Notícias da Rádio Cabriola

Pesquisa mostra que classe C está comprando menos em supermercados
Brasileiros da classe C compram atualmente menos produtos em supermercados que há seis meses, conforme indica pesquisa divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Data Popular.
O estudo revela que 47% dos brasileiros da classe C informaram que, comparando com os últimos seis meses, estão comprando menos produtos em supermercados. Aproximadamente 41% compram a mesma quantidade e 12% compram mais.

------------------

Governo voltará a pedir correção de 4,5% na tabela do IR
A presidenta Dilma Rousseff confirmou que o governo vai enviar de novo ao Congresso a Medida Provisória com a  a correção de 4,5% na tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física, como previsto inicialmente.

--------------------

Ministro da Justiça diz que encontro com advogados da Odebrecht não foi ilegal
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, falou nesta quinta-feira (19), sobre o encontro com advogados de empresários presos na Operação Lava Jato. Ele disse que não tratou sobre fraudes em contratos de empreiteiras com a Petrobras e que não discutiu a possibilidade do governo libertar os envolvidos.

Ele confirmou que se reuniu com os advogados da Odebrechet, e disse que a empresa questionou a atuação do Ministério da Justiça na busca por repatriação de dinheiro encontrado no exterior, mas afirmou que não pode dar detalhes sobre o conteúdo da reunião porque ela está sob sigilo.

O ministro sustentou que é dever de qualquer servidor público receber advogados no exercício da profissão.

Eduardo Cardozo disse ainda que vai continuar se reunindo com aqueles que solicitarem, conforme determina o Estatuto da Advocacia.

O ministro reconheceu que houve falha do setor de informática em não marcar na agenda pública o encontro com os advogados da Odebrecht, e disse que vai preencher cerca de 80 agendas que estavam em branco ou incompletas.

No entanto, ele afirmou que seguiu todas as recomendações legais, como a presença de outro servidor e o registro em ata.

Cardozo negou que tenha se reunido com o advogado Sérgio Renault, que é sócio de um escritório que defende a UTC, empreiteira citada na Lava-Jato.

--------------------------


Segunda chamada de aprovados no Sisu 2015

As matrículas deverão ser feitas nos dias 24 e 25 de fevereiro , conforme escalonamento
A Universidade Federal da Bahia  (Ufba) divulgou nesta sexta-feira (20) a relação dos candidatos convocados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As matrículas deverão ser feitas nos dias 24 e 25 de fevereiro , conforme escalonamento. Os estudantes classificados , bem como o edital de convocação de matrícula podem ser consultados no site do processo seletivo da Ufba.

Presidente do Eurogrupo adverte que reunião sobre Grécia será complicada

Da Agência Lusa

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, advertiu hoje (20), antes de mais uma reunião do Fórum de Ministros das Finanças da Zona do Euro, em Bruxelas, que "vai ser muito complicado" chegar a um acordo sobre a Grécia.

Em curta declaração antes da reunião, Dijsselbloem disse que "ainda há alguma razão para otimismo", mas afirmou que "é muito difícil" encontrar um compromisso satisfatório para todas as partes.

Dijsselbloem informou que tem falado com todos "os atores" dessas negociações para tentar aproximar as partes, mas insistiu que o processo é complexo. O presidente do Eurogrupo espera anunciar o desfecho das conversações "dentro de algumas horas".

- Assuntos: Grécia, reunião, Eurogrupo

Merkel e Hollande querem aplicação integral dos acordos de Minsk na Ucrânia

Da Agência Lusa Edição: Armando de Araújo Cardoso

O presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmaram hoje (20), em Paris, que querem a aplicação integral dos acordos de Minsk, assinados em 12 de fevereiro, para acabar com o conflito na Ucrânia.

“Estamos convencidos que os acordos de Minsk devem ser aplicados”, declarou Hollande, em coletiva de imprensa conjunta com Merkel.

“O cessar-fogo foi violado diversas vezes. Agora, deve ser integralmente respeitado no conjunto da linha da frente”, acrescentou.

“O objetivo é aplicar agora os compromissos de Minsk e traduzi-los na prática. É preciso fazer o necessário para que o banho de sangue não prossiga”, disse a chanceler alemã.

 Chefes da diplomacia francesa, alemã, ucraniana e russa devem se reunir na terça-feira (24) em Paris, a pedido dos respectivos chefes de Estado e de Governo, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius.

Os acordos de Minsk, assinados na capital da Bielorússia e que entraram em vigor no dia 15, preveem cessar-fogo no conflito entre o Exército ucraniano e os separatistas pró-russos, a retirada das armas pesadas e a libertação dos prisioneiros pelos dois lados. O cessar-fogo, porém, já foi violado diversas vezes.

- Assuntos: Ucrânia, cessar-fogo, François Hollande, Angela Merkel, separatistas pró-russos

Passe Livre garante direitos e promove inclusão das pessoas com deficiência


Passe Livre garante direitos, dá autonomia e promove inclusão das pessoas com deficiência
Semanalmente, o aposentado Edson Luis, 78 anos, precisa sair do município de Euclides Cunha, no nordeste baiano, para Salvador em busca de tratamento para a osteoporose. Vítima de uma cegueira que o acometeu há mais de 10 anos, ele é um dos quase 15 mil beneficiários da gratuidade para viagens intermunicipais emitidas pela Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Direito garantido por lei, o Passe Livre Intermunicipal permite às pessoas com deficiência se deslocar entre os municípios, seja em busca de tratamento médico, educação, trabalho ou mesmo por finalidade de lazer. O benefício garante direitos, promove inclusão social e resgata a autonomia dos seus beneficiários. “Ganho um salário mínimo e a gratuidade me ajuda a realizar o tratamento”, afirma Edson.

Têm direito ao benefício pessoas com deficiência devidamente comprovada, que tenham renda per capita de até um salário mínimo. A gratuidade é válida para o sistema de transporte coletivo intermunicipal em viagens feitas por rodovias, pelos mares ou ferrovias da Bahia.

