Itamaraty diz que Brasil tem quase mil presos no exterior por tráfico de drogas

Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, preso na Indonésia, deve ter sua pena de morte executada neste fim de semana. Além dele, pelo menos outros 962 brasileiros estão detidos no exterior por tráfico ou porte de drogas, de acordo com o Itamaraty. O número, atualizado em 31 de dezembro de 2013, representa 30% dos 3.209 brasileiros em prisões fora do país.

Em países como Turquia (45 brasileiros presos),  África do Sul (36), Austrália (seis) e China (quatro), todos estão detidos pelo crime de tráfico ou porte de drogas. Outras nações onde 100% dos prisioneiros brasileiros respondem a este crime são Indonésia, Cingapura, Tailândia, Cabo Verde, Moçambique, Líbano, Jordânia, Catar, Nicarágua, República Dominicana e Nova Zelândia. Nestes países o número de presos nascidos no Brasil varia entre um e três.

Nos vizinhos da América do Sul, são 128 brasileiros presos por envolvimento com drogas no Paraguai, 48 na Bolívia, 34 na Argentina, 23 no Peru, 17 na Venezuela, 14 na Colômbia e 12 no Uruguai. Um terço dos 864 brasileiros em prisões de outras nações do continente foram detidos por este crime. Na América Central, a média se mantém, com seis dos 18 brasileiros presos. Na América do Norte, o percentual é o menor entre todos. Representam apenas 2%, com 14 brasileiros presos nos Estados Unidos e um no México, entre 726 por diferentes delitos.

Na África, todos os 40 brasileiros presos no fim de 2013 respondiam por envolvimento com drogas. Na Ásia, a proporção é de 26%, com 110 dos 417 brasileiros presos. Somente no Japão, 101 respondiam por tráfico ou porte de drogas. No Oriente Médio, chega a 50%, com dez dos 20 presos. Na Oceania, sobe para 69%, com nove entre os 13 detidos. A maior quantidade de brasileiros presos por causa do crime está na Europa, com 496, ou 44%, de um total de 1.108. Eles são 150 na Espanha, 118 na Itália, 76 em Portugal, 45 na França, 45 na Turquia, 36 na Alemanha, 13 na Bélgica e 13 no Reino Unido.

Os demais 2.246 brasileiros presos no exterior respondem a crimes leves ou pesados, como situação migratória irregular, falsificação de documentos, desacato, roubo, fraude, dano material, violência doméstica, porte ilegal de armas, formação de quadrilha, tráfico de pessoas, latrocínio, garimpo ilegal e até suspeita de atividade terrorista.

Entre os 3.209 brasileiros em prisões estrangeiras no fim de 2013, os registros mostram que 2.459 são homens, 496 mulheres e 36 transexuais. Os 218 restantes não foram especificados. Apesar de presos, pelo menos 1.421 ainda aguardavam julgamento.

O Itamaraty informou que, por meio dos consulados, o governo brasileiro presta assistência psicológica e jurídica aos presos, o que não inclui pagamento de honorários dos advogados. No caso de Marco Archer, o acompanhamento psicológico ocorre desde 2012, quando sua situação piorou, após a recusa dos dois pedidos de clemência a que tinha direito.

O estado psíquico dele é considerado pelo governo brasileiro mais do que suficiente para que fosse aceito o pedido de clemência, feito mais uma vez hoje (16) pela presidenta Dilma Rousseff e negado pelo presidente da Indonésia, Joko Widodo.

- Assuntos: Itamaraty, brasileiros, prisão, exterior, drogas

Em preparação para as Olimpíadas, centro de ginástica artística é inaugurado

Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) inaugurou hoje (16) o Centro de Treinamento de Ginástica Artística que atenderá aos atletas da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 2016. O centro foi entregue cerca de um ano e meio antes do início da competição, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro.

Antes do centro, os treinamentos eram feitos dispersamente nos clubes dos próprios atletas. O coordenador da seleção masculina de ginástica artística, Leonardo Finco, disse que esperava um centro de treinamento desde 2009, quando começou a preparação da equipe para as Olimpíadas.

Segundo ele, o Centro de Treinamento (CT) está no nível dos melhores do mundo, mas o que pesa contra os brasileiros, em relação a outras seleções, é o tempo. Enquanto outros países já treinam suas equipes em centros de excelência há mais tempo, os brasileiros só começarão agora. “Nossa vontade era ter começado em 2009, mas antes tarde do que nunca”, disse Finco.

