Marcha de solidariedade à Palestina marca encerramento do Fórum Social

Ana Cristina Campos - Enviada Especial da Agência Brasil/EBC Edição: Graça Adjuto


Milhares de pessoas participaram hoje (28) à tarde de uma marcha em solidariedade à Palestina, que marcou o encerramento do Fórum Social Mundial (FSM) em Túnis, capital da Tunísia. Pessoas de todas as idades caminharam por uma hora até a embaixada palestina, na região central da cidade, onde fizeram um ato pedindo a suspensão do bloqueio à Faixa de Gaza e a criação do Estado palestino.

Com bandeiras e faixas pedindo justiça social, liberdade e paz, o público gritava palavras de ordem pela libertação da Palestina.

O embaixador palestino na Tunísia, Salman Herfi, se juntou aos participantes no final da caminhada e disse que a marcha representa uma mensagem muito importante para o povo palestino de que ele não está só em sua luta. “É também uma mensagem ao governo israelense para acabar com a ocupação [dos territórios palestinos]. Estamos vivendo em condições muito difíceis, em um estado de sítio, mas vamos conseguir a independência mais cedo ou mais tarde”.

Assim como na marcha de abertura na terça-feira (24), o esquema de segurança estava reforçado ao longo de toda a caminhada e em frente à embaixada, com policiais fortemente armados.

O cartunista Carlos Latuff ressaltou que a única solução para o conflito é o reconhecimento da Palestina como Estado independente. “Isso não pode esperar, as pessoas estão sendo mortas, existe o bloqueio a Gaza feito por Israel e pelo Egito. Os palestinos têm pressa e fome de terra e de liberdade”.

O antropólogo Alaa Talbi, membro do Fórum Tunisiano de Direitos Econômicos e Sociais e um dos organizadores do comitê local do FSM, destacou que a marcha de apoio à causa palestina também ocorreu ao final do fórum de 2013 e é um apelo à sua libertação.

Talbi informou que mais de 40 mil pessoas participaram desta edição do FSM, com forte presença de países do Magrebe (Noroeste da África) e da África Subsaariana. “O fórum teve um saldo positivo. Apesar dos desafios de segurança por causa do atentato ao Museu do Bardo, conseguimos reunir muitas delegações, o que é um sucesso”.

No dia 18 de março, 22 pessoas foram mortas em frente ao Museu do Bardo por dois homens armados. O ataque foi assumido pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O Fórum Social Mundial ocorreu entre os dias 24 e 28 deste mês na Universidade El Manar, em Túnis. Mais de 4 mil organizações de 118 países se inscreveram para participar do evento, que teve como lema Dignidade e Direitos.

- Assuntos: Fórum Social Mundial, Tunísia, marcha, encerramento, Palestina, Solidariedade

Projeto Cinemaneiro ensina jovens a produzir filmes socioambientais

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

Projeto Cinemaneiro já atendeu, em oficinas de produção, direção, câmera, captação de som e edição de filmes, a 1,8 mil alunosDivulgação projeto Cinemaneiro

O projeto Cinemaneiro chega este ano às comunidades de Gretisa, em Inhaúma, e do Morro da Família, em Água Santa, na zona norte do Rio de Janeiro, com o objetivo de sensibilizar os jovens para o aprendizado da linguagem audiovisual e, por meio de oficinas, incentivar a produção de filmes. O projeto é patrocinado pela Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, por meio da Lei Municipal de Cultura.

As inscrições estão abertas até 10 de abril para os jovens de Inhaúma, e até o dia 30 para a comunidade de Água Santa. As aulas serão iniciadas nos dias 13 de abril e 11 de maio, respectivamente, e serão dadas às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre no período da tarde. O professor será o diretor e roteirista Frederico Cardoso, presidente do Congresso Brasileiro de Cinema, instituição que reúne 63 entidades do setor audiovisual.

Iniciado em 2002, o projeto Cinemaneiro já atendeu, em oficinas de produção, direção, câmera, captação de som e edição de filmes, a 1,8 mil alunos de 14 localidades situadas no entorno da Linha Amarela, resultando em mais de 50 filmes de curta duração e videoclipes produzidos.

Este ano, Cardoso informou que será a primeira vez que as oficinas terão um foco específico, que é a produção de documentários. “Até o ano passado, a gente sempre deixava livre para a turma escolher se ia fazer documentário ou ficção”, disse. Ele acrescentou que este ano o foco na realização de documentários serve para experimentar o audiovisual como uma forma de melhoria das condições sociais ou ambientais do entorno das duas comunidades. “A ideia é que a gente aplique o trabalho socioambiental juntamente com a formação audiovisual para que eles [os alunos] captem essas imagens e possam fazer o documentário”.

Serão selecionados 30 alunos de cada comunidade para participar do projeto. A idade mínima para se inscrever é 13 anos porque, em função da dificuldade de manuseio de alguns equipamentos, eles não são adequados para crianças menores. Frederico Cardoso disse que não há idade máxima estabelecida. Pela experiência adquirida em anos anteriores, porém, a maioria dos alunos fica na faixa etária de 14 a 20 anos.

A moradora da comunidade Águia de Ouro, vizinha da Gretisa, Zélia Félix, atua como promotora do Cinemaneiro na região, convidando jovens para participar do projeto. Dois filhos de Zélia já frequentaram as oficinas em 2013 e pretendem se inscrever nesta nova edição. Para Zélia, o projeto é importante “porque os jovens aprendem como fazer um vídeo, um filme, a tirar fotos. E isso serve para o futuro”.

Cada turma de 30 alunos fará dois documentários, que serão exibidos, ao final do projeto, para a própria comunidade. Os melhores filmes são inscritos depois em festivais e mostras de cinema. “A gente também busca fazer sessões especiais”. O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e a Casa de Rui Barbosa já exibiram filmes feitos dentro do projeto. Há ainda um cineclube itinerante.

