Janot, o ministro Barroso, relator do processo, deve começar a elaborar seu voto de mérito sobre a questão.  A data do julgamento não foi definida.


Volkswagen vai revisar 8,5 milhões de carros com motores adulterados na UE

Da Agência Lusa Edição: Nádia Franco

O grupo alemão Volkswagen informou hoje (15) que vai chamar para revisão 8,5 milhões de veículos equipados com motores fraudados, na União Europeia (UE), a partir de janeiro de 2016.

O anúncio da Volkswagen segue-se à decisão do regulador alemão, KBA, de ordenar ao grupo o recolhimento dos 2,4 milhões de carros afetados na Alemanha. O grupo vai contatar os clientes e informá-los diretamente.

Em comunicado, a Volkswagen garante que os veículos equipados com o motor fraudulento são absolutamente seguros e podem continuar a ser usados até estarem de acordo com as normas, e reitera que a reparação é gratuita para os proprietários.

No dia 18 de setembro, autoridades norte-americanas revelaram que milhares de carros a diesel do grupo alemão tinham no motor um software que manipulava os dados de emissões poluentes, uma informação que foi confirmada pela Volkswagen.

O caso levou à demissão do presidente executivo do grupo, Martin Winterkorn, e o novo gestor, Matthias Müller, afirmou que em janeiro começarão a ser chamados os proprietários dos 11 milhões de veículos afetados, em uma operação que deve ser concluída no fim do próximo ano.


Choque entre navio grego e barco de migrantes deixa quatro mortos no Mar Egeu

Da Agência Lusa

Um inquérito deve determinar as causas do acidente entre o navio grego e a embarcação de madeira dos migrantesAgência Lusa/EPA/Yorgos Papadopoulos/Direitos Reservados
Quatro migrantes, uma mulher e três crianças, morreram hoje (15) e outros quatro estão desaparecidos após o choque entre um barco de migrantes e uma lancha da Guarda Costeira grega próximo à Ilha de Lesbos, informaram autoridades da polícia portuária da Grécia.

Os corpos das quatro vítimas foram recuperados na sequência de buscas por parte de duas patrulhas gregas, assistidas por um navio português e por um helicóptero da Frontex, a agência europeia de vigilância das fronteiras.

As buscas pelos desaparecidos continuam e um inquérito deve determinar as circunstâncias da colisão entre o navio grego, com 30 metros de comprimento, e a embarcação em madeira dos migrantes, na localidade de Molyvos, no Norte de Lesbos, informou o Ministério da Marinha Mercante grego.

O balanço dos migrantes que se afogaram no Mar Egeu durante tentativas de chegar à Grécia a partir da Turquia não para de aumentar. De acordo com a Organização Internacional para as Migrações, mais de 606 mil migrantes atravessaram o Mediterrâneo para chegar à Europa desde janeiro e mais de 3 mil morreram na travessia.


Pelo Twitter, Dilma cumprimenta educadores pelo Dia do Professor

Luana Lourenço – Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco

A presidenta Dilma Rousseff usou o Twitter para cumprimentar os professores pelo dia deles, comemorado hoje (15), e reiterou metas do governo de ampliação de vagas no ensino superior e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

“No #DiaDoProfessor, reafirmo o compromisso do meu governo com a educação. Ela é e será, cada vez mais, nossa grande prioridade. Apesar das dificuldades que enfrentamos, criaremos, até o fim do ano, 906 mil novas vagas no ensino superior, além de 1,3 milhão no Pronatec. Nada disso seria possível sem os professores”, escreveu a presidenta em sua conta na rede social.

Na mensagem, Dilma também disse que o governo pretende trabalhar mais “pela valorização deste parceiro do conhecimento e construtor do futuro”.

Obama anuncia permanência de tropas no Afeganistão

Da Agência Lusa

O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou hoje (15) que os Estados Unidos vão prolongar a permanência de suas tropas no Afeganistão, mantendo 9.800 soldados no país em 2016 e 5.500 em 2017, já depois de terminar seu mandato. “As forças afegãs ainda não são tão fortes quanto deveriam”, afirmou Obama. Segundo o presidente, a situação de segurança no Afeganistão continua “muito frágil”.

Obama ressaltou que a presença militar norte-americana, de treino, aconselhamento e apoio às forças afegãs, “pode fazer verdadeira diferença” e que os Estados Unidos “não vão deixar que o Afeganistão seja um refúgio para terroristas”.

O presidente, que nas campanhas eleitorais de 2008 e 2012 prometeu pôr fim à guerra no Afeganistão, afimou hoje que rejeita a ideia de “uma guerra sem fim”, mas que atrasar a retirada americana “é o correto”.

No início de 2017, quando um novo presidente tomar posse nos Estados Unidos, deverão estar no Afeganistão cerca de 5.500 soldados norte-americano – o que estava planejado anteriormente era manter mil militares naquele país.

O recrudescimento dos ataques dos talibãs nos últimos meses tornou recorrentes as declarações de responsáveis, sobretudo militares norte-americanos, sublinhando a necessidade de reverter o atual plano de retirada.

Há duas semanas, os talibãs conseguiram a sua maior vitória militar desde a invasão norte-americana, em 2001, capturando a cidade estratégica de Kunduz, no Norte do país.

Procurador envia ao Supremo novas acusações contra Eduardo Cunha

André Richter - Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou hoje (15) ao Supremo Tribunal Federal (STF) novas acusações contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). As acusações constam do depoimento de delação premiada do empresário Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, um dos investigados na Operação Lava Jato.

Para Rodrigo Janot, Eduardo Cunha recebeu propina por meio de empresas sediadas no exteriorArquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Em um dos depoimentos, Baiano confirmou que Cunha recebeu US$ 5 milhões em um contrato de navios-sonda da Petrobras. As declarações foram anexadas à denúncia apresentada em agosto contra o presidente da Câmara.

Na denúncia apresentada ao Supremo, Janot afirmou que Eduardo Cunha recebeu propina por meio de empresas sediadas no exterior e de fachada. O procurador também pediu que o presidente da Câmara pague U$S 80 milhões pelos danos causados à Petrobras. Foi a primeira denúncia contra um parlamentar investigado na Operação Lava Jato.

Em julho, outro delator, o ex-consultor da empresa Toyo Setal Júlio Camargo, também confirmou ao juiz Sérgio Moro, responsável pelos inquéritos da Operação Lava Jato na primeira instância, que Eduardo Cunha pediu US$ 5 milhões em propina para que um contrato de navios-sonda da Petrobras fosse viabilizado.

Desde que chegou ao Supremo, a denúncia é analisada pelo ministro Teori Zavascki, relator dos processos da operação no STF. Não há previsão para o julgamento, que decidirá se Cunha passará à condição de réu.

A delação de Fernando Baiano foi homologada semana passada pelo ministro. Baiano está preso desde novembro do ano passado, acusado de intermediar o pagamento de propina em contratos de aluguel de navios-sonda pela Petrobras.

Pelas acusações, ele foi condenado pelo juiz federal Sergio Moro a 16 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Fernando Baiano é apontado como um dos operadores do esquema de superfaturamento.