O cadeirante Antônio Silva, 51, morador de Paulo Afonso, no Vale do São Francisco, aguarda o benefício para ajudá-lo a realizar o tratamento de diabetes, doença que causou o amputamento das pernas. “Convivo com um benefício do Governo e a gratuidade vai me ajudar bastante”.

O interessado em solicitar a gratuidade deve buscar o Centro de Assistência Social (Cras) do município onde reside. Um laudo comprovando a deficiência precisa ser emitido por um médico. Cabe ao profissional também avaliar se o postulante ao benefício terá direito a acompanhante durante as viagens.

A documentação, juntamente com o laudo médico deve ser entregue pelos correios ou presencialmente, no posto de atendimento que funciona temporariamente na Casa da Cidadania, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador. Depois da avaliação dos documentos e laudo médico a carteira que dá direito ao benefício é confeccionada e entregue.

Secom Bahia

No Sudeste e Centro-Oeste economia com horário de verão foi quase 2 mil MW

Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas

Horário de verão tem proporcionado a diminuição do consumo de energia em quase 2 mil megawattsFábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Às véspera do fim do horário de verão o Ministério de Minas e Energia estima que a redução da demanda de energia entre 18h e 21h tenha sido de até 1.970 megawatts (MW) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, equivalente ao dobro da demanda de Brasília. No subsistema Sul, segundo o ministério, a redução foi 625 MW, correspondendo a um total de 4,5%.

A previsão de ganhos com a redução do consumo total de energia é de cerca de 195 MW médios no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que equivale ao consumo mensal da cidade de Brasília, e 55 MW médios no subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal de Florianópolis.
A redução total de 250 MW corresponde a um percentual estimado de 0,5%, nos dois subsistemas. Além disso, estima-se que ocorreu um ganho de armazenamento de energia nas hidrelétricas de 0,4% no sistema Sudeste/Centro-Oeste e 1,1% no sistema Sul.

O governo pensou em prorrogar o horário de verão por causa da falta de chuvas, que prejudica os reservatóriosDivulgação/Sabesp

O horário de verão começou no dia 19 de outubro de 2014 para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e termina no domingo (22).

O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando é registrado a maior demanda por energia. Recentemente, o pico de consumo tem ocorrido no início da tarde, principalmente por causa do aumento do uso de aparelhos de ar condicionado.

Este ano, o governo avaliou a prorrogação da vigência do horário de verão por causa da falta de chuvas, que prejudica os reservatórios das hidrelétricas.

- Assuntos: horário de verão, economia, energia, hidrelétricas, chuvas

Dilma confirma correção de 4,5% na tabela do Imposto de Renda

Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo

A presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (20) a correção de 4,5% na tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física e disse que Orçamento não tem espaço para correções maiores, como os 6,5% aprovados pelo Congresso e vetados por ela no fim de janeiro. A presidenta confirmou que o governo enviará novamente ao Congresso medida provisória com correção de 4,5%.

“Eu tenho um compromisso e vou cumprir meu compromisso, que é 4,5%. Não estamos vetando porque queremos, estamos vetando porque não cabe no Orçamento público. É assim”, argumentou Dilma em entrevista após a cerimônia de entrega de credenciais de novos embaixadores no Brasil. Foi a primeira entrevista de Dilma desde dezembro do ano passado, quando tomou café da manhã com jornalistas, ainda antes de assumir o segundo mandato.

“Eu já mandei [a proposta de 4,5%] por duas vezes, vou chegar à terceira vez. Meu compromisso é 4,5%. Se, por algum motivo, não quiserem os 4,5%, nós vamos ter de abrir um processo de discussão novamente”, adiantou.

Quanto maior o índice de correção da tabela, maior o número de contribuintes isentos do pagamento de imposto e menor a arrecadação. O governo argumenta que a correção de 6,5% levaria a uma renúncia fiscal de R$ 7 bilhões.

Dilma também defendeu as mudanças nas regras de concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários, anunciadas pelo governo em dezembro, e disse que as alterações vão corrigir distorções. “Todas as medidas que nós tomamos têm um objetivo. Não estou falando das fiscais, estou falando daquelas que dizem respeito ao seguro-desemprego, ao abono salarial, à pensão por morte. Nós estamos aperfeiçoando a legislação. A legislação tem que ser aperfeiçoada da mesma forma como fizemos com o Bolsa Família”, disse, ao citar os processos de auditoria pelos quais o programa social passa.

A presidenta negou que as mudanças representem retirada de direitos ou flexibilizem a legislação trabalhista do país. “Flexibilização da legislação trabalhista é acabar com o décimo terceiro, com férias, com aviso prévio.”

Sobre a disposição do governo em desistir de aumentar o rigor nas regras para concessão dos benefícios, Dilma disse que “sempre há negociação”, mas que o governo “tem posições claras”. “Sempre há negociação. Ninguém acha que num país democrático como o Brasil, que tem um Congresso livre, que tem movimentos sociais sendo ouvidos e com os quais você dialoga, seja algo fechado, que não há negociação. Sempre há negociação, mas há também posições claras. A gente tem que defender posições claras”, avaliou.

- Assuntos: Imposto de Renda, tabela, Congresso Nacional, medida provisória, Dilma Rousseff

Reunião do Eurogrupo tenta encontrar nova solução para a Grécia

Da Agência Lusa Edição: Graça Adjuto

Os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) tentam hoje (20) mais um acordo sobre a ajuda à Grécia após o fim do atual programa de resgate. O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, aceitou, no pedido de extensão da ajuda à Grécia por seis meses enviado a Bruxelas, que o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) continuem supervisionando a Grécia enquanto o país receber assistência financeira e comprometer-se a não tomar ações unilaterais.

Atenas pediu a extensão do Programa de Assistência Econômica e Financeira. O pedido foi bem acolhido pela Comissão Europeia, que considerou ser uma base para “um acordo razoável”, e pela França, mas foi criticado pela Alemanha e Bélgica.

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, disse, por meio do porta-voz, que Atenas quer “um programa sem o cumprimento das exigências do programa de resgate”.

Esta é a terceira tentativa que o Eurogrupo, liderado por Joeren Dijsselbloem, faz, no prazo de uma semana, para chegar a uma solução para o futuro da Grécia, uma vez terminado o segundo programa de resgate da Troika (formada pelo Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia).