Ex-coordenador executivo do Programa CineMais Cultura e do Programadora Brasil, do Ministério da Cultura, Cardoso informou que está sendo montado, no âmbito do Cinemaneiro, um canal no You Tube que vai abrigar também esses filmes. “A vida desses filmes não acaba na oficina”, garantiu. Frederico Cardoso relatou que muitos dos jovens atendidos acabam se interessando em aprofundar os conhecimentos adquiridos e são direcionados pelo projeto a frequentar novos cursos e estágios em outras produtoras. “Isso dá a eles diferentes visões do processo de produção”, destacou.

Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail talento@cinemaneiro.com.br no telefone 21-22212832, ou por meio da fun page Facebook.com/Cinemaneiro.

Frederico Cardoso pretende realizar no fim deste ano ou, no máximo, até o primeiro semestre de 2016, novo Congresso Nacional de Cinema reunindo representantes dos vários segmentos do audiovisual brasileiro para tentar rearticular o setor. “A gente está tentando se reorganizar para participar da formulação das políticas públicas para o audiovisual”, disse.

- Assuntos: inclusão audiovisual, Cinemaneiro, produção audiovisual, cinema, jovens, documentários, condições sociais e ambientais, formação, capacitação

Rei saudita diz que intervenção no Iêmen continuará até retorno da segurança

Da Agência Lusa

O rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdul Aziz, país que lidera uma ofensiva contra os rebeldes xiitas que controlam Sanaa, no Iêmen, garantiu hoje (28) que a intervenção vai continuar até a segurança voltar àquele país.

“A operação vai continuar até atingir os seus objetivos: que os iemenitas possam voltar a ter segurança”, disse o rei Salman, na abertura da reunião de cúpula dos chefes de Estado da Liga Árabe, que vai até amanhã (29) em Sharm el Sheik, no Egito. O encontro tem como objetivo aprovar a criação de uma força militar conjunta e discutir a crise no Iêmen.

A Arábia Saudita lidera uma coligação que também abriga nove países árabes: Bahrein, Egito, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Kuwait, Marrocos, Catar, Paquistão e Sudão.

Também na abertura da reunião, o presidente egípcio, Abdel Fattah Al Sissi, reiterou a necessidade de criar uma força multinacional árabe para enfrentar as ameaças “sem precedentes” que representam os grupos terroristas e os conflitos na região.

Há várias semanas, Sissi pede a criação da força árabe para combater em particular o movimento Estado Islâmico, que multiplica as atrocidades no Iraque e na Síria e ganha terreno na Líbia e no Egito.

O presidente do Iêmen, Abedrabbo Mansour Hadi, pediu apoio à continuação da intervenção militar no seu país, até que os rebeldes xiitas se rendam. “Apelo para que esta operação continue até que esse bando [de rebeldes] se renda e se retire de todas as localidades que tem ocupado em todas as províncias”, disse no encontro da Liga Árabe.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu a solução pacífica do conflito no Iêmen. “É minha esperança fervorosa que, no encontro da Liga Árabe, os líderes definam orientações claras para uma resolução pacífica da crise no Iêmen", disse Ban Ki-moon, que também participa da reunião.

Pelo menos 54 pessoas foram mortas e 187 ficaram feridas nos ataques que ocorrem há três dias contra os rebeldes em Áden, no sul do país, segundo o diretor do Departamento de Saúde do Iêmen.

- Assuntos: Iêmen, Arábia Saudita, conflito, intervenção militar, Liga Árabe

Rússia e Estados Unidos querem criar nova estação espacial

Da Agência Lusa

A Rússia e os Estados Unidos pretendem criar, em conjunto, uma nova estação espacial a partir de 2024, disse hoje (28) o chefe da Roscosmos, a agência espacial russa, Igor Komarov.

“A Roscosmos e a Nasa [agência espacial dos Estados Unidos] vão trabalhar em conjunto no programa da futura estação orbital, um projeto aberto a todos os países que pretendam juntar esforços”, disse Komarov em entrevista coletiva em Baikonur, no Cazaquistão.

As duas agências espaciais vão também prolongar até 2024 o serviço da atual Estação Espacial Internacional. A Rússia e os Estados Unidos também concordaram em unificar as normas técnicas dos sistemas de acoplagem das suas naves espaciais.

Na mesma entrevista coletiva, o administrador da Nasa, Charles Bolden, lembrou que a Rússia e os Estados Unidos pretendem criar um roteiro de programas de voo a Marte.

A atual Estação Espacial Internacional é um projeto de mais de US$ 100 bilhões, está em órbita a uma distância de 335 a 460 quilômetros da Terra e pesa mais de 450 toneladas.

A plataforma espacial desloca-se a 27 mil quilômetros por hora, conta com a participação de 16 países e tem residentes em permanência desde 2000.

- Assuntos: exploração espacial, Rússia, Estados Unidos, Estação Espacial Internacional, Nasa, Roscosmos

Ataques a seções de votação na Nigéria matam dois

Da Agência Lusa

Pelo menos duas pessoas morreram hoje (28) em ataques a seções de votação no Nordeste da Nigéria, atribuídos ao grupo radical islâmico Boko Haram, de acordo com residentes e um funcionário eleitoral.

Os ataques ocorreram nas aldeias de Birin Bolawa e Birin Fulani. As duas localidades ficam no distrito de Nafada, no estado de Gombe, que tem sido repetidamente atacado pelos islamitas radicais.

Homens armados mascarados chegaram a Birin Bolawa em um carro pick-up por volta das 8h30 locais (5h30 em Brasília), pouco depois do início do credenciamento dos eleitores. Um eleitor foi morto a tiro e outros fugiram em pânico.

Segundo um funcionário eleitoral, homens armados gritavam que tinham avisado para a população manter-se longe da eleição. “Atearam fogo a todos os materiais ligados às eleições, que abandonamos quando fugimos”, acrescentou.

