MÚSICA AO VIVO na Rádio Cabriola

Lia Sophia

Luiz Braga / Wikimedia Commons
Cantora, compositora e instrumentista Lia Sophia mostra toda a latinidade amazônica de maneira moderna misturando várias influências rítmicas do carimbó, guitarrada e zouk com pitadas de elementos eletrônicos.

A cantora lançou seu primeiro disco em 2005. E de lá pra cá, já foram três álbuns. O último deles se chama Lia Sophia e faz uma releitura da música brega de uma maneira contemporânea e ousada.

O próximo trabalho já está no formo e promete ser um disco com uma linguagem contemporânea buscando as raízes da música paraense.

HOJE: 03/10/2015 - 10h  (reprise: 16h / 19h)

Músicas: Ai Menina / Quero Você/ Lero Lero / Amor de Promoção / Noite de Prazer

Trabalhos Técnicos: Marinho Magalhães
Edição: Bruno Freitas
Apresentação: Evelin Maciel
Direção: Maíra Brito
Para ouvir no SITE: http://radiocabriola.com/

Para ouvir no celular baixe o APLICATIVO: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maxcast.radiocabriola&hl=pt_BR

Aplicativo Rádio Cabriola

Novidade!
Agora você pode ouvir a Rádio Cabriola no celular com nosso aplicativo exclusivo


Clique no link para baixar: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maxcast.radiocabriola&hl=pt_BR

Bahamas decreta estado de emergência devido ao Furacão Joaquim

Da Agência Lusa Edição: Graça Adjuto

O primeiro-ministro das Bahamas, Perry Christie, declarou hoje (2) estado de emergência nas ilhas do Sul do arquipélago, por causa das inundações causadas pela passagem do Furacão Joaquim, considerado “extremamente perigoso” pelas autoridades locais.

Christie afirmou, em entrevista coletiva, que os relatórios iniciais que chegaram das ilhas de Acklins, Crooked Island, Exuma e Long Island indicam inundações graves, o que levou à declaração do estado de emergência.

A situação nas ilhas de Cat Island, Rum Cay e Samana Cay também causa preocupação pelas fortes chuvas registradas, mas elas não foram incluídas na declaração.

O primeiro-ministro também se defendeu das acusações de negligência, feitas pela imprensa local, devido à lentidão da resposta a um fenômeno que estava previsto há algum tempo.

Christie informou que o governo não dispõe de legislação que permita a retirada obrigatória de pessoas de suas casas em áreas vulneráveis.

O comissário da polícia, Ellison Gleenslade, disse que não há informação sobre mortes de pessoas em consequência do furacão.

A população do arquipélago é estimada em 360 mil.

O Furacão Joaquim ganhou hoje intensidade, sendo classificado na categoria 4, com ventos máximos de 210 quilômetros, na região central das Bahamas.

A Costa Sudeste dos Estados Unidos deve sentir os efeitos do furacão nos próximos dias.


Espíritos com bisturis

POR Sílvia Lisboa 


Médiuns operam pacientes usando facas, bisturis e tesouras sem assepsia e anestésico. Os pacientes não sentem dor e muitos se dizem curados


Em pé, rodeado por dezenas de pessoas, um homem alto, vestido com uma camisa branca aberta no peito, faz um corte de 3 centímetros na mama esquerda de uma mulher. Enfia dois dedos fundo, cavoca e tira um pedaço de tecido mole. Une a pele com os dedos e dá três pontos com uma agulha grosseira. O ferimento quase não sangra. Ereta, a mulher tem o olhar perdido e o rosto relaxado como se estivesse deitada em uma espreguiçadeira numa praia do Caribe. A operação dura menos de 3 minutos. Ela é levada a uma enfermaria improvisada, enquanto um jovem passa à frente para ser operado. Desta vez, o homem de branco pega uma tesoura envolta em um algodão úmido e enfia bruscamente na narina direita do paciente, que permanece imóvel. O procedimento é ainda mais rápido porque não há cortes. Ao final, o homem diz: "Pode seguir. Você está curado". Não há gemidos, gritos de dor ou sirenes de ambulância. O silêncio impera no local. Bem-vindo ao mundo das cirurgias espirituais.
É preciso ter estômago forte para acompanhar as operações feitas por João Teixeira de Faria, o João de Deus ou John of God, como é conhecido pelos estrangeiros que representam hoje 70% de seus pacientes. O mais procurado cirurgião espiritual em atividade no mundo já confessou que não aguenta ver sangue. Mas, durante as cirurgias na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, interior de Goiás, a 117 quilômetros de Brasília, ele garante estar possuído por espíritos que têm o dom da cura.

Seriam mais de 30 entidades que operam pelas suas mãos. Ou seja, João de Deus estava tecnicamente fora de si quando enfiou os dois dedos no seio da mulher e a tesoura no nariz do jovem. Sua consciência estaria dominada pelo cirurgião português Augusto de Almeida, morto em 1941, ou pelo próprio Inácio de Loyola, santo do século 14 que dá nome à Casa - ele não sabe dizer qual dos dois.

João de Deus nada mais é do que um fazendeiro semianalfabeto, pai de 11 filhos, de mulheres diferentes. Há 54 anos em atividade, já "tratou" mais de 9 milhões de pessoas. A maioria das cirurgias é realizada sem cortes na pele. As outras, com incisão de facas e bisturis sem assepsia, chamadas de visíveis, são feitas somente em quem pede. Além de atender na Casa Dom Inácio, o médium viaja anualmente para os Estados Unidos, a Áustria e a Suíça para dar conta da fama internacional, muito maior do que em seu próprio país. Na longeva carreira, só houve o registro de uma morte. A austríaca Martha Raucher morreu de infarto em um final de tarde em fevereiro de 2012 na Casa Dom Inácio. João de Deus não estava no local no momento, e a austríaca não havia sido submetida a cirurgias com cortes pelo que se tem notícia. O Ministério Público arquivou as denúncias contra o cirurgião espiritual por falta de provas. No momento, não há nenhuma investigação em curso.

Geralmente, quem procura João de Deus já foi desenganado pela medicina ou está há anos em tratamento sem sucesso. O médium não promete cura a ninguém, mas proliferam relatos sobre seus milagres. Um dos mais famosos é o da atriz Shirley MacLaine, responsável por divulgar o nome do médium no exterior, que diz ter sido curada de um câncer no abdômen com sua ajuda. Em 2012, Oprah Winfrey foi a Abadiânia conhecer pessoalmente John of God. Chegou descrente. "Fui ao Brasil preparada para duvidar do que os meus olhos vissem", revelou Oprah no seu site. "Mas o corpo não mente. Quando João de Deus entrou na sala e fez sua primeira cirurgia numa mulher que tinha o braço paralisado, ele me chamou para chegar mais perto. Fez uma incisão de 1 polegada no seio dela. Pensei: `Sim, é uma faca mesmo e, sim, é sangue pingando nas suas calças brancas. Como isso pode estar acontecendo sem anestesia, sem ela sequer pestanejar?", contou Oprah, que foi amparada por uma voluntária para recobrar os sentidos. Apesar do choque, a apresentadora diz ter sentido uma profunda e inexplicável sensação de paz e gratidão. Todo ano, a pequena cidade goiana ganha novos moradores que desejam ser voluntários na Casa Dom Inácio em agradecimento pelas curas. Estima-se que sejam mais de 300 pessoas que largaram tudo para ficar perto do médium.


Tradição nacional

Junto das Filipinas, o Brasil é a terra dos cirurgiões espirituais. O antropólogo norte-americano Sidney Greenfield, autor da mais ampla pesquisa sobre o tema no Brasil, que resultou no livro Spirits with Scalpels: The Cultural Biology of Religious Healing in Brazil ("Espíritos com bisturis: a cultura biológica das curas religiosas no Brasil, sem edição em português), diz que o sincretismo religioso e a mente aberta do brasileiro contribuíram para manter acesa as velhas crenças místicas no sobrenatural mesmo com o inconstetável avanço da medicina no último século. "Nos Estados Unidos, quando uma criança diz ter visões ou ouvir vozes, ela é levada ao psiquiatra. No Brasil, ela é encaminhada primeiro a um centro espírita. Não se vê como um problema, mas como um dom", diz Greenfield.

Nem sempre foi assim. O precurssor mais notório de João de Deus, José Pedro de Freitas, conhecido como Zé Arigó, foi condenado duas vezes por exercício ilegal da medicina. Na primeira, em 1958, Arigó recebeu um indulto do então presidente, Juscelino Kubitschek, cuja filha havia sido tratada pelo espírito de Dr. Fritz, um suposto médico alemão morto em 1918, que encarnava no médium, nascido no interior de Minas Gerais. Na segunda condenação, porém, em 1964, Arigó ficou sabendo o significado de indulto (perdão por um crime) e o recusou porque não queria ser perdoado por um crime que não praticara.

Arigó ganhou fama depois de supostamente operar um câncer do senador mineiro Lúcio Bittencourt. Nas vésperas das eleições de 1950, Bittencourt chamou Arigó, um líder sindical carismático de Congonhas (MG), para um comício em Belo Horizonte. Arigó, que até então lutava contra seus poderes mediúnicos, que o atormentavam desde a adolescência, aceitou o convite. Depois do evento, recolheram-se a um hotel. De madrugada, Arigó invadiu o quarto do senador com uma navalha na mão. Bittencourt tentou se defender, mas sentiu o corpo amolecer e perdeu os sentidos. Acordou com o pijama rasgado nas costas e sujo de sangue seco. Atordoado, procurou o hospital e o médico lhe informou que ele havia sido operado. O tumor no pulmões, que quase o deixara fora da campanha, havia sido extirpado por Arigó durante a estranha invasão ao quarto de hotel. Em relato ao jornalista Herculano Pires, autor de Arigó: Vida, Mediunidade e Martírio, o médium diz ter escutado atônito o senador lhe contar o que havia ocorrido. Arigó não lembrava de nada. Não guardara nenhum registro da noite porque não era ele que teria feito a cirurgia, mas Dr. Fritz, o espírito que havia tomado conta da sua consciência.