Com a assinatura da delação com o Ministério Público Federal (MPF), o delator deve receber benefícios como redução de pena e a possibilidade de ir para o regime de prisão domiciliar imediatamente. Ele citou nomes de pessoas com foro privilegiado e, por isso, o acordo foi validado pelo ministro Zavascki.

Outras provas contra Cunha, como documentos do Ministério Público da Suíça que confirmam a existência de contas do presidente da Câmara e de familiares naquele país, estão em análise na PGR, mas não foram enviados ao STF.

Desde o início das investigações, o Eduardo Cunha refirma que não recebeu e não tem contas no exterior.


Cunha nega acordo com governo para arquivar pedido de impeachment

Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), negou hoje (15) qualquer tipo de acordo para negociar com o governo sua manutenção no cargo, em troca do arquivamento de pedidos de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.

Para Eduardo Cunha, são "ridículas" as reportagens veiculadas sobre possíveis acordos com o governoValter Campanato/Agência Brasil
Cunha classificou como “ridículas” as reportagens veiculadas hoje por alguns jornais afirmando que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva estaria comandando as negociações com ele, que aguarda representação a ser aberta no Conselho de Ética

“É tão ridícula que me atribui diálogos com pessoas com as quais não falo há três meses.” Umas das notícias indicava que o almoço de ontem (14), entre Cunha e o vice-presidente da República Michel Temer, teria servido como cenário para discutir estratégias.

“Eu almoço com Michel Temer e isso vira acordo! É brincadeira”, ironizou, ao afirmar que não há um dia em que os dois estão em Brasília sem que se encontrem. “Vou 11h da noite ou 8h da manhã e vocês não tomam nem conhecimento.”

Eduardo Cunha informou que se encontrou com o ministro da Casa Civil, Jacques Wagner, na semana passada e nesta semana.

“Ele não propôs acordo nenhum. Eu conversar com ministro significa que tem de ter proposta de acordo? Acho isso tão ridículo. Na quinta-feira (8), tomei café com [o ministro] Edinho [Silva]. Ter um encontro com alguém significa que tem de ter acordo? Tenho de dialogar com todo mundo. Esse é meu papel”.

O presidente da Câmara destacou que sempre disse que agiria com independência, “nem como governo, nem como oposição”.

Sobre especulações em torno de uma conversa com Lula, Cunha foi categórico ao afirmar que não fez qualquer contato com ele ou recebeu qualquer ligação.

“Não tenho problema algum de encontrar com ele, mas não encontrei. Não marquei encontro e ele não me procurou. Tenho o maior prazer de conversar com qualquer agente político. Conversar, converso com o maior prazer. E não estou falando que não encontrei porque não queria encontrar.”

Eduardo Cunha disse ainda que não considera conversa um sinal de desespero. Segundo ele, é uma atribuição política. “Para mim é normal.” Acrescentou que também considera natural que o governo busque dialogar pelo interesse no andamento de suas pautas na Casa. “Isso não quer dizer que existam acordos que não podem ser públicos”, concluiu.

Impeachment

Cunha deve receber, até amanhã (16), o novo pedido de impeachment elaborado por partidos de oposição, que juntaram aos argumentos apresentados pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale e Janaína Pascoal informações do Tribunal de Contas da União (TCU).

Líderes que assinam o documento disseram hoje que não cobrarão prazos, mas esperam que o presidente da Câmara “cumpra seu dever constitucional” de decidir sobre o documento o mais rápido possível.

Rubens Bueno (PPS-PR) afirmou que uma demora pode sinalizar “que, pelo menos, algo está acontecendo”. Para Bueno, mesmo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a resposta à questão de ordem sobre o processo de impeachment, que previa recurso no caso do presidente da Casa indeferir um pedido, a legislação e o Regimento Interno indicam os caminhos legais.

“Nós da oposição vamos cobrar de acordo com o Regimento Interno, que estabelece a possibilidade de recurso sobre qualquer decisão do presidente da Câmara. Como tal, vamos usar em plenário. Não vamos nos ater à questão de ordem que o STF suspendeu. Ao suspender, temos o Regimento Interno vigente desde o pedido relativo ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.”

Mendonça Filho (DEM-PE) preferiu não especular sobre negociações entre Cunha e o Planalto. Segundo ele, a oposição não ficará refém de um possível acordo.

“O único acordo que temos é o compromisso com a sociedade brasileira, de levar adiante o processo de impedimento da presidente Dilma com base na decisão do TCU e de toda robusta documentação provando tecnicamente as pedaladas fiscais de 2014. Tudo isso coloca o governo em xeque . O julgamento tem de ser feito pelo Congresso brasileiro,0 de acordo com o que determina a Constituição Federal. Não há outro acordo que não seja com a Constituição e a população.”

O PSOL lançou no início da tarde um movimento de repúdio "a qualquer acordão governo-Cunha, oposição conservadora-Cunha e sua blindagem na CPI da Petrobras". A legenda direcionou à Ouvidoria da Câmara uma campanha para tentar pressionar a Casa e evitar que o Conselho de Ética obstrua a representação contra Eduardp Cunha.

O presidente da Casa informou mais cedo que não conhece os termos das acusações reunidas em uma representação assinada por sete partidos ao colegiado. O documento ainda está na Mesa da Câmara, que deve devolvê-lo na próxima semana, de modo que o Conselho de Ética instaure o processo.

"Quando o Conselho me notificar e me pedir para apresentar defesa, apresentarei. Será pública para todos. Qualquer ato de defesa será público. Não conheço os termos das acusações. Vou me defender com toda calma e tranquilidade."

* A matéria foi novamente alterada às 14h56 para inclusão de novas informações.

Eduardo Paes diz que há "clima de radicalização política" em Brasília

Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse hoje (15) que a crise econômica no país está sendo agravada por um "clima de radicalização política" em Brasília e afirmou que os políticos precisam de maturidade e tranquilidade.

"O que tenho visto em Brasília parece briga de criança no jardim de infância. Desculpe a expressão, com todo o respeito, não estou querendo generalizar", disse Paes, que questionou: "E o povo? E as pessoas? E os governantes que têm contas para pagar? E a recessão?".

O prefeito pemedebista disse considerar "absurda por si só" a discussão sobre um possível impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff e classificou a hipótesse uma "forçação de barra sem sentido".

"Impeachment é um instrumento da democracia, é possível. Não há nada demais com isso. Agora, quando se força a mão no impeachment sem nenhum crime de responsabilidade é que me parece exagero", disse o prefeito ao participar da assembleia plenária do Conselho Empresarial da América Latina, que acontece hoje e amanhã no Rio de Janeiro.

Eduardo Paes defendeu que a presidenta "conclua o mandato com tranquilidade e que permitam a ela governar". "A gente tem que permitir que as coisas sejam apuradas, que as pessoas se defendam e que a vida ande. O país não pode parar por causa disso".


Empresário nega influência de Lula sobre negócios em Angola

Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil Edição: Talita Cavalcante

O empresário Taiguara Rodrigues dos Santos – sobrinho da primeira mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e proprietário da Exergia Brasil – disse que não tem amizade com Lula e nunca frequentou a casa do político. Ele depôs hoje (15), como testemunha, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Santos foi convidado para falar sobre a contratação de sua empresa de engenharia pela Odebrecht para construção da Hidrelétrica de Cambambe, em Angola. “O único contato que tenho [com Lula] é esse vínculo com o passado”, afirmou aos parlamentares.