- Assuntos: Grécia, Eurogrupo, programa de resgate, Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu, Comissão Europeia

Radio teatro

Confira hoje o capitulo 20
Clique AQUI e ouça

Caixa volta a liderar ranking de queixas de clientes, mostra Banco Central

Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar

A Caixa Econômica Federal ficou em primeiro lugar no ranking de queixas contra bancos, com mais de 2 milhões de clientes, pelo segundo mês consecutivo, em janeiro. A instituição financeira havia liderado as reclamações também em dezembro. Os dados foram publicados hoje (19) pelo Banco Central (BC).

A instituição teve 953 reclamações procedentes e índice de 12,78%. Em segundo lugar na lista dos bancos de maior porte, ficou o HSBC, com 112 queixas e índice de 10,99%; em terceiro, o Santander, com 234 queixas e percentual de 7,44%; em quarto, o Bradesco, com 541 queixas e índice de 7,22%, e em quinto, o Banrisul, com 25 reclamações e percentual de 6,42%.

O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.

As irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, ao sigilo ou à legitimidade das operações ocuparam o primeiro lugar entre as queixas contra bancos julgadas procedentes. Houve 691 queixas por este motivo em janeiro. Em segundo lugar, ficou a restrição à execução de portabilidade de operação de crédito, com 542 queixas.

O terceiro lugar ficou com débito em conta não autorizado pelo cliente, com 317 menções. Por fim, vieram irregularidades no fornecimento de documento para liquidar antecipadamente operação de crédito consignado e a restrição à portabilidade de crédito consignado, que receberam, respectivamente, 209 e 171 queixas.

A Agência Brasil entrou em contato com os cinco bancos que tiveram mais reclamações. Até o momento, a Caixa Econômica, o HSBC, Santander e Bradesco se manifestaram sobre o levantamento. A Caixa ressaltou que valoriza as reclamações dos clientes e as utiliza para melhorar os processos de atendimento. Segundo o banco, a redução das reclamações e o aumento das soluções são prioridades. A instituição disse ainda que seus serviços e produtos são permanentemente revisados.

Em nota, o HSBC disse que avalia todas as demandas recebidas pelos canais de atendimento e atua com foco no cliente para melhorar os serviços. “O banco tem realizado alterações significativas, principalmente no modelo de gestão e atendimento e ressalta que segue os mais altos padrões de qualidade para atender os pontos levantados nas avaliações de seus clientes”, diz o comunicado.

O Santander também enviou nota afirmando que trabalha continuamente para aperfeiçoar processos, ofertas e o atendimento com o intuito de torná-los simples e ágeis e melhorar a satisfação e a experiência dos consumidores com o banco. O Bradesco disse que desenvolve programas de revisão de processos e sistemas e formação e aperfeiçoamento de funcionários, a fim de aumentar o nível de satisfação dos clientes. A reportagem ainda aguarda retorno do Banrisul.



*Matéria atualizada às 15h37 do dia 19/02/2015

- Assuntos: Caixa Econômica Federa, HSBC, Santander, banco central, Bradesco

Itamaraty pede que brasileiro condenado à morte na Indonésia seja hospitalizad

Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

O Ministério das Relações Exteriores informou hoje (19) que um representante da Embaixada do Brasil em Jacarta entregará em mãos, nesta sexta-feira (20), uma carta ao diretor da Penitenciária Pssar Putih, onde Rodrigo Gularte está preso, solicitando a transferência do brasileiro para um hospital psiquiátrico na cidade de Yogyakarta. Gularte, de 42 anos, está preso desde 2004 após entrar na Indonésia com 6 quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe e foi condenado à morte no ano seguinte.

Gularte foi diagnosticado com esquizofrenia e um laudo assinado por um psiquiatria da rede pública da Indonésia confirmou o quadro de saúde do brasileiro. Segundo o jornal The Jakarta Post, a Procuradoria-Geral indonésia vai pedir uma segunda opinião médica para decidir o destino de Gularte. A legislação local prevê que o condenado tenha que estar plenamente ciente da execução.

A Indonésia adiou a execução de sete estrangeiros, incluindo o brasileiro, e quatro indonésios prevista para este mês, alegando problemas logísticos na prisão da Ilha de Nusakambangan onde ocorrerá o fuzilamento. Todos tiveram o pedido de clemência negado pelo presidente indonésio, Joko Widodo. A nova data ainda não foi marcada.

A Austrália tem feito grande pressão para que Jacarta suspenda a execução de dois cidadãos australianos que estão no corredor da morte junto com o brasileiro. Andrew Chan, 31 anos, e Myuran Sukumaran, 33 anos, também foram condenados por tráfico de drogas. Ontem, o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, pediu à Indonésia para lembrar da importante ajuda do país quando ocorreu o devastador tsunami de 2004.

Tony Abbott afirmou que continua fazendo “as mais fortes representações pessoais” ao presidente indonésio, advertindo que ficaria “tremendamente desiludido” se os seus pedidos de clemência forem ignorados.

No dia 17 de janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi fuzilado na Indonésia por tráfico de drogas. Ele foi o primeiro brasileiro executado em decorrência de crime no exterior.

- Assuntos: Rodrigo Gularte, embaixada, brasil, Indonésia, execução

Ford faz alerta de recall para cerca de 8 mil veículos Ranger

Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

Aproximadamente 8 mil veículos Ford Ranger deverão ser levados a um revendedor Ford para serem inspecionados e, se necessário, ter corrigida a posição de uma braçadeira instalada no sistema que controla a temperatura do motor, além da substituição de uma tubulação de combustível. O recall é dirigido aos veículos Ranger 2.2L Diesel, modelos 2013 e 2014, produzidos de 23 de abril de 2012 a 19 de março de 2014.