O episódio na capital mineira marcou o início da carreira paranormal de Arigó. Durante 20 anos, supostamente encarnando Dr. Fritz, Arigó fez cirurgias usando facas de serra, canivetes, bisturis e tesouras sem nenhuma assepsia e anestésico, mas como uma perícia de fazer inveja a cirurgiões experientes - muitos vieram dos EUA para atestar se não era farsa e saíram estupefatos, como o cientista Andrija Puharich, ele mesmo operado por Arigó de um lipoma no braço.

Os atendimentos de Arigó no Centro Espírita Jesus Nazareno começavam às 7 horas da manhã - à tarde, o médium batia ponto no INSS local. Incorporado pelo espírito de Fritz, assumia um sotaque alemão. Tratava mais de 200 pessoas até o meio-dia, com rispidez. Mandava-os formar filas, fazia as operações em segundos (como João de Deus), mandava embora os casos sem cura e pedia aos mais graves voltarem para novas consultas. Quando não operava, fazia diagnósticos certeiros sem olhar para o doente. Prescrevia longas receitas de remédios, muito deles recém-lançados e estrangeiros. Não cobrava um tostão de ninguém.

Em duas décadas, estima-se que Arigó tenha atendido 2 milhões de pessoas, sem nenhum paciente ter movido uma ação contra ele. As duas condenações por curandeirismo partiram de denúncias da classe médica. Morreu em 1971, em um acidente de carro.

Depois de perder seu pupilo, o espírito de Dr. Fritz seguiu à procura de novos médiuns. Encontrou os irmãos baianos Edivaldo de Oliveira Silva e Oscar Wilde (homônimo do escritor), depois o médico pernambucano Edson Queiroz, que chegou a ter seu registro cassado por dois anos. É um dos espíritos mais presentes nas cirurgias paranormais.

Mas as carreiras dos cirurgiões psi não são sempre imaculadas. Os casos de fraudes e trapaças são frequentes até entre famosos, como o filipino Antonio Agpoa. Antes de morrer, em 1982, o cirurgião foi criticado por ex-pacientes insatisfeitos com seus tratamentos. Apesar de não aceitar pagamento pelas consultas, Agpoa não recusava grandes doações. Acabou milionário - contruiu um hotel 5 estrelas para hospedar a legião de enfermos a sua procura. São fartos também os casos de cirurgias espirituais que não passam de truques ilusionistas. Relatos documentados em revistas médicas dão conta de que tumores e quistos extraídos das supostas operações eram, na verdade, de animais.

No Brasil, cientistas da Universidade Federal de Juiz de Fora decidiram investigar se as operações de João de Deus não seriam fraudes. O psiquiatra Alexander Moreira-Almeida, diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF, investigou 30 operacões do médium. Em seis delas, recolheu tecidos extraídos e os analisou em laboratório. Todos eram compatíveis com as regiões do corpo operadas. Porém apenas um dos tecidos analisados apresentava anomalias, os demais eram sadios - o que trouxe a dúvida sobre a real necessidade das operações visíveis. "Aparentemente, não teriam efeito específico na cura dos pacientes", concluiu. Mas não havia truque: os médiuns realmente cortavam a pele. Acompanhados, os pacientes não apresentaram sinais de infecção ou dor.

O antropólogo americano Sidney Greenfield foi ainda mais a fundo na investigação das polêmicas cirurgias. Greenfield veio ao Brasil nos anos 90 e filmou dezenas de operações de norte a sul do Brasil. Para atestar a veracidade dos procedimentos, levou os registros a um congresso de mágicos. Queria saber se estava diante de ilusionistas. Escutou um "não". Mas os especialistas em truques apontaram algo curioso. Geralmente, as cirurgias eram feitas em centros espíritas, diante de dezenas de doentes. No momento em que os médiuns empunhavam o bisturi, quem estava em volta parecia estar em transe. Hipnotizados. Na Casa Dom Inácio, de João de Deus, por exemplo, é exigido que se vista branco e não se cruzem os braços. Nas paredes e em pequenos altares, santos e pedras espalham-se pela sala, enquanto 150 pessoas oram em silêncio. Há um cenário propício para a meditação. Estava aí uma possível resposta para a segunda pergunta que intriga a ciência: como operações feitas por cirurgiões sem diploma e alheios à higiene não provocam dor ou infecção?

Greenfield colocou os videoteipes embaixo do braço e foi a um congresso de hipnoterapeutas. O material recebeu atenção especial de uma autoridade no assunto, o psicólogo Ernest Rossi, seguidor do psiquiatra americano Milton Erickson, um dos primeiros a aplicar hipnose em uma sessão de terapia. Segundo Erickson, a mente fica naturalmente suscetível a entrar em transe num ciclo que ocorre a cada uma hora e meia ou duas horas, ficando mais focada e aberta às palavras do terapeuta - ele defendia que o paciente devia ficar, no mínimo, duas horas com seu analista. Grande parte dos rituais religiosos leva mais de uma hora e pode envolver rezas, danças, cantos, meditação, depoimentos e tratamento espiritual, incluindo as polêmicas cirurgias com cortes. "Os rituais de umbanda e os kardecistas duram mais que duas horas. Além disso, repetem 'você não vai sentir dor!' Essa informação é transmitida ao corpo como um remédio", explica Greenfield. Um remédio poderoso. Segundo Rossi, palavras, pensamentos e emoções acionam a liberação de hormônios que, eventualmente, amplificam a nossa imunidade.

O clima propício a estados alterados de consciência, combinado com a crença na cura e com alterações hormonais decorrentes do relaxamento e capazes de turbinar a imunidade, é uma das hipóteses para explicar por que uma cirurgia espiritual com corte não provoca dor e pode, surpreendentemente, trazer benefícios. A própria medicina coleciona casos similares. Setecentos anos atrás, um jovem pároco recebeu o diagnóstico de um câncer na tíbia que crescia para fora da pele. Na véspera da cirurgia de amputação, rezou intensamente e, ao adormecer, sonhou que estava curado. Ao acordar, viu que a enorme ferida havia desaparecido. Voltou ao médico, que constatou não haver mais tumor. A doença nunca teria voltado. O jovem, conhecido como são Peregrino, virou o padroeiro da remissão espontânea do câncer e alimentou a crença popular de que é possível reverter prognósticos fatais. Na verdade, a remissão espontânea existe, sim. Em 1966, os médicos Tilden Everson e Warren Cole chegaram à conclusão que ela ocorre uma vez em 100 mil casos. O livro Spontaneous Remission ("Remissão espontânea", sem tradução para o português), de 1993, documentou 3,5 mil referências a cura espontânea não só de câncer como também de outras doenças graves.

A investigação sobre o que estaria por trás do sumiço espontâneo do câncer é surpreendente. Em 1891, um jovem cirurgião chamado William Coley, abatido com a perda do seu primeiro paciente, começou uma pesquisa obstinada para descobrir tratamentos mais eficazes. Foi quando se deparou com o relato médico de um imigrante operado duas vezes para a remoção de um tumor do tamanho de um ovo na bochecha. Os cortes da cirurgia não cicatrizaram direito e formaram uma ferida aberta, que acabou infectada por uma bactéria. O paciente ardeu de febre, e os médicos tinham pouco a fazer. Mas a febre cedeu e, ironicamente, o tumor foi diminuindo até desaparecer. Coley não demorou a se dar conta de que a infecção tinha sido, de alguma forma, a responsável pela cura. O sistema imunológico, ativado para combater a bactéria, também se voltou contra o câncer por tabela. Coley teve dificuldades de repetir o caso do imigrante em seus pacientes - às vezes, a infecção acaba matando o doente antes de destruir o câncer. Mas a descoberta mostrou à ciência como o nosso organismo tem capacidade própria para deter inimigos. Só precisamos de uma ajudinha.


Cirurgias espirituais
Elas podem ter efeitos reais, sim, mas não podem ser indicadas como tratamento efetivo.

Com corte
São feitas por médiuns, que alegam encarnar espíritos de médicos, em casas espíritas e entidades filantrópicas, especialmente no Brasil e nas Filipinas, dois países em que a prática segue em alta. As operações duram menos de 5 minutos, não têm anestesia nem assepsia dos materiais usados, como bisturis, facas de serra e tesouras. Em muitos casos, não há sutura. A cicatrização ocorreria mediante "ordem" dos médiuns, assim como a cessação da hemorragia. Os pacientes não costumam sentir dor durante a cirurgia e até hoje não há registro de infecção. Os resultados podem ser inócuos, apesar de haver relatos de cura.
Sem corte
Grande parte das cirurgias espirituais envolve transfusão de "energias", via orações, meditação e transe. São basicamente duas modalidades: no local e à distância. As operações à distância exigem que o paciente vista branco, deite em lençóis também alvos, com um copo de água ao lado - acredita-se que a água tenha o poder de guardar as boas energias. Para os espíritas, as cirurgias sem corte curam o corpo espiritual do paciente, o "perispírito", que, quando desorganizado, é fonte de doenças.


Fonte: Revista SuperInteressante

Profissão: Paranormal

POR Melissa Schröder 

Eles ajudam a resolver crimes, fazem espionagem, trabalham para exércitos e dão pitacos no mundo dos negócios. Conheça pessoas que construíram uma carreira utilizando suas habilidades psi
patricia arquette mediumDivulgação

Na série Medium, as visões de Allison (Patricia Arquette) a ajudam a investigar crimes
Videntes, caçadores de fantasmas e paranormais sortidos seguem desafiando o racionalismo mundial, predominante desde o século 17, quando a ciência começou a abafar crendices de todo tipo. Mesmo sem comprovação em laboratório, os fenômenos ainda constrõem carreiras e são empregados até na solução de crimes.

Um menino de 5 anos que morava na cidade de Salinas, a 40 quilômetros da capital uruguaia, Montevidéu, havia desaparecido, e as autoridades estavam sem pistas. Sofrendo pressão da opinião pública e de familiares do garoto, resolveram recorrer a um paranomal, o publicitário Marcelo Acquistapace. A solução desesperada veio de Fabio Puentes, um especialista em hipnose, que indicou alguns paranormais para a polícia. Puentes conhecia as habilidades de Marcelo havia 7 anos e o chamou para ajudar. Naquele dia de fevereiro de 1991, o paranormal conseguiu descrever os últimos passos da criança após tocar em objetos do garoto, mas não viu nada sobre o seu destino. Dias depois, a imagem de 2 tanques de água ao lado de uma lagoa surgiu em sua mente. "Em casos de desaparecidos, a primeira coisa que tento saber é se a pessoa está viva ou morta", explicou Marcelo para a série Superhumanos Latinoamérica, do canal History Channel, em 2012. Quando ele descobre que a pessoa está morta, relata sentir uma onda de energia desde o pescoço até as costas e um sentimento de tristeza. Foi esse o destino do garoto de Salinas. Seu corpo foi encontrado enterrado de cabeça para baixo na beira da lagoa que o paranormal descreveu.