O segundo ataque, em Birin Fulani, ocorreu por volta das 9h15 locais (6h15 em Brasília). “Mal as pessoas viram os militantes, começaram a fugir, mas os homens armados abriram fogo à mesa de votação, matando um homem”, contou um morador. Segundo ele, a população não teria ido votar se soubesse do primeiro ataque.

De acordo com o morador, os homens armados queimaram os materiais ligados à eleição. “Acreditamos que são do Boko Haram, que avisaram as pessoas para que não participassem da eleição”, disse.

Em mensagem em vídeo divulgada no mês passado, o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, disse que os militantes perturbariam as eleições, que consideram anti-islâmica. “Esta eleição não vai ocorrer, mesmo que estejamos mortos. Mesmo que não estejamos vivos, Alá não vai permitir que a realizem”, disse na ocasião.

Cerca de 68,8 milhões de nigerianos elegerão hoje o novo presidente e o Parlamento, em um ambiente de tensão devido ao risco de violência política e à ameaça de atentados islamitas.

Ao todo, 14 candidatos disputam a eleição para presidente, entre os quais se encontra pela primeira vez uma mulher. A disputa está acirrada entre o atual presidente, Goodluck Jonathan, e o ex-general Muhammadu Buhari, que comandou a Nigéria à frente de uma junta militar de 1983 a 1985.

- Assuntos: Nigéria, Boko Haram, terrorismo, ataque, eleições

Fortaleza e Caucaia têm dia D de vacinação intensificada contra sarampo

Edwirges Nogueira - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição: José Romildo

Ceará intensifica vacinação contra sarampo(Marcelo Camargo/Agência Brasil

Hoje (28) é o dia D de intensificação de vacinação contra o sarampo nos municípios de Fortaleza e Caucaia, no Ceará. As duas cidades têm o maior número de casos da doença em investigação: 23 em Fortaleza e 9 em Caucaia. O Ceará registra surto de sarampo desde dezembro de 2013.

Até esta semana, segundo o boletim epidemiológico divulgado ontem (27) pela Secretaria da Saúde do estado, foram confirmados 788 casos e, atualmente, 49 estão em investigação em 12 municípios. Os casos confirmados já somam 90, notificados em dez municípios.

A meta da Secretaria da Saúde é vacinar cerca de 1,3 milhão de pessoas com a dupla viral, que também protege contra a rubéola. Mesmo quem já tomou a vacina deve se vacinar de novo. A campanha de intensificação de vacinação contra o sarampo é destinada a pessoas entre 5 e 29 anos, faixa etária que concentra quase metade dos casos confirmados (44 casos).

Os postos de saúde aplicam a vacina todos os dias úteis da semana, entre 7h 19h. Os postos também vão funcionar neste domingo (29) e nos sábados (4 e 11 de abril). A vacinação de rotina, destinada a crianças entre 6 meses e 1 ano e 3 meses, continua normalmente.

Para ser considerado livre do surto de sarampo, o município precisa passar 90 dias sem apresentar nenhum caso da doença.

- Assuntos: sarampo, saúde, vacinação, Ceará

Urnas são abertas na Nigéria para escolher presidente e Parlamento

Da Agência Lusa

As urnas foram abertas hoje (28) na Nigéria, anunciou a Comissão Eleitoral, e os eleitores dirigem-se aos locais de votação para eleger o novo presidente e o Parlamento.

“As urnas abriram", disse à agência France Press o porta-voz da Comissão Eleitoral Nacional Independente, Kayode Idowu, apesar de relatos de atrasos na abertura da votação.

Repórteres informaram que o processo não começou em algumas localidades em Kano, Lagos e Abuja, devido a atrasos na chegada de delegados da comissão e de material eleitoral.

Cerca de 68,8 milhões de nigerianos estão aptos a votar, em meio a um ambiente de tensão devido ao risco de violência política e à ameaça de atentados islamitas.

Os candidatos a chefe de Estado são 14 e incluem, pela primeira vez, uma mulher. Participam da disputa, que deve ser acirrada, o atual presidente Goodluck Jonathan e o ex-general Muhammadu Buhari, que dirigiu a Nigéria, à frente de uma junta militar, de 1983 a 1985.

Jonathan, de 57 anos, é cristão do Sul e tem sido muito criticado pela incapacidade de conter as ações do grupo radical islâmico Boko Haram, que em seis anos causou cerca de 13 mil mortes.

Buhari, de 72 anos, é muçulmano originário do Norte e construiu uma reputação de incorruptível.

A Nigéria está praticamente dividida entre o Norte, de maioria muçulmana, e o Sul, majoritariamente cristão, com Buhari e Jonathan buscando o apoio de suas regiões.

As eleições presidenciais e legislativas no mais populoso país africano foram adiadas seis semanas (estavam previstas para 14 de fevereiro), para combater a organização Boko Haram no Nordeste, durante operação regional.

Nas últimas semanas, o Boko Haram perdeu a maioria das localidades que ocupava mas, segundo especialistas, poderá recorrer a ataques suicidas e tentar repetir os massacres, sobretudo no Norte do país.

Há ainda um temor em relação à violência política pós-eleitoral. Nas eleições anteriores, em 2011, cerca de mil pessoas morreram em confrontos depois de ter sido anunciada a derrota de Buhari para Jonathan.

O chefe da Comissão Eleitoral, Attahiru Jega, disse que “tudo o que é humanamente possível” foi feito para garantir eleições credíveis, mas a oposição alertou que os resultados serão pouco credíveis se os milhões de deslocados do Norte não puderem votar.

As fronteiras marítimas e terrestres foram fechadas à meia-noite de quarta-feira (27) e os veículos estão impedidos de circular hoje entre as 8h e as 17h locais, exceto para “missões essenciais”.

A posse do novo presidente da Nigéria está marcada para 29 de maio.