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), a Ford já protocolou a campanha de chamamento, que teve início em 13 de fevereiro de 2015. O alerta abrange 7.996 automóveis distribuídos em todo o país, com numeração de chassi não sequencial, compreendida entre os intervalos DJ026660 a DJ133123, para os modelos 2013, e EJ131786 a EJ221601, para os modelos 2014

De acordo com a Ford, foi constatado possível atrito entre a braçadeira da mangueira do líquido de arrefecimento do motor e a tubulação de combustível. Essa situação pode resultar em dano à tubulação, bem como ocasionar vazamento de combustível, o que implica risco de incêndio.

A Senacon informa que o Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Havendo dificuldade para isso, a recomendação da secretaria é que se procure um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do Centro de Atendimento Ford pelo telefone 0800 703 3673.

- Assuntos: recall, veículos, automóveis, Ford, Ministério da Justiça, direitos do consumidor, Secretaria Nacional do Consumidor, Senacon

Editais selecionam consultores para resgate da memória da ditadura militar

Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

O Ministério da Justiça publicou hoje (19) no Diário Oficial da União três editais para selecionar cinco consultores que vão participar da elaboração de projetos de resgate da memória dos 50 anos da ditadura militar no Brasil, da Operação Condor e dos fatos relativos à repressão e à luta de resistência no estado da Bahia. O material será elaborado pela Comissão de Anistia.

De acordo com o ministério, os selecionados trabalharão no período que vai de março a junho de 2015 e a remuneração vai variar entre R$ 28,8 mil e R$ 35 mil. Os candidatos a uma das vagas têm que ter a formação mínima de mestrado além de ser especializado em sistematização de resultados, em pesquisas no acervo e processos de identificação e mapeamento de informações.

Os interessados devem enviar currículo completo, até o dia 12 de março de 2015, para o endereço eletrônico projetoanistia@mj.gov.br, indicando um dos assuntos: Candidatura Pesquisador_Seminários_Justiça de Transição_2015; Candidatura Pesquisador Condor_Argentina_Chile ou Candidatura Pesquisador_Acervos_Bahia.

Nos três casos, o processo de seleção será composto por três fases: as duas primeiras – análise de currículo e produção de trabalho escrito – serão eliminatórias e classificatórias e a terceira – entrevista – será classificatória.

De acordo com o edital, não serão contratados servidores públicos (federal, estadual e municipal), exceto professores ou profissionais de saúde, quando houver compatibilidade de horário.

- Assuntos: editais, Diário Oficial da União, seleção, consultores, resgate, memória, Ditadura Militar

Cade aprova com restrições compra da GVT pela Telefônica

Da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Ministério da Justiça aprovou, com restrições, a compra da GVT pela Telefônica. A Telefônica é a controladora da Vivo no Brasil e atua nos mercados de telefonia fixa e móvel, internet banda larga e TV por assinatura. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União.

De acordo com o Cade, foram analisados dois atos de concentração. A primeira operação consiste na cisão da Telco, holding com participação na Telecom Italia (controladora da Tim), da qual são acionistas a Telefônica e as empresas italianas Assecuriazioni Generali, Intesa Sanpaolo e Mediobanca. Com a operação, a Telefônica, que hoje detém, por meio da Telco, participação minoritária no capital votante da Telecom Italia, passaria a deter participação direta na empresa.

Já a segunda operação trata da aquisição da GVT Participações pela Telefônica Brasil. Como parte do pagamento da GVT, o Grupo Telefônica ofereceu ao Grupo Vivendi, atual proprietário da GVT, 8,3% do capital votante da Telecom Italia. Também fez parte da transação a transferência de ações da própria Telefônica Brasil para o Grupo Vivendi. Na análise dos atos de concentração, a Superintendência-Geral verificou, segundo o Cade, algumas preocupações concorrenciais decorrentes das operações e negociou com as empresas acordos específicos em cada um dos casos.

No caso da aquisição da GVT, destaca o Cade, a superintendência identificou alguns aspectos pró-competitivos da operação, como a possibilidade de os clientes da Telefônica usarem a rede mais moderna da GVT, composta por fibra ótica, e a extensão das obrigações regulatórias impostas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também à GVT, que tem potencial de aumentar a oferta dos serviços das requerentes para novos clientes.

Contudo, informou o Cade, após estudos e consultas ao mercado e à Anatel verificou-se que embora a atuação da Telefônica e GVT seja complementar na maior parte do Brasil, a operação resulta em concentrações relevantes em alguns municípios do estado de São Paulo. Após análises concorrenciais identificando aspectos regulatórios e concorrência de rivais importantes, bem como estudos do Departamento de Estudos Econômicos do Cade, entendeu-se ser pouco provável um risco de aumento de preços motivado pela aquisição.

As empresas concordaram em adotar medidas no sentido de assegurar oferta, qualidade e preços competitivos nos mercados de telefonia fixa, internet banda larga e TV por assinatura. Também serão adotadas medidas para eliminar preocupações concorrenciais no mercado de telefonia móvel, decorrentes do fato de as operações, tal como propostas, implicarem uma participação direta da Telefônica (controladora da Vivo) no capital da Telecom Itália (controladora da Tim), bem como uma participação concomitante da Vivendi no capital de ambas, informou ainda o Cade.

Os termos dos acordos serão mantidos confidenciais até o julgamento final dos processos, que seguem agora para o Tribunal do Cade, responsável pela decisão final. Com a remessa dos atos de concentração, os processos foram distribuídos ao conselheiro Márcio de Oliveira Júnior que será relator dos casos. Os atos de concentração foram notificados em 17 de novembro de 2014 e o prazo legal para a decisão final do Cade é 240 dias, prorrogáveis por mais 90.

- Assuntos: Cade, telefônica, telefonia fixa

Sambódromo do Rio já tem filas para compra de ingressos do desfile de sábado

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas

A quadra da Beija-Flor em festa para comemorar o titulo de campeã do Carnaval 2015, com o enredo sobre a Guiné EquatorialTânia Rêgo/Agência Brasil

Desde o fim da apuração que definiu a classificação das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a expectativa agora é com o desfile das campeãs, sábado (21), com as seis agremiações mais bem colocadas do carnaval: Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Portela e Imperatriz Leopoldinense.

Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro (Liesa) 7 mil dos 40 mil ingressos ainda estão à venda, com valores que vão de R$ 5 a R$ 300. O coordenador-geral de vendas da liga, Heron Schneider, explica que o público que for à Sapucaí verá as escolas mais descontraídas, sem a pressão da avaliação dos jurados. "É um evento presenciado essencialmente só por cariocas, porque quem é de fora da cidade já teve que voltar para casa e para o trabalho", destacou.

Os ingressos para assistir o espetáculo na Marquês de Sapucaí só podem ser comprados no  sambódromo, no estande da Liesa, no setor 11. O horário de atendimento é das 10h às 16h até amanhã e já há fila no local.

Segundo a Liesa, 7 mil dos 40 mil ingressos ainda estão à venda, com valores que vão de R$ 5 a R$ 300. O coordenador-geral de vendas da liga, Heron Schneider, explica que o público que for à Sapucaí verá as escolas mais descontraídas, sem a pressão da avaliação dos jurados. "É um evento presenciado essencialmente só por cariocas, porque quem é de fora da cidade já teve que voltar para casa e para o trabalho", destacou.

Presidente da Liesa diz que as pessoas poderão rever os destaques das escolas de samba mais bem colocadas, como a águia da PortelaTânia Rêgo/Agência Brasil

Para Schneider, as pessoas que forem ao sambódromo poderão rever os destaques de cada escola de samba. "Vai ter gente que vai para lá só para poder ver de perto o que a Portela fez com a águia neste ano".

O desfile começa às 21h30, com a Imperatriz Leopoldinense, sexta colocada. A escola trará de volta à Sapucaí seu enredo sobre igualdade racial e as conquistas dos negros. Um dos destaques do desfile foi uma escultura de Nelson Mandela no último carro, que "contava sua experiência de vida aos brasileiros", destacou o presidenta da Liesa.

A Portela desfila em seguida, com o samba sobre os 450 anos do Rio de Janeiro. Unidos da Tijuca, quarta colocada no carnaval, abordou a Suíça em um desfile que levou neve para a avenida e terminou com uma chuva de chocolates jogados para o público. O desfile lembrou Clóvis Bornay, um notório folião do carnaval carioca que tinha ascedência suíça e ficou famoso por suas luxuosas fantasias e pela atuação como carnavalesco.

A Grande Rio, terceira escola a desfilar, abordou o tema dos vários tipos de baralho em seu desfile, desde os jogos até o tarô. A vice-campeã, Acadêmicos do Salgueiro, será a penúltima a desfilar. A escola tijucana levou a culinária mineira para o sambódromo, em um desfile com carros grandiosos e a distribuição de doce de leite ao público.

A campeã Beija-Flor de Nilópolis, com o enredo sobre a Guiné Equatorial, país da África Ocidental, exaltou a sua formação cultural e étnica. A escola perdeu apenas 0,1 na pontuação total e fez um desfile considerado impecável pelo carnavalesco Fran Sérgio.

- Assuntos: carnaval 2015, Rio de Janeiro, desfile, campeãs, ingressos

Moscou acusa Kiev de “destruir” acordos de Minsk

Da Agência Lusa

O embaixador russo na Organização das Nações Unidas (ONU), Vitali Tchourkine, disse hoje (19) que, ao pedir o envio de um contingente de manutenção de paz, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, parece estar destruindo os acordos de Minsk (a capital da Bielorrússia).

“Quando alguém, em vez de fazer aquilo que estabeleceu em acordo, promove um novo esquema, levanta a suspeita de que defende a destruição dos acordos de Minsk”, disse o diplomata, citado pela agência russa de notícia RIA Novosti.

Nessa quarta-feira (18), o presidente ucraniano anunciou que Kiev vai pedir o envio de um contingente de manutenção de paz designado pelas Nações Unidas para a área de conflito do Leste rebelde pró-russo. “Esses acordos acabaram de ser concluídos. Se propuseram, em seguida, outros esquemas, a questão que se coloca é a de saber se vão ou não ser respeitados”, acrescentou.

O Conselho de Defesa e Segurança da Ucrânia aprovou, na noite de ontem, a proposta do presidente para a entrada no país da missão da ONU, para impor o acordo de cessar-fogo, que foi quebrado no Leste da Ucrânia, após Debaltseve, cidade ferroviária estratégica, ter sido dominada por rebeldes pró-russos.

O chefe de Estado da Ucrânia disse esperar que as consultas para a criação da força comecem rapidamente. O conflito na Ucrânia teve início em abril de 2014 e já deixou quase 6 mil mortos.

- Assuntos: Rússia, contingente de paz, ONU, Ucrânia, acordos, Minsk

Beija-Flor ganha o carnaval do Rio com um enredo sobre a Guiné Equatorial

Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Edição: Aécio Amado


Com o enredo “Um Griô Conta a História: um Olhar sobre a África e o Despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a Trilha de Nossa Felicidade", a Beija-Flor é a grande campeã do carnaval do Rio em uma disputa ponto a ponto com o Salgueiro, conseguindo somar 269,9 pontos.

A escola de samba de Nilópolis, na Baixada Fluminense, foi a terceira a desfilar no Sambódromo, já na madrugada de terça-feira (17). A Beija-Flor esbanjou sua tradicional riqueza de detalhes em um desfile sobre a Guiné Equatorial, lançando um olhar mais específico sobre a África.

Uma série de símbolos da cultura do país africano foi mostrada na Marquês de Sapucaí, como os griôs, anciãos da África Ocidental que tinham a responsabilidade de estudar e reproduzir os saberes do povo. A colonização europeia e a escravidão foram outros temas abordados pela escola, que encerrou o desfile destacando os laços culturais entre a Guiné Equatorial e o Brasil.

O diretor de Carnaval da escola, Laíla, ficou muito emocionado quanto a nota no quesito Evolução, que confirmou o campeonato, foi lida e caiu de joelhos na Praça da Apoteose, agradecendo à comunidade da Baixada Fluminense pela vitória. "Obrigado a minha bateria, obrigado meu povo. Eu amo o carnaval e amo o que faço", disse, chorando.