O sumiço do garoto de Salinas foi o primeiro trabalho de Marcelo para a polícia. Desde então, já ajudou as autoridades em mais de 100 casos, que registra com detalhes em seu blog. Paranormal e publicitário, é um artista plástico reconhecido por todo o Uruguai e, além da trabalhar para a polícia, também é procurado por quem busca informações sobre parentes desaparecidos. Em 2012, o paranormal uruguaio deu dicas da localização de um avião que desapareceu sobre o rio da Prata a pedido das famílias do piloto e do copiloto. Atualmente, ministra cursos e conferências pagas para falar de seus poderes clarividentes.

A polícia recorre a Marcelo Acquistapace porque ele teria o dom da clarividência - ou visão remota, uma espécie de habilidade secreta da mente estudada pela parapsicologia que permite ao paranormal enxergar pessoas e objetos que estão além do alcance dos seus olhos.

O uruguaio, por exemplo, diz que pode localizar objetos, pessoas e descrever ações que estão acontecendo ou já aconteceram, revelar o conteúdo de um envelope fechado e ver o que está atrás de uma porta. Durante um teste com o uruguaio, foi dada a uma pessoa a instrução de ir até algum lugar de Montevidéu. Ela decidiria o destino sozinha e não contaria a ninguém. Em outro ponto da cidade, apenas com uma foto e os dados (nome completo e data de nascimento) da pessoa, Marcelo conseguiu descrever o local. Ele desenhou uma baia, disse que via mar, areia, prédios e carros. Depois, relatou detalhes, como um granito da cor salmão. Quando as impressões do paranormal foram comparadas com a realidade, a semelhança era visível. A pessoa estava em uma das avenidas de Pocitos, na costa da capital uruguaia, dentro de um prédio onde o piso era feito de granito salmão.

Já faz um século que pesquisadores tentam provar cientificamente a existência de fenômenos paranormais. Os estudos tratam de uma das quatro habilidades básicas: telepatia (transmissão de pensamentos entre pessoas ou animais), clarividência (habilidade de ver algo remotamente), psicocinese (mover objetos e influenciar pessoas com o poder da mente) e precognição (acesso aos acontecimentos futuros). Apesar de séculos de relatos impressionantes, como os de Marcelo, a paranormalidade ainda é um mistério científico. Os céticos alegam que os estudos produzidos pela "pseudociência" não têm resultados reproduzíveis. Isto é, sempre que se repete um estudo envolvendo fenômenos psi, as conclusões mudam. E também não há hipóteses convincentes que levem a uma investigação mais profunda para explicar o funcionamento desses poderes. Como Acquistapace localizou o menino desaparecido? A ciência nunca conseguiu descobrir. Para céticos, parte dos relatos não passa de truque ou pura sorte. Seja como for, os sensitivos continuam impressionando.

minority reportDivulgaçãoEm "Minority Report", a polícia usa o poder de três videntes para prevenir crimes. 


Soldados Sensitivos

Até o governo americano investiu dinheiro em pesquisas para provar a existência de poderes parapsíquicos. Nos anos 70, em plena Guerra Fria, a CIA foi assolada pelo boato de que a União Soviética estava conduzindo pesquisas em fenômenos psi para usar como arma de guerra. Verdade ou não, os americanos preferiram não arriscar: estariam em desvantagem se os russos dominassem habilidades incomuns. Foi esse rumor que deu início ao projeto Stargate, que custou US$ 20 milhões aos cofres públicos americanos durante seus 23 anos de vida.

O objetivo do Stargate era recrutar e formar uma tropa paranormal, capaz de usar a visão remota para espionar. A seleção inicial foi feita no Stanford Research Institute (SRI), na Califórnia, onde os ex-físicos Russel Targ, Harold Puthoff e Edwin C. May foram chamados para investigar os fenômenos psi mais a fundo. Eles começaram fazendo testes simples com os soldados para classificar aqueles com um perfil mais paranormal. Uma das provas do SRI consistia em acertar a carta do baralho que outro soldado estava segurando na mão. Na verdade, esse mesmo teste já tinha sido feito 40 anos antes pelo psicólogo americano Joseph Banks Rhine, considerado o pai da parapsicologia. Para testar a telepatia e a clarividência, Rhine posicionava 2 pessoas em prédios diferentes. Enquanto um dos voluntários colocava as cartas na mesa, aquele no outro prédio tentava adivinhar o naipe delas. Porém, o baralho de Rhine tinha 5 naipes, e não 4, o que diminuía as chances de acerto para 20%. De 800 tentativas, os voluntários acertaram, em média, 26%. Ou seja, pouco mais do que sorte pura. O resultado poderia provar a paranormalidade? Rhine morreu na década de 80 acreditando que sim. Durante o Stargate, Targ e os pesquisadores de Stanford se inspiraram no trabalho de Rhine. Em outros testes, eles pediam que os soldados fizessem um desenho do que outro membro da equipe estava observando naquele exato momento a quilômetros de distância. Um dos voluntários, o comissário de polícia aposentado Pat Price, fechava os olhos sentado e, depois de alguns minutos, dizia o que tinha visto. Foi assim que ele ajudou a descobrir a identidade do sequestrador de Patricia Hearst. Neta de Willian Hearst, o poderoso magnata da imprensa americana que inspirou o personagem do filme Cidadão Kane, Patricia era a herdeira de um conglomerado de mídia.

Em 1974, ela foi feita refém pelo Exército Simbionês de Libertação (uma organização que promovia atos de violência nos EUA). Price foi levado ao local do sequestro e pediu para ver fotografias das pessoas que estavam lá na hora do rapto. Entre 40 fotos, o paranormal identificou Donald De Freeze como o responsável. Visualizou e descreveu ainda o local onde o sequestrador havia abandonado um carro. O veículo, que continha provas, foi facilmente encontrado pela polícia. Muitos voluntários do Stargate conseguiram desenvolver a visão remota, o que levou à conclusão de que essa pode ser uma habilidade adormecida em qualquer pessoa. Um estudo publicado em 1991 pelo islandês Erlendur Haraldsson, psicólogo que estuda evidências de reencarnação, diz que um quinto da população mundial acredita já ter vivido experiências clarividentes.


O Stargate acabou em 1995, quando Bill Clinton considerou os gastos muito caros para poucos resultados. Além disso, com o fim da Guerra Fria, o projeto não fazia mais sentido. Mas seus membros levaram os poderes adiante. Muitos deles escreveram livros, contando suas experiências e até uma sátira em filme, Os Homens que Encaravam Cabras (foto), foi produzida e estrelada pelo galã George Clooney - seu personagem pode matar uma cabra com os olhos. Um dos melhores visualizadores remotos do Stargate era Joseph McMoneagle. Para o projeto do Exército americano, ele realizou experimentos fantásticos. Em uma ocasião, os militares queriam saber o que os russos estavam guardando dentro de um enorme galpão no norte da URSS. Chamaram McMoneagle e mostraram a ele uma foto. Depois de alguns segundos, ele afirmou com certeza: "É um submarino". O galpão ficava a quase 1 quilômetro da água e não era comum construir algo tão grande e pesado longe da costa. Mas, 4 meses depois, lá estava o submarino.
O fim do Stargate fez McMoneagle dar um novo rumo a sua carreira. Ele se tornou um paranormal empreendedor. Abriu a Intuitive Intelligence Applications, empresa que presta consultoria utilizando poderes psi. Os serviços de visão remota ajudam pesquisadores que desejam saber qual terreno é melhor para começar uma escavação arqueológica e mineradoras em busca de um terreno rico. Também oferece sua habilidade de prever o futuro para sugerir investimentos e apostas tecnológicas. Ele alega ter antevisto o livro eletrônico em 1994. Os conselhos não custam barato: US$ 250, a hora, e US$ 1.500, o dia.

Mas, entre todos os detetives paranormais, apenas uma foi convidada pelo FBI - a agência de investigação mais famosa do mundo - para dar palestras aos seus futuros agentes. Noreen Renier tem 76 anos e mais de 600 casos na bagagem, entre homicídios, desaparecimentos e estupros. Ela ficou famosa depois de prever que Reagan, o ex-presidente dos EUA, seria baleado no peito em 1981, mas sobreviveria. Desde então, auxilia a polícia de 28 Estados e 3 países e cobra em torno de US$ 1 mil por consulta. Em seu livro A Mind for Murder ("Uma mente para assassinato", sem tradução em português), ela descreve um caso de desaparecimento em que usou a carteira e um sapato para encontrar um desaparecido. A vítima era Norman Lewis, de 66 anos, que saiu de sua casa, em uma pequena cidade da Flórida, e simplesmente sumiu com seu caminhão vermelho.

Dois anos depois, Noreen foi chamada para o caso e recebeu os objetos de Lewis. Quando tocou neles, viu que o idoso estava com seu caminhão. Ele teria saído da estrada e caído em uma fenda. Mais tarde, a detetive também disse que ele estava morto e imerso na água. Lewis foi encontrado no lago em uma pedreira perto de sua casa. Ele estava dentro do caminhão vermelho. E submerso pela água


Fonte: Revista Superinteressante

Rússia bombardeia cidade de Raqqa, reduto do Estado Islâmico na Síria

Da Agência Lusa

Aviões de combate russos bombardearam a cidade síria de Raqqa, reduto de jihadistas do grupo extremista Estado Islâmico (EI) no Nordeste do país, e destruíram infraestruturas “utilizadas para treinar terroristas”. A informação foi anunciada hoje (2) pelo Ministério da Defesa russo.

dvd


“Em 1º de outubro, caça-bombardeiros Su-34 atacaram um campo de treinamento do EI e um posto de comando camuflado a sudoeste da cidade de Raqqa”, informou o ministério em comunicado.

“Como resultado dos ataques, o posto de comando foi neutralizado e a infraestrutura utilizada para treinar terroristas foi completamente destruída”, acrescentou.