O ginasta Arthur Zanetti, ganhador da medalha de ouro nas argolas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, elogiou a qualidade do centro, mas também falou sobre a entrega do CT a menos de dois anos a da competição. “Para mim, não houve muita influência, pelo fato de eu treinar em São Caetano, ter o meu ginásio. Mas, para quem não tem clube, isso afetou bastante”, disse Zanetti.

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, minimizou a demora na implantação do CT, que funciona em uma quadra de aquecimento do HSBC Arena, mesma instalação esportiva onde haverá as competições de ginástica artística nas Olimpíadas.

“O Brasil ganhou a sede dos Jogos Olímpicos sem nenhum centro de treinamento. Nenhuma cidade ganhou. Essa montagem é aos poucos. Ela é feita gradativamente. E o Rio de Janeiro terá um parque esportivo raro no mundo. Agora chegou a oportunidade da ginástica, como outros já tiveram e outros vão ter para frente. Isso não impediu os atletas de treinar. Eles vão dar continuidade dentro desse centro, que é definitivo”, disse Nuzman.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse hoje que pretende manter o centro de treinamento depois dos Jogos Olímpicos. A seleção feminina já começou os treinos no local, mas a masculina só usará o espaço a partir de março. Em abril, o centro será entregue ao Comitê Olímpico Internacional para a realização dos eventos-teste dos Jogos, já que o espaço será usado como local de aquecimento para as competições.

- Assuntos: Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Olimpíadas, ginástica artística, centro de treinamento

Paris: homem que mantinha reféns em agência de correios entrega-se à polícia

Da Agência Lusa Edição: Marcos Chagas

Um homem que hoje de manhã fez dois reféns em uma estação de correios nas proximidades de Paris rendeu-se à polícia, informou o canal de televisão BFMTV. Segundo o canal de TV, a invasão à agência, em Colombes, terminou por volta das 14h30 (horário da França), uma hora e meia depois de ter começado.

Uma fonte policial descartou, desde o início da operação, a possibilidade de se tratar de um ataque terrorista. O homem armado conseguiu deter duas pessoas na agência de correios, após várias pessoas terem fugido.

O suspeito telefonou à polícia "dizendo frases desconexas" e afirmando estar fortemente armado, com granadas e um rifle Kalashnikov, segundo as primeiras informações obtidas durante a investigação.

Um helicóptero dos serviços de emergência foi destacado para a área, onde foi instalado um perímetro de segurança.

- Assuntos: França, Correios, invasão, reféns

Fotógrafo francês é baleado em manifestação contra Charlie Hebdo no Paquistão

Da Agência Lusa

Um fotógrafo da agência France Press foi atingido por um tiro durante uma manifestação em Karachi, Paquistão, contra o jornal satírico francês Charlie Hebdo. Pelo menos outras duas pessoas ficaram gravemente feridas durante o protesto em frente ao consulado francês. O repórter fotográfico Asif Hassan foi transportado para o Hospital Jinnah, onde será submetido a uma cirurgia.

“A bala [projétil] atravessou o pulmão e saiu pelo peito, mas Hassan encontra-se em perigo”, disse à France Press, o porta-voz do hospital, Seemi Jamali.

A polícia paquistanesa afirma que o disparo foi feito por um dos manifestantes. Já alguns participantes do protesto acusam os policiais de terem disparado contra o grupo. Não foi possível checar as versões junto a fontes independentes. É certo, contudo, que para dissolver o protesto, as autoridades paquistanesas atiraram, lançaram granadas de gás lacrimogéneo e utilizaram canhões de água para intimidar e dispersar a multidão.

As manifestações contra o periódico foram convocadas por partidos islâmicos paquistaneses ofendidos com a publicação de novas caricaturas do profeta Maomé na última edição do Charlie Hebdo - a primeira após os ataques da semana passada, no qual 12 pessoas foram assassinadas.

Outros protestos contra o jornal já foram registrados em outras cidades paquistanesas como a capital, Islamabad, e Multan, onde uma bandeira francesa foi queimada durante a manifestação.

- Assuntos: Charlie Hebdo, Paquistão

Bélgica deve aumentar efetivo das Forças Armadas no combate ao terrorismo

Da Agência Lusa

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, admitiu hoje (16), em Bruxelas, o recurso às Forças Armadas para aumentar a segurança, após a operação policial de combate ao terrorismo de ontem. “O Exército estará disponível para reforçar nossos níveis de segurança”, disse Charles Michel, ao  lado dos ministros da Administração Interna e da Defesa. O primeiro-ministro apresentou um plano que prevê, além do "recurso ao Exército para missões específicas de segurança”, o agravamento das penas nas condenações por atos terroristas.