- Assuntos: carnaval 2015, Beija-Flor, escolas de samba

Prefeitura de Salvador quer ampliar o carnaval nos bairros em 2016


Durante coletiva de imprensa o prefeito de Salvador, ACM Neto, fez um balanço do carnaval 2015. O saldo da prefeitura foi positivo e segundo o administrador este foi o maior carnaval da história da capital baiana. Ao todo, dois milhões de foliões foram às ruas, quase metade eram turistas.


Dinamarca homenageia vítima de atentado a sinagoga em Copenhague

Giselle Garcia - Correspondente da Agência Brasil/EBC na Europa Edição: Stênio Ribeiro

Muitos dinamarqueses prestaram hoje (18) suas últimas homenagens a Dan Uzan, de 37 anos, uma das vítimas dos ataques que chocaram a Dinamarca neste fim de semana. Ele prestava serviço voluntário como segurança na principal sinagoga de Copenhague, em Kristalgade, quando o atentado ocorreu, nas primeiras horas de domingo (15).

O cemitério que recebeu o cortejo nesta Quarta-Feira de Cinzas, na capital dinamarquesa, teve a segurança reforçada, pois várias autoridades participaram do funeral. Entre elas, a primeira-ministra da Dinamarca, Helle Thorning Schmidt.

O rabino Jair Melchior pediu por mais tolerância. “Eu não tenho uma mensagem para a comunidade muçulmana, eu tenho uma mensagem para todas as pessoas. Temos que fazer diferença, temos que conversar uns com os outros, que conhecer as nossas diferenças. Não temos que ser todos iguais”, disse.

A polícia anunciou formalmente ontem (17), no fim da tarde, a identidade do suposto autor dos atentados, que já tinha sido revelada pela imprensa. Omar El Hussein, 22 anos, era nascido em Copenhague, de pais palestinos, e tinha acabado de deixar a prisão, onde cumpria pena por esfaqueamento.

Um relatório do sistema prisional dinamarquês, divulgado em setembro do ano passado, já indicava que o jovem tinha desenvolvido tendências extremistas na prisão. Mesmo assim, o serviço de inteligência disse que não tinha razões para acreditar que ele pudesse cometer atos terroristas. O atirador foi morto pela polícia no domingo (15), depois de uma perseguição em Norrebro, a noroeste da capital.

Líderes do Venstre, partido liberal de centro-direita da Dinamarca, querem uma investigação mais ampla para apurar se a polícia e o serviço de inteligência poderiam ter feito mais para impedir os ataques.

Na cafeteria onde ocorreu o primeiro atentado, um evento sobre liberdade de expressão reunia vários artistas, entre eles, o cartunista sueco Lars Vilks, que já tinha recebido várias ameaças de morte pela autoria de uma caricatura de Maomé, publicada em 2007. Vilks estava acompanhado de sua guarda pessoal e não foi ferido, mas o cineasta dinamarquês Finn Norgaard, de 55 anos, morreu, e três policiais ficaram feridos.

Ontem (17), em entrevista à imprensa, Vilks disse que os serviços de segurança da Dinamarca subestimaram a escalada da ameaça terrorista desde o atentado ao jornal Charlie Hebdo, de Paris, em janeiro. Ressaltou, ainda, que a polícia poderia estar melhor armada durante os atentados.

- Assuntos: autoridades, Dinamarca, funeral, vítima, atentado, sinagoga, Copenhague

Primeiro-ministro pressiona Indonésia para evitar execuções de dois australianos

Da Agência Lusa

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, pediu hoje (18) à Indonésia para lembrar da importante ajuda do país quando ocorreu o devastador tsunami de 2004, elevando a pressão para que Jacarta poupe dois cidadãos australianos atualmente no corredor da morte.

As autoridades indonésias confirmaram que Andrew Chan, 31 anos, e Myuran Sukumaran, 33, do chamado grupo dos nove de Bali, que fazia tráfico de heroína, estarão no próximo grupo de prisioneiros que vão enfrentar o pelotão de fuzilamento. Jacarta não revelou ainda quando as execuções serão feitas.

Tony Abbott afirmou que continua fazendo “as mais fortes representações pessoais” ao presidente indonésio, Joko Widodo, advertindo que ficaria “tremendamente desiludido” se os seus pedidos de clemência forem ignorados.

“A Austrália deu assistência no valor de US$ 1 bilhão”, afirmou Abbott, referindo-se à ajuda concedida na sequência do tsunami que deixou 220 mil mortos em 14 países, dos quais quase 170 mil na Indonésia. “Nós enviamos um considerável contingente das nossas Forças Armadas para apoiar a Indonésia com ajuda humanitária”, destacou o primeiro-ministro, acrescentando que a Austrália está sempre disponível para ajudar a Indonésia e que espera reciprocidade neste momento.

Nessa terça-feira (17), Chan e Sukumaran tiveram um pouco de esperança, uma vez que a transferência para o estabelecimento prisional onde serão executados foi adiada. O gabinete do procurador-geral da Indonésia demonstrou que a execução não ocorrerá esta semana.

O adiamento ocorreu em resposta ao pedido da Austrália para que os dois cidadãos passassem mais tempo com seus parentes. O governo australiano argumentou, ainda, as dificuldades logísticas relacionadas com a capacidade da prisão da Ilha de Nusakambangan.

Jacarta insistiu que a execução dos australianos ocorrerá e negou os pedidos de clemência.

- Assuntos: execuções, Austrália, tráfico de drogas, Indonésia, perdão

Líder do Boko Haram promete impedir realização de eleições na Nigéria

Da Agência Lusa

O líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, prometeu impedir a realização das eleições de 28 de março na Nigéria, em novo vídeo divulgado nessa terça-feira (17), após dois atentados suicidas no Nordeste do país, atribuídos ao grupo, que deixaram 38 mortos.

“Esta eleição não se realizará mesmo que nós sejamos mortos. Mesmo que não estejamos vivos, Alá nunca permitirá vocês de fazê-las”, disse Abubakar Shekau, no primeiro vídeo divulgado pelo grupo islâmico radical na rede social Twitter, sinal de uma mudança de estratégia na comunicação.