O anúncio da Rússia foi feito pouco depois de a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos ter informado que pelo menos 12 combatentes do EI morreram em bombardeios contra Raqqa.

Os aviões de combate, que a organização disse desconhecer se eram russos ou da coligação internacional, bombardearam a área nove vezes.

Entre os mortos há combatentes sírios e de outras nacionalidades, assim como um comandante iraquiano e outro tunisiano.

A aviação russa iniciou na quarta-feira (30) ataques aéreos na Síria. Moscou garante que os alvos são posições do Estado Islâmico, mas os primeiros bombardeios foram nas províncias de Idleb, no Nordeste, Homs e Hama, no centro da Síria, tendo visado aparentemente grupos da oposição moderada, apoiados e treinados pelos Estados Unidos.


Merkel tem chance de conquistar Nobel da Paz, diz jornal alemão

Da Agência Lusa Edição: Graça Adjuto

O jornal alemão Bild informou hoje (2) que a chanceler Angela Merkel é candidata séria ao Prêmio Nobel da Paz, que será atribuído na próxima sexta-feira, pelo papel desempenhado nas crises migratória e ucraniana.

"A chanceler Angela Merkel tem boas perspectivas de conquistar o Prêmio Nobel da Paz", destacou na capa o jornal mais lido na Alemanha.

CD


Nessa quinta-feira, Kristian Berg Harpviken, diretor do Instituto de Investigação sobre a Paz (Prio) de Oslo e um dos peritos mais ouvidos sobre o Nobel da Paz, previu a vitória da líder alemã.

"Angela Merkel terá o prémio Nobel da Paz", declarou em conferência de imprensa.

"Penso que a crise europeia dos refugiados - ou a crise mundial dos refugiados em situações igualmente dramáticas em grandes zonas da Ásia de Leste - vai dominar a atenção do Comitê Nobel Norueguês este ano", afirmou.

"Merkel foi a pessoa que assumiu a liderança" desta questão na Europa, acrescentou.

A chanceler alemã proclamou que a União Europeia tinha o dever moral de receber centenas de milhares de refugiados, que chegaram à Europa este ano, e abriu as portas do seu país que espera acolher entre 800 mil e um milhão de requerentes de asilo em 2015.

Esta posição valeu a Merkel uma série de críticas dos parceiros políticos na Alemanha.

A líder alemã foi também uma das principais responsáveis pelos acordos de Minsk, no início do ano, que resultaram em cessar-fogo relativamente respeitado no leste da Ucrânia, onde as tropas governamentais e os rebeldes pró-russos se confrontam.

Um outro perito do Nobel, o historiador norueguês Asle Sveen, considerou que o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) é um candidato mais bem colocado para conseguir o prémio.

"Tenho na minha lista o Acnur e Mussie Zerai, padre eritreu, que desempenhou um papel central na ajuda aos refugiados que atravessam o Mediterrâneo a partir do norte de África para a Europa", disse.

No ano passado, o Nobel da Paz foi atribuído à paquistanesa Malala Yousafzai e ao indiano Kailash Satyarthi.




Ministério Público francês abre investigação contra Volkswagen

Da Agência Lusa

O Ministério Público francês abriu hoje (2) investigação preliminar por fraude contra o grupo alemão Volkswagen pelo escândalo dos motores a diesel adulterados para falsificar as emissões de gases poluentes, informaram fontes judiciais.



Segundo as fontes, citadas pelas agências EFE e AFP, a decisão do Ministério Público foi motivada por "todos os elementos que apareceram nos meios de comunicação" sobre o caso e pela notificação apresentada por um funcionário da região de Paris, que não quis se identificar.

A investigação foi aberta por suspeita de fraude grave em uma mercadoria, o que pode ser perigoso para a saúde.

O grupo Volkswagen é suspeito de ter equipado veículos vendidos em todo o mundo com um software que permite falsificar os controles antipoluição.

Quase 1 milhão de veículos a diesel vendidos nos últimos anos na França, das marcas Volkswagen, Audi, Skoda e Seat, foram equipados com o software, segundo a filial francesa da empresa. Em todo o mundo, foram cerca de 11 milhões de veículos. O escândalo provocou a demissão do presidente executivo do grupo, Martin Winterkorn.

A Organização Mundial da Saúde classificou, em 2012, os gases liberados pelos motores a diesel como cancerígenos.

A ministra da Ecologia da França, Ségolène Royal, que anunciou a realização de testes aleatórios em uma centena de veículos vendidos na França, denunciou o escândalo como "uma forma de roubo ao contribuinte e ao Estado".

Paralelamente à investigação do Ministério Público de Paris, numerosos processos contra o grupo alemão foram anunciados na França por uma associação ecologista, por proprietários de veículos a diesel da Volkswagen e por acionistas franceses do grupo.

Processos judiciais foram abertos em numerosos países, entre eles uma ação contra o grupo nos Estados Unidos.


Em Assembleia Geral da ONU, Coreia do Norte pede tratado de paz

Da Agência Lusa Edição: Graça Adjuto

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte afirmou nas Nações Unidas que um tratado de paz era urgentemente necessário para evitar a repetição do impasse militar registado na Ásia há dois meses. As tensões aumentaram na península coreana em agosto, depois de tiros na fronteira.

“Tendo atravessado o incidente de agosto que fez o Nordeste da Ásia e o mundo inteiro conter a respiração em ansiedade, tornou-se hoje uma questão crucial substituir o acordo de armistício com um tratado de paz sem mais demora", disse nessa quinta-feira o ministro dos negócios estrangeiros, Ri Su Yong, na Assembleia Geral da ONU.

Ri Su Yong disse que a substituição do acordo 1950-1953 por um tratado de paz permanente "exige a corajosa decisão dos Estados Unidos antes de todos" e acrescentou que a Coreia do Norte estava pronta para iniciar conversas.

A Coreia do Norte coloca o ônus sobre Washington para fazer um gesto para iniciar o diálogo. Washington, por sua vez, afirma que qualquer diálogo com Pyongyang terá de incluir discussões sobre o programa nuclear e os direitos humanos.

O ministro também criticou as Nações Unidas por “meras contagens que podem ser abusadas pelos Estados Unidos”, depois de uma comissão de inquérito da ONU ter concluído que o regime de Pyongyang cometia generalizados abusos contra os direitos humanos.

A Guerra da Coreia (1950-1953) resultou em um acordo temporário de paz em vez de um tratado, o que significa que as duas Coreias continuam tecnicamente em guerra.

Ri Su Yong também se reuniu com o secretário-geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki-moon e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros.

Ban Ki-moon disse que as Nações Unidas estavam prontas para ajudar a facilitar o diálogo.


Cúpula em Paris pretende reforçar processo de paz na Ucrânia

Da Agência Lusa

Os líderes da França, Alemanha, Rússia e Ucrânia reúnem-se hoje (2) em Paris para debater o reforço do processo de paz na Ucrânia. Apesar de o cessar-fogo ser globalmente respeitado desde o início de setembro entre as forças ucranianas e os rebeldes pró-russos do Leste da Ucrânia, ainda parece longe um acordo para uma solução política duradoura.

Esta semana, representantes de Kiev e dos combatentes separatistas russos assinaram um acordo decisivo sobre a retirada de seu arsenal da “linha de separação” dos territórios controlados pelos rebeldes no leste do restante território ucraniano.

A retirada do arsenal, para além do acesso dos observadores internacionais às zonas rebeldes, será um dos temas em debate na reunião de hoje na capital francesa, que conta com a presença dos presidentes francês, russo e ucraniano, François Hollande, Vladimir Putin e Petro Poroshenko, respetivamente, e da chanceler alemã, Angela Merkel.

“A retirada das armas é um importante passo para garantir a segurança do cessar-fogo no Leste da Ucrânia”, considerou esta semana, em comunicado, o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier.

“No entanto, não é suficiente”, acrescentou. “Muitos outros pontos do acordo [de Minsk 2, assinado em fevereiro] ainda não foram aplicados. Espero que Kiev e Moscou estejam preparadas para trabalhar nessa direção”, frisou o chefe da diplomacia alemã.

No âmbito do acordo Minsk 2, o Leste da Ucrânia deverá organizar eleições locais no final de 2015 e devolver ao governo de Kiev o controle da fronteira com a Rússia.

O conflito armado entre os rebeldes separatistas pró-russos e as forças de Kiev já causou perto de 8 mil mortos desde seu início, em abril de 2014.


Venezuela assume presidência do Conselho Permanente da OEA

Da Agência Lusa Edição: Graça Adjuto

Mandato da Venezuela na presidência do Conselho Permanente da OEA vai durar três mesesArte Dijor
A Venezuela assumiu hoje (2) a presidência do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) com o objetivo de “reestruturar” a entidade, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Delcy Rodríguez.

A presidência do Conselho Permanente é assumida de forma rotativa por todos os Estados-Membros da organização, e o mandato da Venezuela vai durar três meses, até 31 de dezembro.

"Assumimos a presidência do Conselho Permanente da OEA com a intenção de agir em benefício dos nossos povos. Unimos esforços com a Celac [Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos] e a Unasul [União de Nações Sul-Americanas] para a reestruturação da OEA", acrescentou a chefe da diplomacia venezuelana em sua conta no Twitter.

Delcy Rodríguez afirmou que a Venezuela está comprometida com a transformação da OEA, "a favor dos povos e não de interesses hegemônicos".

"A Venezuela sabe qual foi a participação da organização no golpe de Estado contra o comandante (Hugo) Chávez. Isso deve acabar. A diplomacia bolivariana traz uma mensagem de paz e solidariedade à OEA”, afirmou a ministra.

Em setembro, o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, fez duras críticas ao governo da Venezuela, em carta aberta, para se defender das acusações feitas contra ele pelo ex-ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano Elías Jaua.


Festival do Rio terá mais de 250 filmes de 60 países

Nanna Pôssa – Repórter do Radiojornalismo/EBC Edição: Maria Claudia

A 17ª edição do Festival do Rio começa amanhã (1º). São mais de 250 filmes, de cerca de 60 países, além de debates e encontros. A abertura da maratona, que vai até o dia 14 de outubro, terá exibição do documentário Chico – Artista Brasileiro, de Miguel Faria Jr. A sessão marca a volta do festival ao Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, que ficou fechado por quase um ano para reforma.