Os parlamentares fizeram o convite para que o empresário falasse sobre as suspeitas de que Lula teria intermediado negociações para favorecer a empresa de Santos. A obra, financiada pelo BNDES, teve custo de quase US$ 500 milhões. O empresário confirmou que seu pai, Jacinto Ribeiro dos Santos, foi muito amigo do ex-presidente, mas acrescentou que pessoalmente é amigo apenas do filho do ex-presidente, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha.

Santos disse foi para Angola pela primeira vez, em 2007, para participar de um negócio de fornecimento de peças para conserto de ônibus e caminhões no país, mas o contrato não deu certo. O empresário continuou buscando outras oportunidades na região e, em 2009, abriu a Exergia para atuar na Angola. Segundo ele, sua participação em mais de 48% das ações não foi garantida com recursos financeiros, mas apenas com trabalho de captação de contratos.

O empresário afirmou ao colegiado não ter recebido propina e disse que não recebeu qualquer ajuda de Lula ou de Lulinha para fechar esse contrato com a Odebrecht.


Inmetro proíbe customização de chupetas e mamadeiras

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) proibiu a confecção, importação, distribuição e a comercialização de chupetas, mamadeiras e bicos  customizados. Não poderão ser alteradas as características originais do produto certificado com a fixação de partes pequenas como cristais, pérolas, miçangas e adereços em geral.

Também está proibida a pintura de elementos decorativos e alteração da cor do produto. Os fornecedores responsáveis deverão recolher os itens customizados do mercado.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor hoje (15) em todo o país.

Segundo o Inmetro, os processos de customização podem comprometer a segurança dos usuários, expondo-os a potenciais riscos de asfixia pela aspiração ou ingestão de partes pequenas adicionadas aos produtos.

Toda chupeta, mamadeira e bico de mamadeira comercializados no país devem atender aos requisitos mínimos de segurança definidos em regulamentação técnica. A dificuldade de antever todos os possíveis riscos decorrentes de inovações tecnológicas e alterações na forma de comercialização levou o órgão a proibir a fabricação dos produtos com essas partes pequenas.

Para a edição da portaria, em maio, o Inmetro abriu consulta pública e colheu relatos e contribuições sobre o uso desses produtos. Segundo o instituto, os estabelecimentos (lojas físicas e virtuais) onde forem encontradas irregularidades estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.


Agência Fitch rebaixa nota do Brasil

Kelly Oliveira e Daniel Lima - Repórteres da Agência Brasil Edição: Talita Cavalcante

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota do Brasil, mas manteve o grau de investimento. A nota passou de BBB para BBB-, com perspectiva negativa.

Essa nota (BBB-) é a última do grau de investimento. Se o país for rebaixado mais uma vez, cai para a categoria de investimento de risco (a partir de BB+).

De acordo com a Fitch, a decisão reflete o crescimento do peso da dívida brasileira, o aumento dos desafios para consolidação fiscal e a piora do cenário econômico.

Segundo a agência, a perspectiva negativa deve persistir enquanto a incerteza política continuar pesando sobre a confiança, atrasando a recuperação do investimento e do crescimento e aumentando os riscos para a consolidação de um Orçamento a médio prazo, necessário para a estabilização da dívida.

Standard&Poor's

No dia 9 de setembro, a agência Standard&Poor's retirou o grau de investimento do Brasil, ao reduzir a nota de crédito do país de BBB- para BB+. A agência também colocou o país em perspectiva negativa, o que significa que há chance de nova revisão para baixo no futuro. O grau de investimento é conferido a países considerados bons pagadores e seguros para investir.

Veja abaixo tabela de classificação:




Nordeste tem a maior taxa de homicídios do país, mostra estudo

Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil Edição: Talita Cavalcante

A região com a maior taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes do país é o Nordeste (33,76), seguida da Região Norte (31,09) e do Centro-Oeste (26,26). As regiões Sudeste e Sul apresentam taxas menores, 16,91 e 14,36, respectivamente. No Nordeste, o estado com a maior taxa por grupo de 100 mil habitantes é o Ceará, com 46,9 homicídios, equivalente a 4.144 mortes, seguido de Sergipe (45 assassinatos por 100 mil habitantes).

Os dados, de 2014, estão no relatório Diagnóstico dos Homicídios no Brasil: Subsídios para o Pacto Nacional pela Redução de Homicídios, divulgado hoje (15) pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.

No estado do Ceará, as maiores taxas de homicídios dolosos são registradas nas cidades de Fortaleza (72,7), Maracanaú (73,7) e Caucaia (65,8), na região metropolitana.

Em números absolutos, o estado que registrou o maior número de assassinatos em 2014 foi a Bahia, com 5.450 (36 por 100 mil habitantes). Em seguida, estão Rio de Janeiro (4.610) e São Paulo (4.294), com taxas de 28 e 9,8 por grupos de 100 mil habitantes. No ranking absoluto, o Ceará aparece em quarto lugar. Santa Catarina, com 587 mortes, registra a menor taxa do país (8,7 homicídios por 100 mil habitantes).

“Para se ter uma noção comparativa no âmbito internacional sobre essa taxa, países com históricos de guerra civil, como o Congo (30,8), e com altas taxas de homicídio associadas ao narcotráfico, como a Colômbia (33,4), possuem taxas menores que as do Nordeste brasileiro”, informa o relatório.

Metodologia

De acordo com o Ministério da Justiça, o diagnóstico fez um recorte com 80 municípios, localizados nas 26 unidades da Federação e a região administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal, somando 81 localidades prioritárias de ação, agregando 22.569 registros de homicídios dolosos em 2014, o que representa, aproximadamente, 50% do total de assassinatos registrados no Brasil.

A intenção do ministério é que o estudo sirva de ferramenta de gestão para os estados no enfrentamento da criminalidade, observando as coincidências entre as altas taxas de homicídio e outros problemas sociais, econômicos e culturais. Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) de 2014.

Veja o número de homicídios por unidades da Federação:




Jornal da Cabriola

15.10.2015 - 10h

Confira as principais notícias do Jornal da Cabriola desta quinta-feira:



  • Homenagem aos professores;
  • História Hoje: Saiba mais sobre a vida da dançarina e espiã Mata Hari;
  • Trocando em Miúdo: Entenda a situação fiscal dos municípios;
  • Comissão de Anistia pede desculpas a professores torturados;
  • Garimpo ilegal atrai multidão ao Mato Grosso e Justiça é acionada;
  • Câmara vai recorrer para manter rito de processo de impeachment;
  • MP do Rio pede condenação de 18 e absolvição de cinco ativistas;
  • Cresce número de insatisfeitos com transporte público.


Essas e outras notícias no Jornal da Cabriola - Segunda à sexta, 10h, 16h e 19h. - Apresentação Heraldo Souza.