- Assuntos: Nigéria, eleições, presidente, Parlamento, Boko Haram

Carta Mundial da Mídia Livre é lançada no Fórum Social na Tunísia

Ana Cristina Campos - Enviada Especial da Agência Brasil/EBC Edição: Graça Adjuto


A Carta Mundial da Mídia Livre, com princípios e ações estratégicas para promover uma comunicação democrática em todo mundo, foi lançada hoje (28) na Assembleia de Convergência pelo Direito à Comunicação, no último dia do Fórum Social Mundial, na Universidade El Manar, em Túnis, capital da Tunísia.

Entre as prioridades estabelecidas no documento estão o desenvolvimento de marcos democráticos de regulação da comunicação, por meio de órgãos independentes, o apoio aos meios de comunicação comunitários e a independência da mídia pública em relação ao governo e ao mercado.

A carta também defende a governança democrática da internet, incluindo a garantia de neutralidade da rede, o direito à vida privada e à liberdade de expressão, além da universalização do acesso aos meios de comunicação e à internet banda larga.

Após o lançamento da carta, os ativistas da comunicação pretendem construir parcerias com outros setores para a promoção dos princípios do documento e divulgar o documento em debates e fóruns de discussão sobre as mídias e a internet livres, entre outras iniciativas.

Comunicadores, blogueiros e representantes de movimentos sociais de diversos países debateram, desde o dia 22 de março, a liberdade de expressão e o direito à comunicação na quarta edição do Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML) na Universidade El Manar. O FMML é um evento paralelo ao Fórum Social Mundial.

- Assuntos: Fórum Social Mundial, Tunísia, carta, mídia livre

Projeto da Apae forma servidores para que identifiquem portadores de deficiência

Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas

Representantes de 37 cidades de São Paulo que participam do projeto Todos pelos Direitos: Deficiência Intelectual, Cidadania e Combate à Violência, da  Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), participaram hoje (26) de um encontro na capital paulista para articular, fortalecer e sensibilizar pessoas que atuam nas áreas da de assistência social, educação, saúde e justiça e segurança pública para os temas da deficiência, violência e da violação de direitos de crianças e adolescentes.

Segundo o psicólogo Marco Aurélio Teixeira de Queiroz, um dos coordenadores do projeto, o programa começou em 2011 e pretende unir os serviços para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes com deficiência intelectual. “Queremos que esses atores [da sociedade] tenham uma formação e possam reconhecer os tipos de deficiência e como encaminhar os casos nos quais identificam algum tipo de violação de direitos”.

De acordo com dados do Disque 100, de fevereiro de 2011 a junho de 2013, foram registradas 1.209 denúncias, entre elas, 702 no estado de São Paulo. Esse número refere-se apenas a adultos, já que denúncias envolvendo crianças e adolescentes são encaminhadas ao Conselho Tutelar, como prevê o Estatuto das Crianças e Adolescentes (ECA), de 1990. O tipo mais frequente de violência foi a negligência (32%), seguido pela violência psicológica (29%), a violência física (20%) e a financeira (12%).

Em 72% dos casos, o agressor pertence à família da vítima. Os dados mostram que 14% das denúncias de violência aconteceram em atendimento público, empresas e entidades privadas. Apenas 11% das agressões são praticadas por desconhecidos, incluindo casos de bullying. Já 3% dos casos têm vizinhos como agressor.

Ele explicou que a Apae levanta as principais necessidades dos municípios interessados e organiza encontros com os setores envolvidos para avaliar as demandas. “O critério de escolha é populacional avaliando o coeficiente de crianças e adolescentes com deficiência e deficiência intelectual no município. Selecionamos as cidades que contemplavam faixa territorial maior em São Paulo”.

A proposta é de que cada cidade conheça profundamente o fluxo de denúncias e queixas de violência e violação dos direitos contra a pessoa com deficiência. “Propomos que a rede se articule para que o atendimento seja mais rápido e funcional. Com isso se economiza dinheiro público e evita-se o sofrimento da vítima”. Para Queiroz, o resultado mais importante do projeto é a retirada da invisibilidade dessa situação para a sociedade.

Segundo a psicóloga do Centro Integrado de Educação e Reabilitação (Cier), da Secretaria de Educação de Hortolândia, Cristina Maria Jundurian Fernandes, o projeto é importante porque apesar de ter um serviço implantado faltava a articulação de outros setores em rede. “O projeto veio a calhar porque estamos unindo todos os serviços e trabalhando integralmente. Já tínhamos um núcleo que trabalhava com violência, mas não estava incluída a violência contra a pessoa com deficiência. Isso foi importante porque tínhamos queixas de violação do direito, o que foi o mais importante para qualificar nossos serviços”.

O presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, Dirceu Brás Pano, de Américo Brasiliense, contou que no município os funcionários dos serviços públicos não sabiam como identificar os portadores de deficiência intelectual. Acrescentou que o projeto sensibilizou os servidores para que pudessem aprender como identificá-los. “E o trabalho em rede colocado no projeto é espetacular porque identifica e encaminha a criança ou o adolescente para a área certa. Facilita muito e ajudou a expandirmos o projeto para crianças e adolescentes carentes e com problemas com drogas e álcool”, explicou.

- Assuntos: projeto, São Paulo, Apae, municípios, deficientes intelectuais, combate à violência, crianças, adolescentes

Acidente nos Alpes não é o primeiro com causa proposital, diz órgão de segurança

Giselle Garcia - Correspondente Agência Brasil/EBC Edição: Valéria Aguiar

A Fundação Internacional de Segurança do Voo (FSF, na sigla em inglês) divulgou hoje (26), por meio da Rede de Segurança da Aviação, uma lista com 13 casos em que pilotos ou copilotos provocaram (ou suspeita-se que tenham provocado) desastres aéreos intencionalmente. A lista foi divulgada após a confirmação de que o copiloto do avião da companhia alemã Germanwings, Andreas Lubitz, um jovem alemão de 28 anos, foi o responsável pela tragédia nos Alpes franceses.