A tradicional sala da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, será palco do Cine Encontro, evento com ingressos populares onde o público assiste a pré-estreias nacionais e conversa com atores, produtores e diretores.

Em entrevista exclusiva para o programa Arte Clube, da Rádio MEC AM do Rio de Janeiro, o diretor do evento Marcos Didonê explica que o Cine Encontro é uma oportunidade para quem quer conhecer o processo de produção da sétima arte.“Essa é a grande felicidade do festival, mostrar esse processo para as pessoas poderem ter mais contato com os realizadores do cinema nacional”, afirmou.

Este ano, a Première Brasil agrega mais de 50 títulos distribuídos nas categorias Competitiva, Hors Concours, Novos Rumos e a mostra especial Rio 450, em comemoração ao aniversário da cidade.

Na mostra competitiva, os filmes disputam o Troféu Redentor, eleito por voto popular (melhores longa-metragem e curta-metragem) e pelo júri oficial. “É o filé mignon, nós recebemos 200 filmes e selecionamos 20. Há um frisson muito grande dos produtores e diretores porque os filmes que são premiados no Festival tem uma vida mais longa na distribuição”, disse Marcos Didonê.

O festival vai escolher também o melhor filme de temática LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). Segundo um dos diretores do Festival do Rio, Marcos Didonê, 25 filmes disputam o Prêmio Felix. “Exibimos o que de melhor existe. Pesquisamos em festivais do mundo inteiro”, afirmou.

O evento terá mostras especiais sobre o Noir Mexicano, produções de animação japonesas do Estúdio Ghibli e aos Grandes Mestres do Cinema, entre eles uma homenagem especial à Orson Welles. Serão dez filmes e debates no Centro Cultural do Banco do Brasil para marcar os100 anos de nascimento do diretor, ator, dramaturgo e radialista americano. A programação completa está no site http://www.festivaldorio.com.br/


Termina hoje prazo para regularizar dívidas de empregados domésticos com o INSS

Agência Brasil Edição: José Romildo

Termina hoje o prazo para que empregadores regularizem dívidas de empregados domésticos com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os débitos poderão ser parcelados em até 120 prestações, sem descontos. Se for à vista, o pagamento poderá ser feito com redução de 100% de multas, de 60% de juros de mora e de 100% do valor dos encargos legais e advocatícios.

Para o pagamento à vista, o valor total devido pelo empregador doméstico deverá ser quitado nesta quarta-feira (30), após as deduções. Para o pagamento das prestações do parcelamento, a primeira prestação deverá também ser paga hoje.

Segundo a Receita Federal, até que ocorra a consolidação do parcelamento, o empregador doméstico fica obrigado a recolher mensalmente prestação equivalente a R$ 100,00 até o último dia útil de cada mês.

Os interessados em receber os benefícios, que se estendem inclusive às pessoas que tenham débitos em dívida ativa, devem aderir ao Programa de Recuperação Previdenciária dos Empregadores Domésticos (Redom) nos sites da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e da Secretaria da Receita Federal.

As condições beneficiam também os devedores que tenham débito em fase de execução fiscal, ou que tenham sido objeto de parcelamento anterior não integralmente quitado. O pagamento à vista ou a inclusão no parcelamento de débitos objeto de discussão administrativa implicam desistência de pedido de impugnação ou de recurso interposto e, ainda, renúncia às alegações de direito sobre as solicitações encaminhadas ou recursos administrativos.

O Redom foi instituído em decorrência Lei Complementar 150 de junho de 2015, que criou, entre outros direitos, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores domésticos .

Outra obrigação importante para os empregadores ocorre a partir de amanhã, quando será possível cadastrar o empregador e seus trabalhadores domésticos no portal www.esocial.gov.br.



Violência: 43 pessoas são assassinadas por dia nas capitais brasileiras

Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil Edição: Talita Cavalcante

De acordo com o 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Fortaleza teve a maior quantidade de assassinatos em 2014Arquivo/Agência Brasil
Quarenta e três pessoas morrem por dia vítimas de violência nas capitais brasileiras, segundo o 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado hoje (30) mostra que, em 2014, crimes como homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte vitimaram 15.932 pessoas nas 27 capitais. O número é ligeiramente maior (0,8%) do que os 15.804 registrados em 2013.

Fortaleza teve a maior quantidade de assassinatos em 2014, foram 1.989 casos – queda de 1% em relação a 2013, quando o número alcançou 1.993. A cidade também registra a maior taxa de mortes intencionais por 100 mil habitantes – 73,3. Salvador é a segunda capital em números absolutos, foram 1.397 mortes, o que significa uma taxa de 48,1 assassinatos por 100 mil habitantes. Em 2013, a cidade teve 1.485 crimes e taxa de 51,5 por 100 mil habitantes.

Apesar de São Paulo ter o terceiro maior valor absoluto de mortes – 1.360 – a capital paulista tem a menor taxa de crimes – 11,4 por 100 mil habitantes. O número representa uma queda de 4,3% na taxa de assassinatos em relação a 2013, quando foram registradas 1.412 mortes, 11,9 por 100 mil habitantes, o que representa 1.389 assassinatos em números absolutos. No Rio de Janeiro, a taxa ficou em 20,2 por 100 mil habitantes, com 1.305 assassinatos violentos intencionais em 2014.

A segunda maior taxa de assassinatos foi registrada em Maceió (69,5 por 100 mil). O número representa, no entanto, uma queda de 14,5% na taxa de 2013 (81,4 por 100 mil). Em números absolutos, foram registradas 699 assassinatos, em 2014, e 811 em 2013. São Luís apresentou uma taxa muito semelhante de crimes, 69,1 por 100 mil, em 2014, e 61,2 por 100 mil em 2013. Em números absolutos, foram registrados 645 assassinatos em 2014. No ano anterior, a capital maranhense teve 735 mortes intencionais.

O maior crescimento na taxa de assassinatos foi verificado em Campo Grande, ao passar de 13,8, em 2013, para 18,9 por 100 habitantes, em 2014. Em números absolutos, foram 159 casos em 2014 e 115 mortes no ano anterior. A maior redução foi em Boa Vista, onde a taxa caiu 23,3 para 17,5 por 100 mil. Em 2014, foram 55 mortes, enquanto em 2013 foram 72 casos.

Matéria alterada para acréscimo de informação às 11h55 do dia 30/09/15.


Popularidade do governo Dilma Rousseff sobe de 9% para 10%, diz CNI/Ibope

Daniel Lima - Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo

A popularidade do governo Dilma Rousseff manteve-se praticamente estável entre junho e setembro, de acordo com a pesquisa CNI/Ibope, divulgada hoje (30), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a pesquisa, o percentual de pessoas que considera o governo ótimo ou bom foi de 10%; 21% consideram regular; 69% consideram ruim ou péssimo; e 1% não soube ou não respondeu. Em junho, 9% disseram que o governo Dilma era ótimo ou bom; 21% responderam que era regular; 68% consideraram ruim ou péssimo; e 1% não soube ou não respondeu.

Conforme a CNI, "todos os indicadores do levantamento ficaram dentro da margem de erro, que é 2 pontos percentuais para mais ou para menos".

Segundo o levantamento, 82% desaprovam e 14% aprovam a maneira de a presidenta governar (setembro). Na pesquisa anterior, referente a junho, esses percentuais estavam em 83% e 15%, respectivamente. De acordo com o levantamento, 77% dos brasileiros não confiam na presidenta, enquanto 20% confiam. Em março, esses índices estavam em 78% e 20%, respectivamente.

“A gente percebeu que não há uma diferença significativa entre a pesquisa de setembro e a pesquisa de junho”, disse o gerente de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca. Segundo ele, a mudança de um ponto percentual dado a margem de erro de dois pontos percentuais tecnicamente não significa alteração.

Sobre a estabilidade nos índices, Fonseca disse que é difícil saber se existe um “piso” para esse tipo de pesquisa ou se a avaliação irá melhorar. “Não está havendo uma queda e está estável. Não está havendo mais queda na popularidade da presidente e isso indica que pode ficar com essa estabilidade, a não ser que haja uma piora muito forte na situação econômica e política daqui para a frente”, disse.

O levantamento também avaliou as ações do governo em nove áreas. As áreas com as melhores avaliações são combate à fome e à pobreza com 29% de aprovação e meio ambiente (25%). As ações do governo com as piores avaliações são: impostos (90% desaprovam) e taxa de juros (89%). Além dessas, as outras políticas avaliadas foram combate ao desemprego, saúde, educação, combate à inflação e segurança pública.

A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 21 de setembro, a partir de 2.002 entrevistas feitas em 140 municípios. A margem de erro é dois pontos percentuais e, segundo a CNI, o grau de confiança da pesquisa é 95%.

Avaliação do governo Dilma (Fonte CNI)


Fonte CNI

*Matéria atualizada às 12h51 para acréscimo de informações


Migrações: Bruxelas apresenta proposta para mobilizar 800 milhões de euros

Da Agência Lusa

A Comissão Europeia apresentou hoje (30) proposta para mobilizar 800 milhões de euros, ainda este ano, a fim de enfrentar a crise de refugiados, de acordo com o compromisso assumido há uma semana pelos líderes europeus em cúpula extraordinária em Bruxelas.

No dia 23 de setembro, no Conselho Europeu convocado para discutir a resposta da União Europeia à crise migratória, causada sobretudo pelo conflito na Síria, os chefes de Estado e de Governo concordaram com a proposta de mobilizar 1,7 bilhão de euros em 2015 e 2016 para apoiar o acolhimento de refugiados.

A Comissão Juncker (nome dado à composição da Comissão Europeia) propôs nesta quarta-feira as modalidades de financiamento. As propostas de hoje referem-se a 801,3 milhões de euros para este ano,  que serão financiados por meio de um orçamento retificado para 2015 e com recursos a fundos comunitários de outras áreas. O segundo pacote de propostas, referentes a 900 milhões de euros para 2016, constará de um orçamento também retificado, a ser apresentado em outubro.

Destacando que o orçamento retificado para 2015 não implica aumento das contribuições dos Estados-Membros, a comissão informa que a verba para a assistência de emergência estará disponível assim que o Conselho (Estados-Membros) e o Parlamento Europeu aprovarem formalmente o orçamento. A comissão espera que a aprovação ocorra “o mais rapidamente possível”, como ficou acertado na semana passada.