Para ouvir ao vivo no site: www.radiocabriola.com
Para ouvir no celular, baixe nosso aplicativo: Rádio Cabriola
Ou ouça a qualquer momento no Podcasts da Cabriola: www.radiocabriola.com



Nove em cada dez proprietários de Volkswagen no Reino Unido querem indenização

Da Agência Lusa

Testes feitos em carros da Volkswagen para avaliar emissões de gases concluíram que houve manipulação de dadosEPA/Patrick Pleul/Agência Lusa/Direitos Reservados
Nove em cada dez proprietários de automóveis Volkswagen com motores  a diesel, afetados pelo escândalo da manipulação das emissões poluentes no Reino Unido, consideram que devem receber uma indenização, mostra pesquisa divulgada hoje (15).

Em setembro, a fábrica alemã de automóveis informou que no Reino Unido existem 1.189.906 veículos com motor  a diesel EA 189 EU5, que foram afetados pela manipulação de dados de emissão de gases poluentes.

De acordo com a pesquisa, feita pelo grupo Which?, dedicado à proteção do consumidor britânico, 90% dos proprietários desses automóveis, fabricados entre 2008 e 2015, disseram que a empresa deveria pagar uma indenização.

A consulta, feita a cerca de 2 mil proprietários de veículos da marca, mostra também que 96% dos entrevistados afirmaram que compraram os automóveis por razões econômicas. A questão ambiental para a compra do veículo foi outro motivo apontado por 90% dos proprietários.

Segundo o diretor da Which? Richard Lloyd, muitos donos de veículos Volkswagen disseram ter comprado o carro pela eficiência e o menor impacto ambiental,  por isso “é revoltante que a empresa não seja clara com os consumidores sobre como e quando serão compensados”.

Em 18 de setembro foram divulgados os resultados de testes sobre emissões poluentes de automóveis com motores a diesel do grupo Volkswagen, feitos com as marcas Volkswagen, Audi, Seat e Sköda. A conclusão é de que veículos foram equipados com um dispositivo que permite a manipulação de informação relativa a emissões poluentes.

O grupo alemão admitiu a existência de 11 milhões de carros nessas condições.


China proíbe importação de marfim como troféu de caça

Da Agência Lusa

O governo chinês proibiu, por um ano, a importação de marfim adquirido como troféu de caça, no mais recente esforço para combater o comércio ilegal de presas de elefante no país – o maior mercado do mundo deste material.

Segundo um comunicado emitido pelas autoridades chinesas, as importações, que colocam o animal em risco de extinção, serão proibidas a partir de hoje (15) até 15 de outubro de 2016.

A nota informa que o governo chinês demonstra assim "determinação" na proteção dos elefantes.

O anúncio aparece depois de as autoridades terem imposto em fevereiro a proibição, por um ano, da importação de marfim esculpido – medida para conter o aumento de processos contra contrabandistas e apreensões nas fronteiras.

O comércio e venda de marfim são legais na China desde da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção, que prevê a compra desse tipo de material de quatro países africanos para venda em território chinês.


Negociador das Farc afirma que processo de paz colombiano não vai fracassar

Da Agência Lusa

O chefe negociador das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), conhecido como Iván Márquez, garantiu que os diálogos de paz com o governo colombiano não vão fracassar como outros processos, porque “há uma determinação das partes para procurar fórmulas” a fim de acabar com o conflito.

“Isso é importante. É preciso que as duas partes queiram chegar a um acordo, e creio que essa é a situação que estamos vivendo nesta nova tentativa para conseguir esse propósito superior aqui em Havana”, afirmou em entrevista ao canal Univision.

O chefe negociador das Farc considerou que não é verdade que os diálogos sejam uma maneira de ganhar tempo para que o grupo recupere terreno militar que perdeu nos últimos anos.

“Creio que este processo que levamos a cabo aqui em Havana [capital de Cuba] não se inverte, não tem marcha atrás. Esperamos que a contraparte também se disponha a obstruir e dessa maneira pensamos que, relativamente em pouco tempo, poderemos chegar à assinatura do acordo final”, disse.

O governo do presidente Juan Manuel Santos e a maior guerrilha da Colômbia negociam desde 2012, em Cuba, um acordo de paz para pôr fim a mais de meio século de conflito armado no país.

O governo colombiano e a guerrilha das Farc retomaram, no início deste mês, as negociações de paz, uma semana após o anúncio de um acordo judicial entre as duas partes, um avanço decisivo para um acordo de paz definitivo, que pode ser firmado em seis meses.


Curso online gratuito ensina professores a criar e gravar videoaulas

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

A Fundação Lemann e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo lançam hoje (15) um curso online gratuito que ensina professores a criar e gravar as próprias videoaulas. Ao todo, serão 10 aulas,  às terças e quintas-feiras, que orientam desde o processo de criação do roteiro até a edição final.

Os dois primeiros cursos da websérie Videoaulas + serão disponibilizados nesta quinta-feira, Dia do Professor, no site aprenda.online e no site da Secretaria de Educação.

O curso é dividido em quatro partes: como construir um roteiro, que equipamentos usar, como gravar uma videoaula e como editar o seu vídeo.

De acordo com a Fundação Lemann, organização familiar sem fins lucrativos, o principal objetivo da websérie é mostrar como a gravação de videoaulas é simples e ajuda no processo de aprendizagem dos alunos, que podem receber o conteúdo pelo celular, acessar pelo YouTube ou mesmo participar do processo de criação dos vídeos em sala de aula.

 A ideia é que o professor se aproprie das técnicas de produção audiovisual e as utilize de acordo com o seu currículo e suas estratégias de ensino. As aulas podem, inclusive, ser produzidas com os alunos.


Movimento incentiva valorização do professor com a hashtag #obrigadoprofessor

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

Para homenagear os professores hoje (15), quando é comemorado o seu dia, o movimento Todos pela Educação convida os internautas a agradecer aos profissionais nas redes sociais, com a hashtag #obrigadoprofessor.

O slogan da campanha é “Se tem uma lição de casa que o Brasil precisa fazer, é valorizar o bom professor”. Segundo o movimento, a ideia é estimular que todos reconheçam e valorizem o trabalho desses profissionais no dia a dia e que aproveitem a data para homenagear um ou mais professores que tenham marcado a trajetória pessoal.

Para que o país ofereça uma educação de qualidade a todas as crianças e jovens, o Todos Pela Educação definiu cinco atitudes que podem ser tomadas por toda a população para acompanhar de perto a educação e ajudar no aprendizado.

Valorizar o professor, profissional central no processo de ensino, o aprendizado e o conhecimento é a atitude 1 do movimento.


Notas do Enem podem ser usadas em seis universidades portuguesas

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição: Jorge Wamburg

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão utitlizar suas notas para disputar vagas no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em Portugal. O IPP assinou um acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame, para aproveitar os resultados como forma de ingresso de estudantes brasileiros em seus cursos.

O IPP fica na cidade de Portalegre, na região de Alentejo, sul do país. Está a duas horas da capital, Lisboa, e a quatro de Madri, na Espanha. É a sexta instituição de ensino portuguesa a utilizar o resultados do Enem para ingresso no ensino superior. O processo seletivo do IPP ocorre em junho de cada ano e a instituição pode receber cerca de 100 estudantes brasileiros.

O IPP tem escolas de educação, tecnologias e gestão, saúde e agrária. Entre os cursos, estão enfermagem, veterinária e tecnologia de produção de biocombustíveis, além de cursos em áreas pouco exploradas no Brasil, como  equinicultura, que forma técnicos na criação e manejo de equinos.