A comissão eleitoral anunciou, em 8 de fevereiro, o adiamento das eleições presidenciais e legislativas nigerianas por seis semanas, para 28 de março, devido a ataques do Boko Haram no Nordeste do país e a dificuldades logísticas.

Shekau reivindicou também o ataque do fim de semana contra Gombe, capital regional no Nordeste do território, que os militares afirmam ter sido repelido.

O líder radical reivindica, pelo contrário, a vitória, afirmando que os seus combatentes venceram o Exército e libertaram rebeldes aprisionados.

Mais de 40 pessoas morreram ontem na Nigéria em violentos combates e vários atentados, sobretudo no Nordeste do país, região sob constante ameaça dos islamitas do Boko Haram, mas também no Sul, até agora poupado pela violência pré-eleitoral.

Apesar das ameaças do líder do Boko Haram, os especialistas duvidam que o grupo islâmico consiga impedir a realização das eleições em todo o território. Em contrapartida, a votação poderá ser inviabilizada em parte do Nordeste do país, reduto do Boko Haram.

- Assuntos: Boko Haram, eleições, Nigéria

Governo brasileiro lamenta morte de pessoas eletrocutadas no Haiti

Da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

O Ministério das Relações Exteriores lamentou hoje (18) a morte das pessoas eletrocutadas por um cabo de alta tensão quando participavam de um desfile de carnaval em Porto Príncipe, no Haiti.

“O governo brasileiro tomou conhecimento, com grande pesar, do acidente que vitimou 16 pessoas durante as comemorações do carnaval em Porto Príncipe. O governo brasileiro transmite sua solidariedade e condolências aos familiares das vítimas, bem como ao governo e ao povo haitianos”, destacou o Itamaraty, em nota.

A situação, descrita como "um infeliz acidente, seguido de choque elétrico", ocorreu durante a passagem de um carro alegórico, segundo comunicado do ministro das Comunicações, Rotchild François.

O acidente foi registrado durante a madrugada de terça-feira (17), na capital do Haiti, em um trem elétrico que transportava um grupo de rap muito popular no país, o Barikad Crew sur le Champ de Mars.

- Assuntos: carnaval, haiti, mortes, eletrocutadas, Itamaraty

Exército ucraniano retira tropas de Debaltseve

Da Agência Lusa

Os Estados Unidos condenaram a violação do cessar-fogo no Leste da UcrâniaArte/Dijor

O Exército ucraniano está retirando algumas das tropas, que se encontram em Debaltseve, após uma ofensiva dos rebeldes pró-russos na cidade, considerada estratégica, no Leste da Ucrânia, disse Ilia Kive, chefe adjunto da polícia regional ucraniana.

“A libertação dos nossos militares está em curso, sendo que estão parcialmente fora do cerco”, disse Ilia Kive. De acordo com ele, os ucranianos não abandonaram a cidade. "Os combates de rua continuam. Está ocorrendo uma pequena batalha entre blindados.”

"Uma parte das tropas ucranianas continua em Debaltseve, onde estão efetuando uma operação especial", disse um porta-voz militar Vladislav Seleznev.

As autoridades ucranianas pediram aos ocidentais uma "resposta severa" a Moscou, depois da entrada dos rebeldes pró-russos em Debaltseve, uma cidade ferroviária importante situada entre as duas capitais rebeldes de Donetsk e Lugansk.

A ofensiva ocorre no terceiro dia da trégua no Leste da Ucrânia, obtida na semana passada depois de quase 17 horas de negociações, em Minsk, na Bielorússia, entre os chefes de Estado da Ucrânia, Rússia, e França, além da líder do governo alemão.

Kiev e os países ocidentais acusam a Rússia de armar os rebeldes e de ter destacado tropas na Ucrânia, o que Moscou desmente.

Nessa terça-feira (17), os Estados Unidos "condenaram firmemente" a violação do cessar-fogo no Leste da Ucrânia pelos "separatistas que atuam em concertação com as forças russas".

Se Moscou continuar a violar os acordos de Minsk, "o preço a pagar pela Rússia será mais pesado", advertiu o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante telefonema, na terça-feira, ao presidente ucraniano, Petro Porochenko.

- Assuntos: Ucrânia, Rússia, separatistas pró-russos

Cresce expectativa na Argentina com a Marcha do Silêncio programada para hoje

Monica Yanakiew - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição: Graça Adjuto

Cresce a expectativa, na Argentina, com a Marcha do Silêncio desta quarta-feira (18), convocada por um grupo de promotores, em homenagem ao colega Alberto Nisman. Ele morreu há exatamente um mês, em circunstâncias duvidosas, que ainda estão sendo apuradas.

Quatro dias antes, Nisman tinha acusado a presidenta Cristina Kirchner e seu chanceler, Hector Timerman, de terem conspirado com o Irã para, supostamente,  acobertar os responsáveis pelo atentado de 1994 contra o Centro Comunitário Judaico Amia – o pior na história do país.

A marcha – à qual se somaram políticos e sindicalistas de oposição – foi duramente criticada pelo governo, que acusa os organizadores de quererem tirar proveito político, faltando oito meses para as eleições presidenciais de outubro.

A ex-mulher de Nisman, a juíza Sandra Arroyo Salgado, confirmou nessa terça-feira (17) que irá à marcha com as duas filhas. "[A finalidade] é homenagear o trabalho dele como promotor e não por outros motivos políticos ou sociais”. No comunicado, ela se diferencia de “outros setores sociais, políticos e midiáticos” que participarão do ato com outras reivindicações. O secretário de Segurança da Argentina disse que pediu aos responsáveis pelo policiamento das ruas, por onde passarão os manifestantes, que não levem armas “porque pode haver provocações”. Acrescentou que “80% do que se diz [sobre o caso Nisman] são mentiras” e insistiu que tudo faz parte de um golpe para debilitar o governo.

A morte de Nisman continua cercada por rumores envolvendo, desde os serviços secretos da Argentina e do Irã, até a CIA, dos Estados Unidos, e a Mossad, de Israel. No último dia 13, o promotor Gerardo Pollicita anunciou que retomaria o trabalho de Nisman, interrompido por sua morte, e acolheu a denúncia feita por ele. Pollicita indiciou a presidenta e o chanceler, além de um deputado e um militante aliados do governo, e pediu à Justiça provas adicionais para investigar se as acusações têm fundamento.