Apesar de apelo do papa, mulher é executada nos Estados Unidos

Leandra Felipe – Correspondente da Agência Brasil Edição: José Romildo

As autoridades do estado da Georgia, Sudeste dos Estados Unidos, executaram na madrugada de hoje (30) Kelly Gissendaner, 47 anos. Ela foi condenada à morte há 18 anos, pelo assassinato do marido Douglas Gissendaner. O papa, em  discurso no Congresso dos Estados Unidos, na última quinta-feira, pediu a eliminação da pena de morte nos Estados Unidos e fez um apelo à Justiça norte-americana em favor da preservação da vida de Kelly.

Kelly morreu após receber injeção letal na região metropolitana de Atlanta. Ela é a primeira mulher a ser executada no estado desde 1945.

Ontem (29) à noite a imprensa norte-americana divulgou que várias moções foram apresentadas pelos advogados que acompanhavam o caso perante a Justiça da Georgia e até na Suprema Corte do país para impedir a aplicação da injeção letal. A execução chegou a ser adiada por algumas horas, mas a decisão final dos juízes foi rejeitar o pedido.

Segundo os advogados de Kelly, os filhos se empenharam em tentar impedir a execução da mãe. A carta com o pedido do papa foi enviada à Junta de Liberdade Condicional da Georgia, assinada e entregue por meio do arcebispo do estado, Carlo María Vigano.

A imprensa local teve acesso à carta, que dizia: "Como representante de sua santidade, faço uma petição urgente e, em seu nome, peço que alterem a pena de morte da senhora Kelly Gissendaner".

Kelly Gissendaner, condenada em 1997, matou o marido com a ajuda do amante Gregory Owen. Em sua última refeição, ela pediu batatas fritas, molho de queijo, fajitas nachos ( prato típico de comida rápida mexicana feito de carne) e limonada dietética gelada.

Juristas ouvidos pela imprensa norte-americana afirmam que a natureza do crime cometido por ela justificava a pena de morte, porque se aplica a um tipo de delito – no estado – que prevê a pena de morte.

França tem quase 1 milhão de carros com software que manipula emissão de gases

Da Agência Lusa

O grupo Volkswagen anunciou hoje que a França tem 948.064 veículos equipados com o dispositivo que manipula dados de emissões de gases poluentes.

Uma porta-voz do grupo Volkswagen disse à agência EFE que os carros afetados incluem as marcas Volkswagen (574.259 unidades), Seat (93.388), Audi (189.322), Skoda (66.572) e Volkswagen Veículos Comerciais (24.523).

Os clientes dos veículos serão contactados "rapidamente nos próximos dias", acrescentou a porta-voz. Ela disse ainda que a empresa vai colocar à disposição dos clientes na França um número de telefone específico para gerir o caso.

A ministra francesa do Ambiente, Ségolène Royal, que na semana passada disse que faria testes aleatórios para verificar se os carros que circulam na França têm os dispositivos de manipulação, sublinhou hoje que esse controle será feito em empresas de aluguel de veículos e em carros particulares que se voluntariarem.

A decisão surge após a Volkswagen ter admitido que 11 milhões de veículos em todo o mundo tinham sido equipados com o motor tipo EA189, na qual as autoridades dos Estados Unidos detectaram um software que manipulava os testes de níveis de emissões de gases poluentes.

O escândalo manchou o nome da Volkswagen, deixando-a exposta a bilhões de dólares em multas nos Estados Unidos, com investigações desde a Noruega até a Índia, o que levou a empresa a uma desvalorização de um terço do seu valor em bolsa numa semana.

Na última sexta-feira (25), após uma maratona de reuniões de crise, o Conselho de Supervisão da líder de mercado mundial de automóveis designou o presidente da Porsche, Matthias Mueller, para substituir Martin Winterkorn como presidente executivo do grupo alemão.




Pelo menos 30 jihadistas morrem na Síria no primeiro ataque aéreo francês

Da Agência Lusa

O primeiro ataque aéreo feito pela França na Síria contra o Estado Islâmico matou pelo menos 30 jihadistas, incluindo 12 crianças-soldado, informa hoje (30) um grupo humanitário.

“O ataque aéreo francês (no domingo, 27) em um campo de treino do Estado Islâmico, localizado no oriente da Síria, matou pelo menos 30 combatentes, incluindo 12 dos Filhos do Califado, disse Rami Rahman, do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

O OSDH, que tem vasta rede de fontes na Síria, informou que entre os mortos há combatentes estrangeiros e que o ataque deixou 20 pessoas feridas.

O ataque francês tinha como alvo um campo na província oriental de Deir Ezor, perto do posto de fronteira Boukamal, usado pelo grupo radical para estabelecer comunicação com as suas forças no Iraque e na Síria.

A França informou que fez os ataques conta o Estado Islâmico na Síria em “legítima defesa”, contra a ameaça terrorista e por ter uma voz no jogo diplomático e militar atual sobre a questão.

Cinco aviões Rafale, um avião de patrulha marítima Atlantique 2 e outro de abastecimento de aeronaves C-135 estiveram envolvidos na operação.

“Atingimos uma base militar em um local extremamente sensível para o Estado Islâmico”, afirmou o ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian.

A França participa dos ataques da coligação contra o grupo no Iraque, mas até agora tinha se recusado a intervir na Síria por receio de fortalecer o presidente Bashar Al Assad.

O presidente sírio pediu ajuda militar à Rússia, de acordo com informação do chefe de gabinete do Kremlin, Sergei Ivanov.

Assad “apelou ao líder do nosso país por ajuda militar”, disse Ivanov, depois de os senadores russos terem aprovado, por unanimidade, permissão para que as Forças Armadas façam ataques aéreos na Síria, como havia solicitado o presidente Valdimir Putin.



PT errou ao se envolver em escândalos de corrupção, diz Gilberto Carvalho

Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto e Talita Cavalcante

O ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho afirma que o PT errou ao se envolver em escândalos de corrupção e que está pagando por isso. Para ele, o partido “tem que sofrer”. Em entrevista, nessa terça-feira (29),  ao programa Espaço Público, da TV Brasil, ele se referiu à Operação Lava Jato e reclamou do que chama de “vazamentos seletivos” ou “interrogatórios parciais”.

“É duro ser apontado na rua, chamado de bandido, ter companheiros presos. Temos nossa cota de responsabilidade, temos que sofrer. Mas a grande pergunta é: por que os vazamentos da Operação Lava Jato só saem nas questões do PT? Os vazamentos estão sendo seletivos ou os interrogatórios são parciais? De qualquer forma, isso é errado”.

O ex-ministro disse ainda que a operação da Polícia Federal, que investiga pagamentos de propina na Petrobras, está “desmontando um processo oligopólico que sempre existia no Brasil”. Ele ressaltou que se essa estrutura de corrupção deixar de existir, então não “tem problema” o partido passar pelo que está passando.

Carvalho, que é presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), defendeu o veto da presidenta Dilma Rousseff ao financiamento de partidos por empresas, proibido pelo Supremo Tribunal Federal. Ele disse estar orgulhoso da decisão, cobrou a postura de todos os partidos e chamou de “hipócrita” aqueles que não levantarem a bandeira do veto à matéria.

“Estou orgulhoso da nossa presidenta e da decisão tomada pelo Supremo [Tribunal Federal]. Agora vamos ver quem é de fato a favor da corrupção. Quero ver o PSDB, o PMDB e o PT se posicionarem, porque quem quiser derrubar a decisão do Supremo é demagogo e hipócrita. Com esse veto [presidencial] e essa proibição [do Supremo] daremos um passo importante no combate à corrupção”, afirmou.

História do partido

Para ele, o PT teve que “seguir uma regra imposta” pelos outros partidos para conseguir chegar ao governo e aderir a esse tipo de financiamento, contrariando uma filosofia histórica do partido. “Nesse processo virtuoso, estamos sujeito a erros. Fomos nos burocratizando, nos afastando das lutas sociais, criando uma certa empáfia e seguindo a prática que condenávamos nos outros partidos. [Mas vejo que] não fosse a contratação milionária do Duda Mendonça [publicitário responsável pela campanha de Lula em 2002], não teríamos feito a campanha que fizemos, não ganharíamos e não faríamos as importantes mudanças que fizemos no país. Nós seguimos a regra do jogo que estava posta.”

Carvalho lembrou que o PT deveria ter proposto essa mudança após o processo do mensalão, o que acabou não ocorrendo. “Ao ver que sofremos as dores da corrupção, tínhamos que ter feito uma reforma política e colocado na pauta o fim do financiamento. Acho que estávamos tão envolvidos no projeto de mudança do país que não fizemos. Estávamos percebendo que o partido começava a apodrecer por dentro. Empresa não doa, faz investimento. Amarram o político a seus interesses.”

Assassinatos de jovens negros expõem racismo e violência, diz especialista

Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

O assassinato de jovens negros na periferia das cidades expõe o racismo e a violência da sociedade brasileira, afirmou o diretor executivo da Anistia Internacional, Átila Roque. A organização destaca que, segundo dados do Mapa da Violência 2012, dos 56 mil assassinatos registrados no país, 30 mil são de jovens entre 15 e 29 anos. Destes, 77% são negros.

Segundo Roque, a violência sempre teve papel-chave na busca da ordem pelo Estado e está profundamente arraigada na forma como a sociedade distribui o poder. Ele disse que, apesar de o Brasil não se ver como um país racista, a cor influencia no tratamento que se dá ao cidadão. “O Estado, que detém o monopólio da força, acaba sendo violador de direitos e abusa da força letal”, disse o diretor em debate feito na Matilha Cultural, na capital paulista.

Para Átila Roque, não há solução mágica para a segurança pública no país. É preciso primeiro quebrar o ciclo de impunidade e romper com a lógica da guerra, na qual a busca é por eliminar o inimigo.

A fundadora do Movimento Mães de Maio, Débora Maria, lamentou a criminalização dos jovens e criticou a tentativa de se legitimar mortes com o argumento de que a vítima tinha passagem pela polícia. Ela, que teve o filho assassinado em maio de 2006, disse que basta ser pobre e morar na periferia para morrer.