A inscrição no processo seletivo custa 20 euros. Os estudantes internacionais selecionados pagam por ano cerca de mil euros. Aqueles que desejarem se hospedar no campus podem alugar instalações cujo valor mensal varia de 73 a 110 euros e dispõem de descontos em alimentação.

Desde 2014, o Inep tem acordo firmado com as universidades portuguesas de Coimbra e Algarve, Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e o Instituto Politécnico do Porto.Para aproveitamento dos resultados do exame para ingresso em suas graduações. Neste ano, o Enem será nos dias 24 e 25 de outubro e cerca de 7,7 milhões de pessoas deverão fazer as provas.

A nota do Enem é usada para selecionar estudantes para vagas públicas e privadas de ensino superior e ensino técnico pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), respectivamente. Além de ser exigência para financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o programa de intercâmbio acadêmico Ciência sem Fronteiras. O Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio.

Para ajudar os estudantes a se prepararem para a prova, o Portal EBC disponibiliza gratuitamente o aplicativo Questões Enem.


Brasil anistia professores perseguidos pela ditadura

Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

A Comissão de Anistia fez hoje (14) um pedido de desculpas oficial do governo brasileiro a professores perseguidos pela ditadura militar. O pedido ocorreu durante sessão de julgamento temática, por ocasião do Dia dos Professores. Os professores presentes, Ana Maria Pinho Leite Gordon, Mariluce Moura e Adriano Diogo, foram anistiados e puderam dar seu testemunho sobre experiências vividas durante o período militar.

A jornalista Mariluce Moura estava grávida quando foi presa, em 1973, em Salvador, e “violentamente torturada”. Ela informou que, mesmo após ter sido absolvida pela Justiça Militar, foi demitida do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, onde lecionava.

“É uma história de violência. Uma atrás da outra. Esse clima de temor e insegurança perdurou até a redemocratização. A luta pelo reconhecimento do que ocorreu e de quanto o Estado foi violento, torturou, matou e negou todos os direitos não terminou até hoje”, afirmou Mariluce.

Ela foi reintegrada hoje ao quadro de professores da universidade. “Essas sessões da Comissão da Anistia são atestados da luta para reconhecer historicamente o que foi um período dramaticamente violento da história do país e para criar as bases para que a gente evite isso. Essa luta prossegue”, disse Mariluce.

O geólogo Adriano Diogo lecionava Ciências na rede estadual de ensino quando, em 1973, foi preso e torturado. Ele receberá uma reparação econômica, mas acredita que o mais importante seria o Brasil se posicionar e rever a Lei de Anistia, de modo que agentes do Estado sejam responsabilizados pelos crimes e violações de direitos humanos cometidos durante a ditadura militar.

“Por que o corporativismo de querer preservar as coisas? O problema é que os crimes do passado acobertam os do presente. A impunidade do passado perpetua o modus operandi do presente. Não se trata de dizer que houve uma geração de ouro, de super resistência, porque cada geração vai reagindo conforme o contexto histórico. O problema é que os 21 anos de exceção [do regime militar] não foram revistos, julgados, sequer analisados. Não tem justificativa um país tão jovem como o nosso estar nessa situação até hoje”, acrescentou Diogo.

A sessão de julgamento dos professores antecedeu a 22ª Anistia Cultural com a exibição do filme Orestes, do diretor Rodrigo Siqueira. Com a promoção cultural, a Comissão de Anistia busca dialogar com a sociedade sobre a importância do debate acerca de temas como anistia política, violação de direitos humanos, justiça de transição e democracia.

A Comissão de Anistia foi instalada pelo Ministério da Justiça em 2001 e trabalha pela reparação dos perseguidos políticos durante o regime militar no Brasil. Até janeiro de 2015, a comissão havia recebido mais de 74 mil pedidos de anistia, declarando mais de 43 mil pessoas anistiadas políticas, com ou sem reparação econômica.


Justiça francesa reconhece "sexo neutro" pela primeira vez

Da Agência Ansa


A Justiça francesa reconheceu pela primeira vez o direito de uma pessoa ser definida como de "sexo neutro", saindo do sistema "masculino-feminino" em seus documentos.

A decisão, tomada por juízes de Tours, no centro da França, em 20 de agosto, foi revelada pela imprensa apenas nesta semana. "Não se trata de reconhecer a existência de um 'terceiro sexo', mas de observar a impossibilidade de definir o interessado como de um sexo ou de outro", destacou a sentença.

O caso diz respeito a uma pessoa intersexual de 64 anos que nasceu com "uma vagina rudimentar" e um "micropênis", sem testículos. Ao nascer, ela foi definida como de sexo masculino, o que não era totalmente verdade e fez com que sofresse por toda sua vida. "Quando adolescente, percebi que não era um garoto. Não tinha barba, meus músculos não eram fortes", contou ao jornal diário 20 Minutes. "Era impossível para mim pensar que poderia me tornar uma mulher. Bastava olhar no espelho para me dar conta disso."

São definidas como intersexuais as pessoas cujos cromossomos, genitais e características sexuais secundárias não são definidos exclusivamente como masculinas ou femininas.


Escândalo das emissões da Volkswagen envolve pelo menos 30 pessoas

Da Agência Lusa

Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, na AlemanhaJulian Stratenschulte/DPA/Agência Lusa
A investigação da Volkswagen sobre a manipulação das emissões poluentes dos motores a diesel terá a implicação de, pelo menos, 30 pessoas do grupo, informa hoje (14) a revista alemã Der Spiegel, citada pela agência France Press.

Os resultados preliminares do inquérito conduzido pela Volkswagen e pelos advogados da empresa nos Estados Unidos sugerem que "a fraude nas emissões não foi ato de um pequeno grupo de gestores", mas de dezenas de pessoas da empresa, que deverão ser "suspensas".

O grupo Volkswagen admitiu no mês passado ter instalado motores a diesel fraudulentos em cerca de 11 milhões de veículos de diversas marcas, com um software capaz de falsear os resultados dos dados.

O grupo, com sede em Wolfsburgo, na Alemanha, prometeu investigar o caso, mas sempre disse que a responsabilidade era limitada a um pequeno grupo de pessoas, sendo que algumas delas já foram demitidas. Entre elas, de acordo com a imprensa alemã, está o diretor de Tecnologia da Audi e da Porsche.

A Volkswagen nunca confirmou a identidade dos suspeitos e não comentou a notícia da revista Der Spiegel.

Ainda hoje, a Skoda, subsidiária do grupo, anunciou a saída do presidente Winfried Vahland, a pedido, tendo sido nomeado para assumir a direção da empresa na América do Norte, onde o escândalo estourou.

O comunicado da Skoda lembra que a decisão de Vahland "não está relacionada com o problema atual dos motores a diesel".

Abalado pelo escândalo, o grupo Volkswagen está substituindo os principais gestores, principalmente o presidente executivo. Martin Wonterkorn pediu demissão no fim de setembro e foi substituído pelo ex-presidente da Porsche Matthias Müller.