O acidente mais grave registrado pela Rede de Segurança da Aviação ocorreu no dia 31 de outubro de 1999, quando um Boeing da Egypt Air, que decolou de Nova York, com destino ao Cairo mergulhou no oceano a 100 quilômetros ao sul de Nantucket, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Morreram no acidente 217 pessoas.

Investigações do Conselho Nacional de Segurança em Transporte (NTSB, na sigla em inglês), concluíram que o acidente foi provocado pelo copiloto substituto, Gameel Al Batouti, por “razão indeterminada”. Gravações do interior da cabine mostraram que, segundos depois que o capitão deixou o cockpit para usar o lavatório, Batouti desligou o piloto automático enquanto repetia “Tawkalt ala Allah”, frase em árabe que significa “Eu confio em Deus”.

Em 19 de dezembro de 1997, um Boeing da SilkAir, em rota de Jacarta, na Indonésia, para Singapura, mergulhou no Rio Musi, no Sul da Sumatra, levando 104 pessoas à morte. Investigações da NTSB concluíram que o capitão, que tinha um histórico de problemas no trabalho, conduziu o avião à queda no momento em que o copiloto deixou a cabine.

No caso da Germanwings, o procurador francês Brice Robin afirmou hoje (26) que o copiloto estava sozinho no comando do avião no momento da queda e se recusou a abrir a porta da cabine para o piloto, que tinha deixado o cockpit para ir ao lavatório. Na gravação extraída de uma das caixas-pretas do avião, é possível ouvir o piloto gritando do exterior da cabine, pedindo para entrar, além de chamadas do controle de tráfego aéreo, que não foram respondidas.

De acordo com o procurador, a respiração de Andreas Lubitz também é audível nas gravações, o que prova que ele não perdeu a consciência durante a queda. Momentos antes da colisão, gritos de passageiros foram registrados.

Investigadores conduziram, nesta tarde, uma busca na casa de Lubitz, na cidade alemã de Montabaur, para levantar pistas que indiquem a motivação do copiloto em provocar a tragédia. Segundo informações da página de Lubitz no Facebook, que foi deletada, ele parecia ter uma vida normal, com interesses semelhantes aos de qualquer outro jovem de sua idade.

- Assuntos: desastre, alpes, copilotos, pilotos, Germanwings, Andreas Lubitz, segurança.

Renan Calheiros diz que criação do PL distorce o quadro partidário

Karine Melo - Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

Para Renan Calheiros, o governo patrocina a redução do PMDBAntonio Cruz/Agência Brasil

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou hoje (26) a possibilidade de criação do Partido Liberal (PL).

"Isto distorce o quadro partidário, que saiu das urnas. Os partidos têm o tamanho que têm porque conquistaram nas urnas. Como pode o governo patrocinar uma iniciativa que objetiva diminuir o tamanho do aliado? Isto é um péssimo exemplo da reforma política. Temos de acabar com a farra da criação de partidos. Do ponto de vista da articulação política do governo nos últimos meses, esta foi a pior criação", ressaltou.

O pedido de registro da  legenda foi protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na terça-feira (24), véspera da sanção da lei que trata da criação e fusão de partidos. Aprovada pelo Congresso no dia 3 de março, a Lei 13.107 determina novas regras para fusão de partidos políticos.

Dois pontos da proposta foram vetados pela presidenta Dilma Rousseff. Um deles exigia o mínimo de cinco anos para fusão de partidos políticos. O outro garantia prazo de 30 dias e manutenção do mandato aos parlamentares que migrassem para partidos decorrentes de fusão.

Sobre o indexador das dívidas dos estados, que depende de regulamentação do governo, o presidente do Senado reiterou que a regulamentação é consequência. "Se o governo não a regulamenta, desfaz a eficácia da lei. Por isso, o prazo para que o governo regulamente. O Congresso será o Congresso. O Executivo tem de ser Executivo. E todos temos de conviver com harmonia", acrescentou.

Ontem (25), o Senado aprovou requerimento para tramitação com urgência de projeto obrigando a União a colocar em prática o novo indexador das dívidas dos estados e municípios. A expectativa é que o projeto PLC 15/15 seja votado na próxima terça-feira (31).



- Assuntos: Congresso, Renan Calheiros, PL, criação, crítica

Ipen normaliza fornecimento de substâncias usadas na medicina nuclear

Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura

A paralisação do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (Ipen), em São Paulo, iniciada no dia 9 de março, chegou ao fim. Os funcionários reivindicavam a manutenção de uma gratificação que havia sido retirada no mês passado. Por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União no dia 20, ficou garantida a concessão da gratificação específica de produção de radioisótopos e radiofármacos.

A produção e o fornecimento de produtos para a medicina nuclear, como o Flúor-14, estão normalizados desde terça-feira. A substância é utilizada no exame PET-CT, que ajuda a diagnosticar doenças como o câncer de pulmão, câncer colorretal e linfomas de Hodgkin e Não-Hodgkin. A greve colocou em alerta as entidades de medicina nuclear e laboratórios, porque o Ipen é o fornecedor de material radioativo médico do país.



- Assuntos: Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares, Ipen, Greve no Ipen, exame PET-CT, Flúor-14

Atuação do Banco Central foi tempestiva e independente, afirma diretor

Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo

O diretor de Política Econômica e Assuntos Internacionais, Luiz Awazu Pereira da Silva, disse hoje (26), ao comentar o Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central (BC), que a autoridade monetária atuou de forma "tempestiva e tecnicamente independente" para cumprir seu papel de controle da inflação e estabilização da economia.

Awazu deu a declaração ao responder a questionamento sobre a efetividade da atuação do BC, já que a projeção de inflação da própria autarquia para este ano, de 7,9%, extrapola o teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é 6,5%. O centro da meta é 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

"O BC atuou de maneira determinada desde abril de 2013 na frente do combate à inflação, da manutenção da estabilidade. Desse ponto de vista, nossa atuação foi tempestiva, tecnicamente independente e se endereçou em momentos complexos aos problemas que se colocavam para o Brasil", disse o diretor, em entrevista para detalhar as previsões do relatório.