Nisman era o promotor encarregado de investigar o atentado à Amia, ocorrido no dia 18 de julho de 1994, que matou 85 pessoas e feriu mais de 300. Tanto esse ataque terrorista quanto o anterior (em 1992, contra a embaixada israelense em Buenos Aires, que matou 29 pessoas, nunca foram esclarecidos.

As primeiras investigações apontavam para a chamada “pista síria”. Os atentados seriam uma vingança do regime sírio contra o então presidente Carlos Menem (1989-1999), cuja candidatura teria sido financiada, em troca de tecnologia nuclear, que nunca recebeu. Menem – que é de origem síria – também enviou tropas ao Golfo, para apoiar os Estados Unidos na guerra contra o Iraque, apos a invasão iraquiana do Kuwait.

Os resultados das primeiras investigações tiveram que ser arquivados, quando se descobriu que o juiz responsável tinha comprado um testemunho falso. O próprio Menem está sendo processado por encobrir o crime. O caso Amia voltou a ganhar destaque no governo de Nestor Kirchner (2003-2007), que encarregou o promotor Alberto Nisman de retomar as investigações.

Nisman apostou na “pista iraniana”: ele acusou o Irã de planejar o atentado, que teria sido executado pelo grupo xiita libanês, e pediu a captura de ex-altos funcionários do regime iraniano para interrogá-los. Em 2007, a Interpol emitiu alertas vermelhos para cinco dos oito acusados, entre eles dois ex-ministros.

O Irã sempre negou qualquer participação e tanto Nestor Kirchner quanto de sua viúva e sucessora, Cristina Kirchner, acusaram os iranianos de não colaborar com a Justiça argentina para apurar um ato terrorista. Em 2013, a situação mudou: Cristina Kirchner e o regime iraniano tinha finalmente decidido colaborar, e os dois países acertaram criar uma comissão da verdade. O acordo foi criticado por organizações judaicas, a oposição e o próprio Nisman.

No dia 14 de janeiro, Nisman acusou Cristina e Timerman de terem negociado o acordo com o Irã para – secretamente – acobertar os suspeitos, cuja captura ele tinha pedido, e enterrarem a investigação. Os motivos seriam econômicos: a Argentina queria se reaproximar do Irã para trocar grãos e armas por petróleo.

O governo desmentiu as acusações (que Nisman colocou por escrito em um documento de 300 páginas, baseado em escutas telefônicas), alegando que o petróleo iraniano não podia ser refinado na Argentina. Timerman também apresentou uma carta, da Interpol, confirmando que ele jamais pedira a suspensão dos alertas vermelhos – como dissera Nisman.

O promotor tinha sido convocado pela oposição para detalhar os motivos que o levaram a acusar a presidenta e o chanceler. Ele ia prestar depoimento ao Congresso no dia 19 de janeiro, mas na madrugada daquele dia foi encontrado morto com uma bala na cabeça. O tiro tinha sido disparado, no dia anterior, por um revólver calibre 22, emprestado por um colega de trabalho de Nisman.

Um mês depois, a Justiça ainda não pode afirmar se Nisman suicidou-se, se foi “induzido” a se matar, ou se foi assassinado. O governo e a oposição trocaram acusações – ate a própria Cristina Kirchner colocou em dúvida a tese do suicídio, mas disse que a morte dele é parte de um complô para desestabilizar seu governo – e não um assassinato para calar o homem que a acusava.

- Assuntos: Buenos Aires, marcha do silêncio, expectativa, Alberto Nisman, homenagem

Estados Unidos fazem Cúpula contra o Extremismo Violento

Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição: Graça Adjuto

Começa hoje (18) em Washington uma reunião de cúpula internacional contra o extremismo violento. Promovido pela Casa Branca, o encontro teve os trabalhos iniciados ontem  (17) , mas hoje o presidente Barack Obama deve proferir um discurso inaugural, segundo a agenda oficial. A cúpula será realizada poucos dias depois do ataque terrorista em Copenhague, na Dinamarca, e da execução de uma trabalhadora humanitária americana que era refém do Estado Islâmico na Síria.

Amanhã (19), Obama deve se reunir com representantes do Departamento de Estado e com ministros de vários países, além de integrantes das Nações Unidas, como o secretário-geral do organismo, Ban Ki-moon. A União Europeia também será representada. Segundo a Casa Branca, mais de 60 países, incluindo 14 nações árabes, estarão presentes na cúpula.

O encontro em Washington ocorre uma semana depois de Obama ter pedido o apoio do Congresso norte-americano no combate ao Estado Islâmico, em uma declaração que não estabelece limites geográficos nem contempla operações terrestres e que deverá servir de base legal à ofensiva em curso.

A proposta determina que a autorização termine três anos após a data de promulgação da resolução, período durante o qual a Presidência deve se reportar ao Congresso a cada seis meses – prazo que pode ser renovado.

Os Estados Unidos lideram desde setembro uma coligação internacional de combate aos jihadistas do Estado Islâmico no Iraque e na Síria.

Até o momento, quatro cidadãos norte-americanos que tinham sido feitos reféns pela organização foram executados. A última vítima foi a trabalhadora humanitária Kayla Mueller, 26 anos, raptada em 2013 na Síria pelo grupo jihadista, que proclamou um “califado” no Norte do Iraque e da Síria em junho do ano passado.

Um dos pontos debatidos deve ser como evitar o recrutamento de jovens estrangeiros ocidentais. Segundo estimativas de organismos internacionais e da imprensa, o grupo teria entre 20 mil e 30 mil combatentes, 15 mil oriundos da Tunísia, Arábia Saudita, de Marrocos, da Jordânia e Turquia.

Uma das preocupações entre os países ocidentais e também os árabes que condenam a ação do Estado Islâmico é que os jovens estrangeiros recrutados regressem aos países de origem e cometam atentados terroristas.

- Assuntos: Estados Unidos, cúpula, Washington, extremismo violento, Estado islâmico, jihadistas