A defensora pública Daniela Skromov Albuquerque afirmou que as mortes causadas por policiais militares costumam ter um roteiro padronizado, em que o suspeito atira e o policial reage em legítima defesa. Ela ressaltou que uma função da Polícia Militar é preservar a vida.

Daniela lembrou que muitos casos registrados como morte decorrente de intervenção policial, conhecidos como auto de resistência, trazem múltiplos disparos de arma de fogo em regiões vitais, muitas vezes nas costas, e sem registro de policiais feridos ou viaturas atingidas, o que eliminaria uma versão de confronto ou troca de tiros. Ela disse ainda que a falta de depoimentos de testemunhas e cenas de crimes alteradas prejudicam as investigações e dificultam as punições


Agenda Cultural Mandela Vive promove arte de contestação social em Manguinhos

Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

A primeira edição da Agenda Cultural Mandela Vive, que promove a arte e a literatura de contestação social produzidas na Favela de Manguinhos, na zona norte do Rio, foi lançada nessa terça-feira (29). A cerimônia ocorreu durante o Seminário Literatura ao Pé do Ouvido – Os Caminhos do Acesso à Literatura, no Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz.

Apesar de o lançamento oficial ter sido ontem, as atividades da agenda começaram no fim de maio, com o seminário Literatura no Dente – Favelofagia e Outras Poéticas Políticas, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que teve a participação do escritor Luiz Ruffato e do dramaturgo Geraldo de Andrade.

Após o seminário, o Bando Editorial Favelofágico selecionou 14 trabalhadores que participaram por dois meses da residência literária Roendo a Machadadas. Um dos idealizadores do projeto, Felipe Eugênio, coordenador do Ecomuseu de Manguinhos, explica que o produto dessas oficinas será lançado no fim da programação da Agenda, com o Baile Literário, marcado para o dia 24 de outubro em frente à Biblioteca Parque de Manguinhos.

“Nosso objetivo é fazer uma movimentação na cidade, com a proposta de arte que possa fazer uma contestação em relação às iniquidades que existem na cidade. Essa produção reconhece que o sujeito de transformação dessa realidade vem dos espaços mais empobrecidos, das pessoas que têm contato com o que existe de mais opressor em nossa realidade social. Manguinhos, como uma favela, tem expressões que fazem essa crítica, que é necessária, em relação à nossa estrutura social”, afirma Eugênio.

Ele lembra que o nome Mandela representa, além das comunidades em Manguinhos que têm o nome do líder sul-africano, a ideologia por trás da luta. “Nelson Mandela vai agregar para a gente, como ícone, as duas questões que achamos centrais de arte em Manguinhos: a luta de classes, compreender esse conceito, e a negritude. Com esses conceitos na mão, a gente produz uma série de coisas em teatro, em literatura, em música”.

Os eventos da Agenda Cultural Mandela Vive retornam no dia 22 de outubro, com o Baile do Juvenal, que resgata o show de calouros. No dia 23, ocorre a 2ª Mostra Cultural de Manguinhos, com apresentações que mesclam samba e teatro. No último dia, 24 de outubro, o Baile Literário vai ter apresentações de hip hop e passinho, com coletivos locais, sarau poético e o lançamento dos três livros do projeto: um com as peças e a biografia do dramaturgo Geraldo de Andrade, o segundo com as discussões do Seminário Literatura no Dente e o terceiro com os contos produzidos pelos autores que participaram da residência literária.

Inscrições no Enem para privados de liberdade começam na quinta-feira

Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil Edição: Talita Cavalcante

Participam do exame os presos ou internos de unidades que firmarem termo de compromisso com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)Wilson Dias/Agência Brasil
As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 para pessoas privadas de liberdade começam na quinta-feira (1°) e vão até o dia 23 de outubro. As provas serão aplicadas nos dias 1° e 2 de dezembro nos presídios e nas unidades de internação, no caso dos jovens que cumprem medidas socioeducativas. O edital está publicado na edição de hoje (29) do Diário Oficial da União.

A inscrição é feita exclusivamente pela internet das 10h do dia 1° de outubro até as 23h59 do dia 23 de outubro. Cada instituição deve ter um coordenador pedagógico que será o responsável pelas inscrições. Participam do exame as pessoas que estão em unidades que firmarem termo de compromisso com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

No primeiro dia de prova, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, eles terão uma hora a mais de exame, que abordará as linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. A aplicação das provas começa às 13h.

A nota do Enem pode ser usada para o acesso a cursos de educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para obter bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni). O exame pode ser usado também para obter o comprovante de conclusão do ensino médio. A certificação pode ser solicitada pelos inscritos que tenham completado 18 anos e alcançado 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas, além de 500 pontos na redação.


Reino Unido faz operação com células-tronco embrionárias para tratar cegueira

Da Agência Lusa

Uma equipa médica efetuou no Reino Unido uma operação pioneira com células-tronco embrionárias, após pesquisas para curar a perda de visão, informaram hoje (29) os especialistas que participaram do projeto.

A intervenção cirúrgica foi feita no mês passado, em uma mulher de 60 anos com degeneração ocular associada à idade, uma doença dos olhos provocada pelos danos da deterioração da mácula (abertura que permite a entrada de luz no olho).

O professor Lyndon Da Cruz, do Hospital Moorfields Eye de Londres, que liderou a operação, disse que o objetivo era criar uma lâmina das células a partir de uma célula-tronco embrionária, para restabelecer a visão da paciente.

Segundo a equipe, uma célula-tronco de um embrião foi utilizada no laboratório para criar o epitélio pigmentário retinal, uma capa de células pigmentadas que aparecem na retina que alimenta as células visuais.

A célula é proveniente de um embrião doado e criado a partir de um tratamento de fertilização in vitro e a capa das células obtidas foi colocada atrás da retina da paciente, cuja identidade não foi divulgada.

A operação faz parte de um estudo denominado Projeto de Londres para a Cura da Cegueira, que começou há dez anos e no qual participam várias instituições de saúde, o hospital Moorfileds, o Instituto de Oftalmologia da Universidade de Londres e o Instituto Nacional para a Investigação e da Saúde.

Lyndon Da Cruz disse que dentro de três meses deverão saber mais detalhes sobre os resultados da intervenção.

Por sua vez, o professor Peter Coffey, do Instituto de Oftalmologia, disse que não será possível saber, até ao final do ano, se a paciente ficou com a visão boa, nem quanto tempo o resultado durará. “Contudo, podemos ver que as células estão por detrás da retina, onde devem estar, e parecem estar saudáveis”, disse.


Europa já recebeu mais de 500 mil refugiados este ano

Da Agência Lusa

Mais de meio milhão de migrantes e refugiados entraram na Europa pelo Mediterrâneo só este ano, sendo que cerca de 3 mil desapareceram durante a travessia, informou hoje (29) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

De acordo com os dados divulgados, quase 515 mil refugiados e migrantes cruzaram o Mediterrâneo. Aproximadamente 400 mil ficaram na Grécia e 129 mil em Itália - 71% dos refugiados que chegaram e ficaram na Grécia são sírios, enquanto no total dos dois países, 54% são procedentes da Síria e 13% do Afeganistão.

A perigosa travessia do Mar Mediterrâneo fez 2.980 mortos e desaparecidos. No ano passado, 3.500 pessoas morreram ou desapareceram na travessia, segundo o Acnur.

O Mar Mediterrâneo é a rota do mundo que registra maior número de mortes de refugiados que chegam à Europal, principalmente à Grécia, a partir de países afetados por violência e conflitos, entre eles a Síria, o Iraque e o Afeganistão. Essas pessoas, de acordo com o Acnur, estão fisicamente exaustas e traumatizadas e por isso precisam de proteção internacional.

A divulgação dos números é feita no momento da maior crise migratória na União Europeia desde a 2ª Guerra Mundial. Na semana passada, os países europeus concordaram com o acolhimento de 120 mil refugiados e decidiram prestar assistência financeira aos países vizinhos da Síria. As Nações Unidas também pedem mais esforços.


Estado Islâmico matou 3.221 pessoas na Síria desde 2014, diz organização

Da Agência Lusa

O grupo extremista Estado Islâmico matou 3.221 pessoas na Síria, desde que proclamou um califado nesse país e no Iraque, no fim de junho de 2014, informou hoje (29) a organização não governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). De acordo com a ONG, com sede em Londres, pelo menos 1.879 dos mortos eram civis, incluindo 76 menores e 99 mulheres.

Na maioria dos casos, as vítimas foram executadas a tiro, decapitadas, queimadas vivas ou lançadas de edifícios.

Os jihadistas também executaram extrajudicialmente 241 milicianos curdo-sírios, membros do grupo rival Frente Al Nosra - a filial síria da rede terrorista Al Qaeda - e combatentes de outras facções armadas.

Os extremistas do Estado Islâmico mataram 907 soldados e milicianos das forças governamentais sírias, que haviam sido capturados. Executou também dois desertores do regime sírio que não pertenciam a qualquer grupo rebelde e sete pessoas acusadas de colaborar com o regime, incluindo um menor que denunciou seis indivíduos por trabalharem para a milícia pró-governamental Exército de Defesa Nacional.

Os radicais mataram ainda 185 membros do Estado Islâmico, suspeitos de "espionar para outros Estados e trabalhar para a coligação cruzada", designação da aliança internacional liderada pelos Estados Unidos contra o movimento.

A maioria morreu depois de ter sido capturada quando tentava regressar ao país de origem.

O Estado Islâmico anunciou a formação de um califado em territórios sírio e iraquiano em 29 de junho do ano passado e ocupou partes do Norte e do Centro dos dois países.

Só no último mês, foram executadas 65 pessoas na Síria, das quais 38 eram civis, de acordo com o OSDH.

O movimento radical sunita aplica duras penas a quem desobedece às normas para semear o terror entre as populações locais e a propaganda entre a comunidade internacional.


Japão determina à indústria automobilística que verifique veículos a diesel

Da Agência Lusa

As autoridades japonesas anunciaram hoje (29) que pediram a fabricantes de automóveis que verifiquem se os veículos a diesel respeitam as normas de emissão de gases, após o escândalo da Volkswagen.

O pedido foi feito a quatro grupos japoneses que utilizam essa tecnologia - Toyota, Nissan, Mazda e Mitsubishi Motors –, bem como aos fabricantes europeus envolvidos.  Eles devem entregar um relatório até sexta-feira (2).