O Executivo belga prevê, ainda, manter em isolamento os presos condenados por terrorismo e tipificar como crime os deslocamentos de estrangeiros que tenham como finalidade a prática de atos terroristas.

Também deverão ser aumentadas as possibilidades de cassação de nacionalidade. Entre as propostas está, ainda, a retenção temporária de cartões de identidade ou de passaportes. A polícia belga mantém o nível de ameaça elevado, mesmo após as operações antiterroristas desta quinta-feira terem sido concluídas.

A operação antiterrorista de ontem, quando duas pessoas morreram entre os possíveis “jihadistas” e 13 foram detidos, teve como obejetivo desmantelar uma célula terrorista e a respectiva rede logística, que planejava, segundo a procuradoria de Justiça, “matar polícias na via públicas”.

- Assuntos: Bruxelas, primeiro-ministro, efetivo, Forças Armadas

Duas pessoas são mantidas reféns em agência dos correios perto de Paris

Da Agência Lusa

Um homem armado mantém dois reféns numa agência dos correios de Colombes, perto de Paris, segundo fonte policial. As mesmas fontes disseram que, aparentemente, está afastada a possibilidade de se tratar de um ataque terrorista.

Alguns clientes conseguiram fugir. O homem armado conseguiu deter duas pessoas, segundo fontes policiais citadas pela agência France Presse. O suspeito telefonou à polícia "dizendo frases desconexas" e afirmando estar fortemente armado, com granadas e um rifle kalashnikov.

Um helicóptero dos serviços de emergência sobrevoa a região, onde foi montado um perímetro de segurança.

- Assuntos: Homem armado, reféns, agência dos Correios, Naterre, França

Dois turcos suspeitos de ligação com o Estado Islâmico são detidos em Berlim

Da Agência Lusa

A polícia alemã deteve hoje (16) em Berlim dois turcos suspeitos de ligação com o grupo Estado Islâmico. Eles são suspeitos de terem preparado um atentado na Síria. Contudo, a polícia alemã disse não haver indícios de que os presos, de 41 anos e 43 anos, estivessem planejando um atentado na Alemanha.

A detenção ocorreu durante uma operação de buscas em 11 casas – a maioria nos bairros de Moabit e Wedding, ambos com muita população muçulmana –, na qual participaram 250 policiais.

Um dos detidos foi identificado como Ismet D. e é acusado de liderar um grupo islâmico no distrito de Tiergarten, em Berlim. O grupo era majoritariamente formado por turcos e cidadãos russos procedentes da Chechênia.

Ismet D, que se autoproclamou emir, dava aulas de religião ao grupo para prepará-los para a “guerra santa contra os infiéis” na Síria. O outro suspeito, identificado como Emin F, é acusado de ter apoiado financeira e logisticamente membros do grupo quando esteve na Síria.

A prisão foi feita um dia depois de a polícia belga ter matado, perto da fronteira com a Alemanha, dois supostos jihadistas e detido um terceiro suspeito.

Durante a noite, a polícia alemã prendeu em Wolfsburgo (Norte do país) um suposto membro do Estado Islâmico. O homem, um alemão de origem tunisiana, recebeu formação militar na Síria, entre maio e agosto do ano passado.

- Assuntos: Estado islâmico, suspeitos, detidos, Berlim

Manifestação no Peru deixa pelo menos 16 policiais feridos e 26 civis detidos

Da Agência Lusa

Dezesseis policiais ficaram feridos, um deles com gravidade, e 26 civis detidos é o resultado de uma manifestação que reuniu milhares de pessoas no Centro Histórico de Lima, no Peru, contra a lei trabalhista para os jovens, aprovada em dezembro pelo governo.

O ministro do Interior, Daniel Urresti, disse aos jornalistas que os policiais agiram no Centro Histórico de Lima depois de terem sido atacados com paus e pedras. Acrescentou que participaram da manifestação cerca de 3,5 mil pessoas, muitas ligadas a centrais sindicais, e que a polícia deteve cerca de 20 manifestantes.

O ministro acusou a Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru, a Confederação dos Trabalhadores e o Movimento pela Anistia e Direitos Fundamentais, grupo vinculado ao Sendero Luminoso, de serem os causadores da violência.