Além da projeção para 2015, o documento estima inflação de 4,9% no fim de 2016 e de 4,7% no primeiro trimestre de 2017. No cenário de mercado, que incorpora dados de pesquisa  do BC junto a investidores, as projeções indicam inflação de 7,9% em 2015, 5,1% em 2016 e 4,9% no primeiro trimestre de 2017. As estimativas são para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O Banco Central também espera retração de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas produzidos por um país) para este ano. Para Awazu, a previsão relativa ao PIB é "realista". Ele ressaltou que foi levada em conta a perspectiva de redução dos investimentos da Petrobras, afetada pelas investigações da Operação Lava Jato.

Awazu reafirmou que a expectativa do BC para 2016 é retomada de um cenário mais favorável para a inflação. A autoridade monetária vem divulgando, há algum tempo, a avaliação de que a pressão inflacionária é resultado de dois movimentos de ajustes de preços. Um é o dos preços externos, impactados principalmente pelo fortalecimento do dólar. O outro é o dos preços administrados, como o da energia e da gasolina. Segundo o diretor do BC, o objetivo é que os efeitos desses fenômenos fiquem circunscritos à inflação de 2015.

Na avaliação dele, as previsões do cenário de mercado indicam que os efeitos da atuação da autoridade monetária já se fazem sentir.“Os efeitos se fazem sentir, sim, em 2015, através dessa redução das expectativas [para a inflação] no médio e longo prazo”, declarou. O diretor do BC citou fatores positivos que, na visão da autoridade monetária, tornam “factível” alcançar o centro da meta de inflação estabelecido pelo CMN ao longo do ano que vem.

Awazu ressaltou que ajustes macroeconômicos - como o pacote fiscal do governo - potencializam os efeitos da política monetária. Destacou, ainda, que o aumento dos preços administrados se concentrará no primeiro trimestre e que o mercado de trabalho está menos tensionado. Por fim, segundo o diretor, movimentos como a queda de preços das commodities (produtos básicos com cotação internacional) atenuam os efeitos do repasse da alta dólar para os preços da economia doméstica. Apesar de positivos, o BC considera que esses sinais ainda não são suficientes e por isso, destacou Awazu, a política monetária precisa continuar “vigilante”.


- Assuntos: economia, PIB, crescimento, inflação, banco central, política monetária

CPI do HSBC aprova convite para ouvir ministro da Justiça

Karine Melo — Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do HSBC aprovou nesta quinta-feira (25) um convite para que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, compareça à comissão para falar sobre as providências tomadas pelo governo brasileiro em relação às denúncias de que mais de 8 mil correntistas brasileiros do banco na Suíça podem ter cometido crime de evasão fiscal.

Além do ministro da Justiça, também foram aprovados convites para o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e para o presidente do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf), Antônio Gustavo Rodrigues. A ideia da comissão é ouvir os três e o ex-secretário da Receita, Everado Maciel, que não pôde comparecer à comissão hoje, na mesma data que ainda será marcada.

Entre os requerimentos aprovados, há ainda os convites para o diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero Moraes Meirelles, para o diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, Ricardo Andrade Saadi, e para o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal Filho. As datas ainda serão acertadas com as autoridades convidadas.

Na próxima terça-feira (31), os integrantes da CPI vão se reunir às 16h com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e com o secretário de Relações Internacionais da Procuradoria-Geral da República, Vladimir Aras, para ter informações do procedimento do Ministério Público Federal em relação a esse caso e discutir o compartilhamento de informações.

- Assuntos: CPI do HSBC, ministro da justiça

Pedidos de asilo em países ricos aumentaram 45%

Da Agência Lusa Edição: Graça Adjuto

Os pedidos de asilo em países ricos aumentaram 45% em 2014, impulsionados pelos conflitos na Síria e no Iraque, aproximando-se do recorde registrado no início da guerra na Bósnia-Herzegovina, de acordo com dados publicados hoje pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A situação nesses dois países deu lugar "à pior crise humanitária da nossa era", declarou a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Melissa Fleming, em entrevista coletiva.

No total, 866 mil pedidos de asilo foram entregues, no ano passado, a 44 países industrializados, 45% a mais que em 2013. O número atinge, assim, quase o mesmo nível recorde registrado em 1992, no início da guerra na Bósnia-Herzegovina, em que foram enviados 900 mil pedidos de asilo.

A Síria foi o país de onde vieram mais pedidos de asilo, em um total de 149.600.

- Assuntos: asilo, pedidos, ONU, países ricos

Nigéria: novo presidente e Parlamento serão escolhidos sábado

Da Agência Lusa

A Nigéria, o mais populoso país africano, vai eleger um novo presidente e o Parlamento no sábado (28), depois de um adiamento de seis semanas para combater o grupo radical islâmico Boko Haram, que aterroriza sobretudo o Norte do país.

Cerca de 68,8 milhões de nigerianos são chamados às urnas para as eleições presidenciais e legislativas, enquanto os governadores dos estados e os parlamentos locais serão escolhidos em 11 de abril.

Os candidatos à chefia do Estado são 14. Entre eles há, pela primeira vez, uma mulher, mas a disputa acirrada envolve o atual presidente Goodluck Jonathan e o ex-general Muhammadu Buhari, que dirigiu a Nigéria à frente de uma junta militar de 1983 a 1985.

Jonathan, de 57 anos, um cristão do Sul, da etnia ijaw, tem sido muito criticado pela incapacidade de conter a atuação do Boko Haram que, em seis anos, causou cerca de 13 mil mortos.

O presidente, candidato do Partido Democrático Popular (PDP, no poder), também não tem bons resultados para mostrar em termos econômicos, até porque a queda dos preços do petróleo tem tirado do país uma parte de suas receitas.

Buhari, de 72 anos, já tentou três vezes ser eleito para a presidência, tendo sido escolhido agora pelo Congresso Progressista (APC, coligação de quatro partidos da oposição) para disputar o cargo.