“Estamos colhendo informações para compreender o que se passou. De acordo com as conclusões, veremos se o nosso sistema atual de inspeções é suficiente”, disse à agência France Press um representante do ministério.

Há 11 dias, a Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de alterar o desempenho dos motores em relação às emissões de gases poluentes, por meio de um software incorporado ao veículo.

Dois dias depois, a Volkswagen reconheceu que alterou os dados e, na terça-feira passada (22), anunciou que 11 milhões de veículos do grupo em todo o mundo têm equipamento que permite essa alteração. O caso já levou à demissão do presidente executivo do grupo, Martin Winterkorn, substituído por Matthias Mueller, que era da Porche.

Obama reúne-se hoje com Raúl Castro em Nova York

Da Agência Lusa

O presidente norte-americano, Barack Obama, reúne-se hoje (29) com o presidente cubano, Raúl Castro, em Nova York, onde os dois participarão dos debates da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, anunciou a Casa Branca.

Tanto o Governo dos Estados Unidos quanto o de Cuba já tinham adiantado a hipótese de um encontro entre Obama e Castro, que tiveram uma reunião histórica no Panamá em abril passado, depois de ter sido anunciada, em dezembro, a normalização das relações diplomáticas entre os dois países.

Um funcionário da Casa Branca anunciou à imprensa o encontro entre os dois presidentes, durante a viagem de Obama para Nova York nessa segunda-feira (28).

Obama e Castro conversaram por telefone na semana passada, na véspera da visita do papa Francisco aos dois países. Eles analisaram o processo de normalização bilateral e as medidas possíveis para aumentar a cooperação.


Meta de zerar desmatamento até 2030 deveria ser antecipada, diz especialista

Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil Edição: Aécio Amado

A contribuição brasileira que será levada à 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP21), em dezembro, em Paris, foi considerada em muitos aspectos um avanço por especialistas, que destacaram, no entanto, que a meta de zerar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030 deveria ser antecipada.

A Pretendida Contribuição Nacionalmente Determinada, conhecida como INDC, apresentada ontem (27) pela presidenta Dilma Rousseff na Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, pretende diminuir as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025 e em 43% até 2030, tendo 2005 como ano-base. Para isso, o país prevê, entre outras ações, chegar ao fim do desmatamento ilegal em 2030, restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares, recuperar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas e integrar 5 milhões de hectares de lavoura, pastagem e pecuária.

Para o pesquisador sênior do Instituto de Pesquisa Ambiental (Ipam), Paulo Moutinho, a Amazônia já está sofrendo sérias alterações com áreas atingidas por secas severas. “Não dá para esperar até 2030 para zerar o desmatamento. O governo sabe que tem condições para uma antecipação bastante considerável dessa meta. As alterações já ocorrem na Amazônia devido à combinação de desmatamento com a influência da mudança climática global. É preciso fazer um esforço com a sociedade de cumprir essa meta muito antes do que está anunciado”.

O coordenador do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima, Tasso Azevedo, disse que a proposta brasileira não contempla a meta de zerar o desmatamento em outros biomas, como o Cerrado, que vem sofrendo forte degradação, o que, para ele, é um ponto falho na INDC.

Segundo o diretor de Departamento de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Adriano Santhiago, o governo incluiu apenas a Amazônia na INDC porque o sistema de monitoramento por imagens de satélite está mais desenvolvido para o bioma. Ele ressaltou que a meta de zerar o desmatamento pode ser antecipada. “Fizemos uma proposta ambiciosa mas que dialogasse com a realidade do país”.

“Ainda falta desenvolver o sistema de monitoramento nos outros biomas. O Cadastro Ambiental Rural vai ajudar no monitoramento dos outros biomas, estamos com 70% das propriedades já cadastradas no sistema”, acrescentou Santhiago.

Tasso Azevedo destacou que, no contexto internacional, a contribuição brasileira é muito importante. “É um país em desenvolvimento com metas de redução de emissões absolutas. O principal problema hoje é mover os países para metas absolutas, para poder ter um número de emissões. O Brasil está puxando a discussão para outro patamar porque constrange a China, a Índia e outros países a ter que pensar sua INDC de uma outra maneira”.

Os especialistas participaram na tarde de hoje do seminário COP 21 em Pauta, promovido pelas organizações Andi e Climate and Land Use Alliance.


Rebaixamento não afetou interesse externo na dívida brasileira, diz coordenador

Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

O rebaixamento do Brasil não afetou, até agora, o interesse de estrangeiros nos títulos da dívida interna brasileira, disse hoje (28) o coordenador-geral de Operações da Dívida Pública, José Franco de Morais.

Segundo ele, não foi observada a saída de investidores não residentes dos papéis do Tesouro Nacional nos dias seguintes à retirada do grau de investimento pela agência de classificação de risco Standard & Poor's.

Coordenador-geral de Operações da Dívida Pública, José Franco de Morais divulga o Relatório Mensal da Dívida Pública de agostoWilson Dias/Agência Brasil
“Ainda não temos os dados fechados de setembro, mas temos a percepção de que, até o momento, não foi observado nenhum fluxo de saída de não residentes”, afirmou.

De acordo com o coordenador, ao mesmo tempo em que o Tesouro não observou nenhuma saída significativa de recursos, o órgão constatou crescimento da demanda de investidores estrangeiros pelos papéis da dívida interna brasileira, atraídos pela possibilidade de maior retorno.

“Com o dólar e os juros altos, muitos investidores estão se preparando para aplicar no país, porque acharam um melhor ponto de entrada.”

Apesar de o interesse pelos papéis brasileiros não ter sido alterado, o coordenador do Tesouro disse que os investidores estrangeiros estão trocando títulos de longo prazo por papéis de prazo mais curto. Segundo Morais, os aplicadores não precisam se desfazer de títulos prefixados de longo prazo como a NTN-F para encurtarem os investimentos.

“A gestão de carteira ocorre o tempo todo no mercado financeiro e é saudável. Em momentos de aversão ao risco, os investidores tendem a encurtar a carteira. Muitos estão fazendo hedge [operações no mercado futuro] para buscar proteção em momentos de volatilidade.”

As estatísticas da dívida pública em setembro só serão divulgadas no fim de outubro. Conforme os dados de agosto, divulgados hoje (28), os investidores estrangeiros detinham R$ 488,51 bilhões em títulos da dívida interna no mês passado, equivalente a 19,14% do estoque.

Em valores absolutos, a quantia representa o terceiro maior resultado mensal, só perdendo para maio (R$ 493,4 bilhões) e junho (R$ 493,5 bilhões). Em termos percentuais, a maior participação de não residentes na dívida interna foi registrada em maio, com 20,8%.

Conselho proíbe selfies de médicos com pacientes em redes sociais

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil Edição: Maria Claudia

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou hoje (28) ajustes nas regras para uso e divulgação de assuntos médicos em entrevistas, anúncios publicitários e redes sociais. As mudanças abordam também a distribuição de selfies e o anúncio de técnicas não consideradas válidas cientificamente.

A resolução deve ser publicada ainda esta semana no Diário Oficial da União e, de acordo com o próprio CFM, tem como objetivo principal fixar parâmetros para evitar o apelo ao sensacionalismo e à autopromoção entre profissionais da área.

As normas proíbem médicos de participar de anúncios de empresas comerciais e de seus produtos, qualquer que seja a natureza. Antes, a limitação contemplava apenas medicamentos, equipamentos e serviços de saúde. Com o ajuste, ela se estende a produtos como gêneros alimentícios e artigos de higiene e limpeza.

O texto também veda aos profissionais fazer propaganda de métodos e técnicas como a carboxiterapia (tratamento estético realizado através da infusão de gás carbônico em diferentes camadas da pele) e a ozonioterapia (técnica terapêutica que consiste na aplicação de ozônio medicinal no corpo do paciente para tratar inúmeras enfermidades), que, segundo o CFM, ainda não têm reconhecimento científico.

A resolução traz ainda um detalhamento sobre o uso de selfies em situações de trabalho e de atendimento a pacientes. Com a mudança, os médicos ficam proibidos de divulgar esse tipo de fotografia, bem como imagens e áudios que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal.

No caso específico do uso de redes e mídias sociais – incluindo sites, blogs e canais no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Whatsapp e similares –, continua sendo vedado ao médico divulgar endereço e telefone de consultório, clínica ou serviço. O profissional também não pode anunciar especialidade/área de atuação não reconhecida ou para a qual não esteja qualificado e registrado.

O CFM orientou conselhos regionais a investigarem suspeitas de descumprimento da orientação sobre autopromoção de médicos com colaboração de outras pessoas ou empresas. “Deve ser apurada – por meio de denúncias ou não – a publicação de imagens do tipo antes e depois por não médicos, de modo reiterado e/ou sistemático, assim como a oferta de elogios a técnicas e aos resultados de procedimentos feitos por pacientes ou leigos, associando-os à ação de um profissional da medicina”.

A comprovação de vínculo entre o autor das mensagens e o médico responsável pelo procedimento, segundo a entidade, pode ser entendida como desrespeito à norma federal. Os médicos também ficam proibidos de divulgar a posse de títulos científicos que não podem comprovar e de induzir o paciente a acreditar que está habilitado num determinado campo de atendimento ao informar que trata sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas.

“Da mesma forma, ele não pode consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa ou a distância, assim como expor a figura de paciente na divulgação de técnica, método ou resultado de tratamento”, ressaltou o conselho.


Cunha diz que começa a despachar pedidos de Impeachment nesta semana

Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco

O presidente da Câmara diz que nesta semana já vai despachar alguns pedidosTânia Rêgo/Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse hoje (28) que começa nesta semana a despachar os pedidos de abertura de processo de impeachment protocolados na Casa contra a presidenta Dilma Rousseff. Cunha não antecipou qual será sua posição, nem disse quais seriam os pedidos despachados primeiro.

"Começo nesta semana. Nesta semana já despacho alguns", disse o presidente da Câmara a jornalistas, após participar da abertura do seminário Rede Legislativa de Rádio e TV Digital no Interior do Brasil,  realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Eduardo Cunha explicou que, caso um pedido de impeachment seja acolhido, seguirá para uma comissão especial que tem rito próprio. No caso contrário, a decisão poderá ser questionada em recurso apresentado à Casa.