Estudantes do Norte foram os que menos acessaram o cartão de confirmação do Enem

Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

Faltando dez dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a Região Norte é a que tem o maior percentual de estudantes que ainda não acessou o cartão de confirmação para saber o local e o horário da prova. Na região, 44% dos candidatos ainda não havia conferido as informações até as 12h de ontem (13), de acordo com o último balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Neste ano, os cartões estão disponíveis apenas na internet e os estudantes devem ficar atentos e não deixar para conferir as informações na última hora. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 deste mês.

Em Roraima, 48% dos inscritos ainda não verificaram o local onde farão as provas. No Amazonas e no Amapá, o percentual é 45% dos estudantes. Na outra ponta, a Paraíba e o Rio de Janeiro são os estados onde a maior parte dos inscritos já acessou o cartão de confirmação. Apenas 31% dos inscritos nesses estados ainda não conferiram a informação.

Os estudantes do Centro-Oeste também estão na lista dos que estão demorando para acessar o cartão de confirmação com antecedência. Enquanto no Norte 56% já acessaram o cartão, no Centro-Oeste esse percentual é 61%, no Sul 63%, no Sudeste 64% e no Nordeste 65%.

Para conferir o cartão de confirmação, o estudante deve informar o número do CPF e senha e, assim, visualizar imprimir o documento. Quem esqueceu a senha pode recuperá-la na página do participante informando o CPF e a data de nascimento. Feita a solicitação, a senha será encaminhada por e-mail ou mensagem no celular.

O cartão traz os dados do participante como nome e CPF; a data, a hora e o local de realização das provas; o número de inscrição no exame; a opção de língua estrangeira; e, quando for o caso, a indicação de solicitação de certificação do ensino médio e necessidade de atendimento especializado ou específico.


Festival do Rio premia filme pernambucano pela terceira vez desde 2012

Paulo Virgilio - Repórter da Agência Brasil Edição: Talita Cavalcante


Rio de Janeiro - Cena do filme Boi Neon, vencedor do Festival do Rio 2015Divulgação/Festival do Rio
Pela terceira vez desde 2012, um longa-metragem pernambucano ganha o Troféu Redentor de melhor filme de ficção da Première Brasil, a mostra competitiva do Festival do Rio. O filme Boi Neon, de Gabriel Mascaro, foi o grande vencedor da edição 2015 do festival. A produção conquistou também os prêmios de melhor roteiro, melhor direção de fotografia e melhor atriz coadjuvante, com a atriz Alyne Santana. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de ontem (13) no Espaço BNDES, no centro do Rio.

O Festival do Rio 2015 termina hoje (14). Desde o dia 1°, mais de 250 filmes foram exibidos, entre o melhor da recente produção cinematográfica brasileira e mundial. No ano passado, a produção pernambucana Sangue Azul, de Lirio Ferreira, foi a vencedora da mostra e, em 2012, o troféu ficou para O Som ao Redor, do pernambucano Kleber Mendonça Filho.

Boi Neon, ganhador desta edição, é ambientado no universo do agronegócio e conta a história de um vaqueiro que deseja ser estilista. O filme ganhou o prêmio especial do júri da mostra Horizontes do Festival de Veneza deste ano.

Dois cineastas cariocas que estrearam em longas este ano dividiram o prêmio de melhor direção do Festival do Rio 2015: Anita Rocha da Silveira, por Mate-me por Favor e Ives Rosenfeld, por Aspirantes. Esse último levou também o prêmio de melhor ator, com Ariclenes Barroso, enquanto Valentina Herszage, de Mate-me por Favor, ficou com o troféu de melhor atriz. Caio Horowicz, de Califórnia, foi o melhor ator coadjuvante.

Na categoria documentário, o prêmio de melhor filme foi para Olmo e a Gaivota, de Petra Costa e Lea Glob, e o de melhor direção para Maria Augusta Ramos, por Futuro Junho. Na mostra Novos Rumos, o vencedor foi Beira-mar, produção gaúcha dos também estreantes em longa-metragem Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. No último domingo (11), Beira-mar conquistou o Prêmio Felix, concedido pelo júri do Festival do Rio ao melhor filme de temática LGBT.

O prêmio especial do júri desta edição do festival ficou para um veterano cineasta brasileiro, Ruy Guerra, pelo filme Quase Memória, baseado no livro do mesmo nome do escritor Carlos Heitor Cony. Entre os curtas, o escolhido na competição oficial foi Pele de Pássaro, de Clara Peltier, e na Novos Rumos foi Outubro Acabou, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes.

O prêmio do público, dado pelo voto dos espectadores das sessões da Première Brasil, ficou com Nise – O Coração da Loucura, de Roberto Berliner (ficção), Betinho – A Esperança Equilibrista, de Victor Lopes (documentário), e Até a China, de Marão (curta). O Festival do Rio contemplou ainda o melhor longa-metragem latino-americano, escolhido entre os exibidos na mostra Première Latina: o vencedor foi o mexicano Te Prometo Anarquia, de Julio Hérnandez Cordón.


Surto de dengue deixa mais de 100 mortos em Taiwan

Da Agência Lusa

As autoridades de saúde de Taiwan anunciaram hoje (14) que subiu para 106 o número de mortos pelo maior surto de dengue na ilha, com um total de 23.821 casos confirmados desde 1º de maio.

Dos 106 casos de morte, 90 foram registrados na cidade de Tainan, 14 na cidade portuária de Kaohsiung e dois no distrito de Pingtung, o mais meridional da ilha, informou o Centro de Controle de Doenças.

Do total de 23.821 infectados, 21.260 encontram-se em recuperação, ou seja 89,2%, e 47 permanecem em cuidados intensivos.

Taiwan está localizada em área endêmica de dengue, mas neste ano o número de infecções bateu todos os recordes e pode chegar a 30 mil até o fim do ano.

Em 2014, até agora o ano com o maior número de ocorrências, foram registrados 15.492 casos.

As mortes causadas pela dengue este ano superam todas as notificadas em anos anteriores por outros tipos de epidemias, incluindo 73 pela Síndrome Respiratória Aguda Grave, a Sars.


Horário de verão começa domingo

Marieta Cazarré - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto


Horário de verão representa redução da demanda de 4% a 5%, em médiaArquivo/Agência Brasil
No próximo domingo (18), à 0h, milhões de brasileiros terão que adiantar os relógios em uma hora. É o início da temporada 2015/2016 do horário de verão nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo,de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O principal objetivo da medida é, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h e as 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia. Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão representa uma redução da demanda, em média, de 4% a 5% e poupa o país de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge o pico.

De acordo com o MME, quando a demanda diminui, as empresas que operam o sistema conseguem prestar um serviço melhor ao consumidor, porque as linhas de transmissão ficam menos sobrecarregadas. Para as hidrelétricas, a água conservada nos reservatórios pode ser importante no caso de uma estiagem futura. Para os consumidores em geral, o combustível ou o carvão mineral que não precisou ser usado nas termelétricas evita ajustes tarifários.

Segundo o ONS, no horário de verão 2014/2015, a redução da demanda no horário de ponta foi cerca de 2.035 megawatts (MW) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, equivalente ao dobro do consumo de Brasília em todo o período em que esteve em vigor. No Subsistema Sul, a redução foi 645 MW, correspondendo a uma economia de 4,5%.