O general é um muçulmano da etnia fulani, originário do Norte, que construiu uma reputação de incorruptível.

A segurança das eleições é motivo de preocupação. O Boko Haram, que considera a democracia e o governo secular uma forma de “paganismo”, prometeu impedir a votação de sábado.

Segundo o Ministério do Interior, o presidente determinou o fechamento das fronteiras marítimas e terrestres até sábado “para permitir o desenrolar pacífico das eleições”.

Ainda que nas últimas semanas tenha perdido a maioria das localidades que ocupava no Nordeste, sob pressão de uma força que juntou os exércitos da Nigéria, do Chade, de Camarões e do Níger, o grupo aliado dos jihadistas do Estado Islâmico continua a ser um risco.

Nnamdi Obasi, especialista do Centro de Reflexão International Crisis Group, considera que os combatentes do Boko Haram “talvez não sejam capazes de tomar novos territórios, mas podem enviar suicidas para locais públicos, como as assembleias de voto”.

“Em numerosas áreas do estado de Borno”, de onde é originário o grupo fundamentalista, “a situação continua a ser precária em termos de segurança e os deslocados” não poderão “participar da votação”, enquanto em outras “as eleições vão se realizar, mas em uma atmosfera de preocupação”, adianta Obasi.

Há ainda o temor da violência política pós-eleitoral, depois das presidenciais de 2011 terem custado a vida a cerca de mil nigerianos.

O chefe da Comissão Eleitoral, Attahiru Jega, insistiu que “tudo o que é humanamente possível” foi feito para garantir eleições credíveis, mas a oposição alertou que os resultados serão pouco credíveis se os milhões de deslocados do Norte não puderem votar.

As Nações Unidas avisaram que será responsabilizado quem contestar os resultados eleitorais pela violência.

A posse do novo presidente da Nigéria está marcada para 29 de maio.

- Assuntos: Nigéria, eleições, presidente, Parlamento

Detidos 23 suspeitos do ataque terrorista ao Museu do Bardo

Da Agência Lusa

Vinte e três pessoas, suspeitas de envolvimento no ataque ao Museu do Bardo em Túnis (Tunísia), ocorrido na semana passada, foram detidas e quatro fugiram, anunciou hoje (26) o ministro do Interior tunisiano.

"Vinte e três pessoas, incluindo uma mulher, que integravam uma célula terrorista, foram detidas", disse Najem Gharsalli, em entrevista coletiva.

O ministro informou que "80% dessa célula", envolvida no ataque ao museu, foram desarticulados.

Os quatro suspeitos em fuga são dois marroquinos, um argelino e um tunisiano. Esse último, Maher Ben Mouldi Gaidi, é acusado de ter fornecido as armas automáticas aos dois atiradores que mataram 21 pessoas – 20 turistas estrangeiros e um policial – no dia 18 de março, no museu de Túnis, acrescentou.

O ministro disse que "a operação foi dirigida pelo terrorista Lokman Abu Sakhr", um chefe jihadista de nacionalidade argelina, considerado um dos dirigentes do Okba Ibn Nafaa.

Esse grupo extremista, da rede Al Qaeda, é procurado pelo Exército há mais de dois anos nas montanhas fronteiriças da Argélia.

O ataque ao Museu do Bardo foi reivindicado pelo movimento jihadista Estado Islâmico, organização rival da Al Qaeda.

"Na fase atual, não podemos divulgar o nome (da organização responsável pelo ataque ao Bardo), mas é seguro afirmar que está ligada ao Okba Ibn Nafaa", acrescentou o ministro do Interior tunisiano.

Najem Gharsalli disse ainda que os suspeitos estão divididos em três grupos: o "primeiro que supervisiona, o segundo que planeja e o terceiro que executa".

- Assuntos: Museu do Bardo, ataque terrorista, suspeitos, detenção, Túnis, Tunísia

Lufthansa não confirma que piloto não estava no comando do Airbus

Da Agência Lusa

O grupo alemão Lufthansa, ao qual pertence a companhia Germanwings, informou hoje (26) que não pode confirmar a notícia de que um dos pilotos do Airbus A-320, que caiu nos Alpes franceses, não estava na cabine de comando no momento do acidente.

Em declarações à agência de notícias DPA, um porta-voz da Lufthansa disse “não ter atualmente nenhuma informação que possa confirmar a notícia do jornal The New York Times". Ele comentou assim notícia divulgada na madrugada de que no comando do aparelho estava apenas um dos pilotos.

A companhia alemã, no entanto, comprometeu-se a divulgar todas as informações sobre a tragédia, em que morreram 150 pessoas. A empresa pediu que não seja dado crédito a “especulações” sobre as causas do acidente com o voo 9525 entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha).

O The New York Times informou ainda que fontes militares, que ouviram a gravação de áudio da caixa-preta de registro de voz da cabine de comando, disseram que um dos pilotos não estava em seu lugar, que tinha saído e não conseguiu regressar.

O jornal acrescenta que, quando pretendeu regressar à cabine, o piloto bateu à porta e não obteve resposta.

“Pode-se ouvir que ele está tentando destruir a porta”, disse a fonte ao jornal sobre os momentos anteriores ao acidente.

- Assuntos: França, acidente aéreo, airbus, Lufthansa, piloto

Maioria dos casos de epilepsia pode ser controlada com medicação

Aline Leal - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

Condição neurológica que atinge de 1% a 2% da população brasileira, a epilepsia pode se manifestar em qualquer idade, mas costuma apresentar a primeira crise, com maior frequência, em crianças com menos de dois anos. Hoje (26), a campanha mundial Purple Day vem usar a cor lilás para chamar a atenção da população sobre essa condição.

A neurologista infantil e do adolescente Alessandra Freitas, mestre em medicina pela Universidade de São Paulo, explica que as crises de epilepsia são ocasionadas por descargas elétricas anormais no cérebro, “uma atividade cerebral errada”. Em alguns casos, a pessoa nasce com essa condição, em outros, ela pode ser ocasionada por lesões e por síndromes, entre outros fatores.