Os ganhos obtidos pela redução do consumo de energia global, que leva em conta todas as horas do dia, foram de cerca de 200 MW médios no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o que equivale ao consumo mensal da cidade de Brasília, e 65 MW médios no Subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal de Florianópolis.

De acordo com a assessoria de imprensa do ONS, a estimativa de economia para o horário de verão 2015/2016 será divulgada nos próximos dias e não deve ser muito diferente do ano passado.

Atualmente, o horário brasileiro de verão é regulamentado pelo Decreto 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 8.556, de 8 de setembro de 2008. Ele começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente, exceto quando coincide com o carnaval, caso em que é postergado para o domingo seguinte.

Dilma diz que lutará para defender mandato concedido pelo voto popular

Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil Edição: Aécio Amado

Ao discursar na abertura do 12º Congresso da CUT na noite desta terça-feira (13), no Palácio das Convenções do Anhembi, zona Norte de São Paulo, a presidenta Dilma Rousseff criticou os que querem o seu impeachment. Em uma plateia em que estavam presentes o ex-presidente Lula, o ex-presidente do Uruguai José Mujica e o presidente do PT, Rui Falcão, Dilma defendeu o seu mandato.

Ao discursar na abertura do 12 Congresso da CUT na noite dessa terça-feira (13), no Palácio das Convenções do Anhembi, zona Norte de São Paulo, a presidenta Dilma Rousseff criticou os que querem o seu impeachment

Ao discursar na abertura do 12º Congresso da CUT na noite dessa terça-feira (13), no Palácio das Convenções do Anhembi, zona Norte de São Paulo, a presidenta Dilma Rousseff criticou os que querem o seu impeachmentRoberto Stuckert Filho/Presidência da República

"Quem tem força moral, reputação ilibada e biografia limpa suficientes para atacar a minha honra?", indagou. "Lutarei para defender o mandato que me foi concedido pelo voto popular, pela democracia e por nosso projeto de desenvolvimento", disse. “O golpe, que todos os inconformados querem cometer, é, mais uma vez também, como sempre foi neste país, um golpe contra o povo. Mas podem ter certeza: não vão conseguir. Não irão conseguir”, acrescentou.

Para a presidenta, os pedidos de impeachment não têm qualquer materialidade. “Querem criar uma onda que leve, de qualquer jeito, ao encurtamento do meu mandato sem fato jurídico, sem qualquer materialidade”, afirmou. De acordo com ela, “o que antes era inconformismo, agora transformou se no claro desejo de retrocesso político”.

A presidenta disse ainda que o discurso golpista não é apenas contra ela, mas contra o que representa. “Eu tenho consciência de que esse processo não é só contra mim, é contra um projeto que superou a miséria”. Segundo Dilma, o seu projeto de governo e o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva complementou a renda dos mais necessitados, garantiu acesso à casa própria por meio de subsídios do Estado brasileiro e priorizou a geração de empregos.

Ao defender o seu governo, Dilma criticou também o que chamou de busca pelo "terceiro turno". "Vivemos uma crise política séria, séria, no nosso país. E que, neste exato momento se expressa na tentativa dos opositores ao nosso governo de fazer o terceiro turno. Essa tentativa de fazer um terceiro turno no Brasil, ela começou no dia seguinte às eleições. Quando nós ganhamos as eleições, no dia seguinte começou essa tentativa". disse.

"Espalham o ódio e a intolerância, e isso é muito grave porque o Brasil tem uma tradição. O Brasil tem uma tradição de conviver de forma pacífica com a diferença. Nós somos um país formado por etnias diferentes. Somos tolerantes em relação às pessoas, ao que elas acreditam, às religiões que adotam. Nós somos eminentemente um povo que tem um grande componente, que é o fato de sermos formados das mais diversas etnias. Então, quando você instila ódio, quando você instila intolerância, você está indo contra valores fundamentais, que formam o nosso país", acrescentou.

Dilma falou também sobre a reprovação das contas de 2014 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e disse que continuará questionando a decisão do TCU. “Nós, por exemplo, continuaremos questionando os termos da análise das contas realizadas pelo TCU. Tenho certeza de que, com calma e usando amplo direito de defesa, com completa transparência, teremos uma decisão equilibrada do Congresso Nacional. O que chamam de 'pedaladas fiscais' são atos administrativos que foram usados por todos os governos antes do meu. Eu quero deixar claro que nós não tivemos, nesses atos, nenhum interesse a não ser realizar nossas políticas sociais e nossas políticas de investimentos”, afirmou.

A presidenta disse ainda que o governo vem fazendo um grande esforço para manter as conquistas, "para não haver retrocesso". "Dizem que  nós não estamos fazendo nada. Não é verdade. Mesmo neste ano, em que cortamos despesas e enfrentamos dificuldades, é importante aqui falar alguns números que mostram que nós continuamos, sistematicamente, perseguindo aquilo que é o nosso compromisso básico".

"Estamos criando 1 milhão e 300 mil vagas no Pronatec, para trabalhadores, trabalhadoras e jovens estudantes. Nós mantivemos a política de valorização do salário mínimo até 2019. Criamos a política de proteção ao emprego, para diminuir o impacto da crise sobre os trabalhadores - a partir, aliás, de uma proposta que nos foi apresentada pela CUT. Entregamos já 280 mil moradias. Até o final do ano, neste ano de 2015, entregaremos 360 mil moradias",

Lula

O ex-presidente Lula, também presente no evento, afirmou que é preciso mais do que contestar para ajudar o país a sair da situação em que se encontra. Ao elogiar o discurso da presidenta, Lula disse: “hoje nós deixamos de ter apenas uma presidenta para ter uma líder política neste país”.

Segundo ele, a oposição não quer permitir que Dilma trabalhe e governe. Lula lembrou que a presidenta tem mais de três anos de mandato pela frente, o que, segundo ele, é muito tempo para cumprir o que prometeu durante a campanha eleitoral. “Ela sabe dos compromissos que tem”, disse.


Jornal da Cabriola

14.10.2015 - 10h

Confira as principais notícias do Jornal da Cabriola desta terça-feira:

- Cunha nega mais cinco pedidos de impeachment contra Dilma;
- Partidos pedem cassação de Cunha por suspeita de corrupção;
- Relatório aponta que míssil russo derrubou aeronave da Malaysian;
- Decretada situação de emergência em cidade paraense afetada por naufrágio;

Essas e outras notícias no Jornal da Cabriola - Segunda à sexta, 10h, 16h e 19h. - Apresentação Heraldo Souza


www.radiocabriola.com

Por que o dia das crianças é comemorado em 12 de outubro?

POR Marcel Verrumo 

No Brasil, a data foi instituída por um político na década de 1920, mas – como tantas outras comemorações – só ganhou força mesmo na década de 1960 por razões econômicas. A origem da comemoração remete ao ano de 1924, quando o deputado federal Galdino do Valle Filho criou um lei federal que instituía o dia das crianças. Por que 12 de outubro? Essa também é a data em que Cristóvão Colombo descobriu a América, o chamado “Continente-criança” por ter sido descoberto tardiamente.

Mas não pense que a comemoração do Dia das Crianças foi absorvido culturalmente logo de cara. Pelo contrário. Durante décadas, ninguém dava bola para ele. Foi apenas nos anos 60 que a situação começou a mudar. Em jogo, entrou a grana. Isso porque, nesse período do ano, a fábrica de brinquedos Estrela lançou uma promoção para promover a venda da boneca “Bebê Rubusto”. Mesmo com esse nome exótico, a boneca foi sucesso de vendas. No ano seguinte, outras empresas viram na data a oportunidade de aumentarem as vendas de produtos infantis: a lei para a qual ninguém ligava foi usada pelas lojas para ganharem mais dinheiro.



E as crianças (e os comerciantes) viveram felizes para sempre!

Em outros países, o Dia das crianças cai em outras datas. Na Índia, por exemplo, eles festejam o dia das crianças quando nós comemoramos a Proclamação da República, em 15 de novembro. Já em Portugal e Moçambique, a comemoração é em 1º de junho. Na China e no Japão, em 5 de maio.

No related posts.

Presidenta Dilma se reúne com Michel Temer e 11 ministros no Palácio do Planalto

Luana Lourenço – Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

A presidenta Dilma Rousseff está reunida com o vice-presidente Michel Temer, 11 ministros e líderes do governo no encontro semanal de coordenação política, no Palácio do Planalto. Durante o fim de semana e o feriado, Dilma fez várias reuniões com ministros e auxiliares para discutir o cenário político.

Participam da coordenação política de hoje (13) os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner; da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini; da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva; da Defesa, Aldo Rebelo; das Comunicações, André Figueiredo; dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues; de Minas e Energia, Eduardo Braga; da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha; do Esporte, George Hilton; das Cidades, Gilberto Kassab; e da Saúde, Marcelo Castro; além dos líderes do governo no Senado, senador Delcídio Amaral; no Congresso, senador José Pimentel; e na Câmara, deputado José Guimarães.

Ontem, Berzoini se reuniu no fim da tarde com deputados da bancada do PT no Palácio do Planalto, a pedido dos parlamentares.

Esta semana, o governo vai continuar enfrentando dificuldades políticas após decisões desfavoráveis do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dificuldades em votações no Congresso.

Na última quarta-feira (7), o TCU recomendou ao Congresso a rejeição das contas do governo em 2014. Na terça-feira (6), a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu reabrir ação de investigação eleitoral em que o PSDB pede a cassação dos mandatos de Dilma e Temer.

No Congresso, fracassaram as duas tentativas de votação dos vetos presidenciais que, se derrubados, vão elevar os gastos públicos.


Síria: projéteis explodem na embaixada da Rússia em Damasco

Da Agência Lusa

Dois obuses atingiram hoje (13) a Embaixada da Rússia em Damasco, no momento em que nas imediações começava uma manifestação de apoio a Moscou, que está dando apoio aéreo ao regime sírio para combater o grupo Estado Islâmico.

De acordo com um fotógrafo da agência France Press, a explosão dos dois projéteis na embaixada criou pânico entre as cerca de 300 pessoas que se concentravam nas imediações para agradecer à Rússia a intervenção militar na Síria.


Jornal da Cabriola

13.10.2015 - 10h

Confira as principais notícias do Jornal da Cabriola desta terça-feira:


  • História Hoje: Há 16 anos, morreu o poeta João Cabral de Melo Neto;
  • Trocando em Miúdo: Entenda porque é ilegal vender milhas;
  • Cunha promete decidir sobre pedidos de impeachment até terça;
  • Esquema na Petrobras pode ter distribuído R$ 10 bi em propinas
Jornal da Cabriola - Segunda à sexta, 10h, 16h e 19h. - Apresentação Heraldo Souza

www.radiocabriola.com

O exterminador de crenças

POR Rodrigo Rezende
De cada dez pessoas no mundo, nove têm religião. O historiador da ciência Michael Shermer também já teve uma. Mas resolveu mudar de lado. Hoje, ele é editor-chefe da revista Skeptic e dedica a vida a uma missão: combater ideias que julga irracionais. Aqui Shermer conta como é a sua luta diária por um mundo mais racional - e com menos OVNIs, fadas e horóscopos.

De onde vem essa tendência humana em crer cegamente?

Acho que há razões biológicas para isso. Provavelmente todos herdamos uma tendência genética a acreditar. Imagine que você está na mesmo hábitat natural de nossos antepassados: uma savana africana. Ouve um ruído estranho e pensa: será que é um tigre? Não há tempo suficiente para julgar se está certo ou errado. Na dúvida, você acredita. Mas já inventamos algo para nos ajudar no julgamento e lutar contra essa tendência natural. Algo chamado ciência.

Que tipo de situação você enfrenta quando questiona a crença das pessoas?

Recentemente um leitor me mostrou uma foto de um OVNI. Olhei para ele e disse: "Cara, isso é uma pipa". Mas ele continuou a insistir: "Não, eu estava lá. Não era um pipa". Entrei no Google e, entre milhares de fotos de pipas, mostrei uma exatamente igual àquela. Ele respondeu: "Não, não. Você acha que os alienígenas criariam naves espaciais iguais a pipas? Você está louco?". É esse tipo de situação que encontro. Às vezes, até me diverte.

A mesma ciência que você usa para desmascarar OVNIs pode ser usada com Deus?

As pessoas supõem que Deus está aqui entre nós. Então é razoável perguntar: "Ok, qual a evidência disso?". Há quem diga "Bem, ele ajuda pessoas, cura câncer etc". Nada disso. Quem mede a melhora na saúde de quem ora para se curar, percebe que ela é estatisticamente igual à dos outros doentes. Só que estudos como esses costumam ter pouco efeito. Experimente, por exemplo, perguntar por que as pessoas creem. Muita gente responderá "Porque acredito em acreditar". É a fé agindo como um vício, exercendo um efeito cerebral tão poderoso quanto jogar na roleta do cassino. Há religiões tão perigosas para a mente quanto o jogo e as drogas ilegais. Elas estão cheias de ideias ruins que ficam plantadas no cérebro. E não é nada fácil tirá-las de lá.

Essas ideias religiosas não têm função no mundo de hoje?

A principal preocupação das pessoas é que, em um mundo sem religião, não existiria mais moral e ética. Bobagem. A tendência natural das pessoas é agir moralmente. Quanto mais integrado o mundo estiver, mais moral ele será. Já a religião não contribui para isso.

Ateus e agnósticos ainda sofrem preconceito?

Tenho uma amiga que escreve esquetes de humor sobre isso. Em uma delas, um gay quer sair do armário e tem medo da reação dos pais. Então diz: "Pai, eu sou ateu". Três segundos depois, ele diz: "Brincadeira! Eu sou apenas gay". A verdade é que muita gente ainda vê os ateus como uma ameaça. Acho que é porque temos argumentos e aí a nossa voz fica mais poderosa que o discurso da fé.


Fonte: Revista Superinteressante

Especial Dia das Crianças

Olá, Crianças de todas as idades!
(foto da peça "Quem Conta, Faz de Conta" da Cabriola Cia de Teatro")

A programação da Rádio Cabriola hoje é dedicada a todos!
Tem músicas, brincadeiras, dicas, notícias e contação de histórias!

Ouça no site: www.radiocabriola.com
Ou baixe nosso aplicativo no Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maxcast.radiocabriola&hl=pt_BR