A duração da epilepsia também varia. Em algumas pessoas, desaparece na adolescência, em outras tem que ser controlada por medicamentos por toda a vida. Em 80% dos casos, o paciente pode ter uma vida normal, usando a medicação.

De acordo com a especialista, o sintoma da crise depende da área cerebral envolvida, tem início súbito e cessa espontaneamente ou, quando muito prolongada, com o uso de remédios. Essas crises podem durar segundos ou poucos minutos e se manifestar de formas diferentes.

Em alguns casos, a pessoa fica ausente, parada com o olhar fixo, em outros é como se ela levasse um pequeno susto. No tipo mais conhecido, a pessoa tem movimentos involuntários com os músculos, pode se contorcer, babar e, algumas vezes, urinar e vomitar. Depois que passa, ela não tem consciência do que aconteceu.

Nas crises mais violentas, é importante que quem esteja próximo saiba como agir. Nesse caso, devem ser afastados objetos que ofereçam risco, deve-se dar espaço para a pessoa respirar e proteger a cabeça dela, posicionando-a de lado.

Segundo a Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia, é Importante não dar água para a pessoa que está tendo uma crise, não esfregar álcool ou outras substâncias, não colocar objetos na boca, não puxar a língua e também saber que a saliva não passa epilepsia.

O controle das crises é importante não só para a segurança e o conforto do paciente, mas também porque elas podem ocasionar sequelas, como perda de memória, perdas cognitivas e falta de atenção.

Segundo a presidenta da Federação Brasileira de Epilepsia, Carolina Doretto, o diagnóstico é primariamente clínico, mas posteriormente são necessários exames. “É importante o paciente ou o familiar fornecer para o médico todas as informações de como é a crise, se tem horário especifico, quanto dura, quantas vezes ao dia e ao mês”, explica.

Carolina conta que a rede pública de saúde oferece uma boa gama de medicamentos para a doença. Porém, em cerca de 20% dos casos o paciente não consegue evitar as crises com remédios e, algumas vezes, é preciso uma intervenção cirúrgica.

Para Carolina, embora a tecnologia avance, com medicamentos mais adequados e mais capazes de controlar as crises, o preconceito permanece. “Avança tudo, mas não avança na quebra do preconceito. As crianças são discriminada na escola, a família superprotege ou renega a criança, o adulto não consegue acesso ou permanência no mercado de trabalho. Nisso ainda temos que avançar muito”.

- Assuntos: Purple day, campanha mundial, conscientização, epilepsia, medicação

Campanha mundial Purple Day tem dia de conscientização sobre epilepsia

Aline Leal - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

Campanha mundial Purple Day chama a atenção para a epilepsiaDivulgação site Purple Day

Com o objetivo de divulgar informações e combater o preconceito contra as pessoas que convivem com a epilepsia, associações de pacientes trouxeram para o Brasil a campanha mundial Purple Day, o Dia Lilás. O dia D da causa é hoje (26), mas a semana toda está sendo marcada por ações que chamam a atenção para a epilepsia.

A estimativa da Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (Aspe) é que essa condição neurológica atinge cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil. A presença, em alguns casos, de crises convulsivas em que o paciente perde a consciência, cai e se debate ainda torna a condição alvo de estigma na sociedade. O que grande parte da população não sabe é que em 80% dos casos a pessoa com epilepsia pode ter uma vida normal, se tratada adequadamente.

A campanha, de origem canadense, está colorindo de roxo a iluminação de prédios importantes, como o Congresso Nacional, a Universidade de Campinas, a sede da Federação da Indústrias do Estado de São Paulo, entre outros. Segundo o embaixador da campanha no Brasil, Eduardo Caminada, a mobilização é uma forma de chamar a atenção para a causa e informar a população sobre a epilepsia.

“É um trabalho de formiguinha contra o preconceito. Com informação, as pessoas vão entender o que é a epilepsia, o preconceito só existe por falta de informação”, disse Caminada.

Pelo menos 20 cidades estão sediando eventos relacionados à campanha. A Câmara Municipal de São Paulo vai promover uma mesa de debate sobre o tema na manhã de hoje. Amanhã (27) e depois, a capital de Rondônia, Porto Velho, sediará o 13º Encontro da Federação Nacional de Epilepsia.

No dia 28, três capitais vão ter caminhadas pelo Purple Day. Em Brasília, o movimento vai ocorrer, a partir das 9h, na área próxima à Nicolândia, no Parque da Cidade. Em São Paulo, a caminhada vai ser no Parque do Ibirapuera, às 10h. No Rio de Janeiro, a ação partirá da Estação Cardeal Arcoverde e também começará às 10h.

- Assuntos: Purple day, lilás, conscientização, epilepsia

CaPoTiN 2015 - Os Cabras da Cabriola

Os intervalos entre as atrações foram animados pel'Os Cabras da Cabriola, com música e contação de histórias.

Passagem de som: Zózimo (sanfona), Heraldo Souza (violão e voz), Isqaue Pires (Percussão/efeitos)

Repertório com músicas premiadas dos espetáculos da Cabriola Cia de Teatro


Praça da República



CaPoTiN 2015 - O teatro em debate

Um "Café Cultural" reuniu convidados, apresentação teatral e musical para debater sobre o fazer teatral.
Artistas da região marcaram presença no debate

João Lima (intercâmbio com o Grupo Via Palco de Salvador)

O Secretário da Infãncia e Juventude da Prefeitura Municipal de Valança, o arte-educador Isaque Pires e o Grupo Ereoatá (Lauro de Freitas)

Música no Foyer com o sanfoneiro Zózimo, deu um clima especial ao "Café Cultural"

Após apresentação da peça "A História do Navio", convidados reúnem-se para debate

O professor Isaque Pires (Salvador) diante da platéia formada por professores e estudantes