A lei, aprovada em dezembro, gerou polémica no Peru, com críticas à vulnerabilidade dos direitos trabalhistas dos jovens entre 18 e 24 anos. A lei prevê um salário mínimo e segurança social para os jovens, mas reduz as férias para 15 dias e não considera o pagamento de prêmios e compensações por tempo de serviço.

O presidente do Peru, Ollanta Humala, defende a lei e diz que a medida procura reduzir o mercado de trabalho paralelo, que afeta 1 milhão de trabalhadores nessa faixa etária e incentiva a capacitação de jovens sem formação profissional.

- Assuntos: Peru, manifestação, policiais, feridos, Lima, jovens, lei trabalhista

Anistia quer evitar execução de condenados por tráfico de droga na Indonésia

Da Agência Lusa

A Anistia Internacional pediu hoje (16) ao governo da Indonésia o adiamento da execução da pena de morte de seis pessoas consideradas culpadas por tráfico de droga. O cumprimento da sentença está previsto para domingo (18).

“As execuções devem ser suspensas imediatamente. A pena de morte é uma violação dos direitos humanos”, disse Rupert Abbott, diretor de Investigação da Anistia Internacional para o Sudeste Asiático e Pacífico, em comunicado.

Um dos presos tem nacionalidade indonésia e cinco são estrangeiros: um brasileiro, um holandês, dois nigerianos e um vietnamita. Apesar de as autoridades indonésias não terem executado nenhum condenado em 2014, para este ano estão previstas 20 execuções de prisioneiros por fuzilamento.

As leis da Indonésia contra os crimes de droga estão entre as mais duras do mundo.

- Assuntos: Anistia Internacional, condenados, execução, tráfico, drofas, Indonésia

Imprensa belga destaca operação que preveniu ataque contra polícia

Da Agência Lusa

A operação antiterrorista realizada nessa quinta-feira (15) à noite em diversas localidades da Bélgica é destaque hoje (16) nas primeiras páginas dos jornais do país. Ilustradas com fotos de agentes policiais e das forças especiais, encapuzados durante a ação em Verviers, no Leste da Bélgica, onde dois jihadistas foram mortos e um terceiro ferido, as manchetes da imprensa belga destacam que as autoridades “frustraram ataques iminentes” que tinham como alvo a própria polícia.

“Os jihadistas visavam à polícia”, escreve o diário Le Soir. Citando fontes da Procuradoria Federal, acrescenta que os terroristas, que regressaram recentemente da Síria e que tinham quatro metralhadoras kalachnikov e produtos destinados à fabricação de bombas, visavam a praticar atentados contra comissariados da polícia.

Segundo o La Dernière Heure, “os terroristas tinham um único objetivo: chocar a Bélgica ao atacar a polícia”, disse Eric Van Der Sypt, porta-voz da Procuradoria Federal, que admitiu que a atenção dos suspeitos estava “centrada sobretudo na polícia”.

Citando fontes judiciais próximas do processo, o alvo principal era a nova sede da Polícia Federal em Bruxelas “e estava também planejado um rapto”, provavelmente de alguém com alto cargo na hierarquia policial. “Atentados iminentes prevenidos na Bélgica”, escreve o La Libre Belgique, que, em um dossiê especial de 12 páginas, destaca o fato de a localidade de Verviers, perto da fronteira com a Alemanha, ser, há vários anos, “um ninho de radicais”.

Entre os jornais francófonos, o La Capitale saúda a intervenção policial, com a manchete "A Bélgica atinge os terroristas". Entre os jornais da Flandres, em flamengo, o De Staandard assinala na manchete “Polícia [era o] alvo do terror”, enquanto o De Morgen adverte que “A Bélgica ainda receia ataques: o perigo ainda não passou”.

- Assuntos: Bélgica, polícia, operação, prevenção, ataque terrorista

Interessados em ingressos para Olimpíadas 2016 já podem se cadastrar

Da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos divulgou hoje (15), em coletiva de imprensa, o programa de venda de ingressos para os eventos esportivos de 2016, no Rio de Janeiro. Os interessados podem se cadastrar a partir de hoje (15) pelo site para receber as informações sobre os jogos. Setenta por cento dos bilhetes estão reservados para compradores residentes no Brasil e os 30% restantes serão vendidos para não residentes. No total serão disponibilizados 7,5 milhões de ingressos e, de acordo com o comitê, 3,8 milhões vão custar no máximo, R$ 70.

O cadastramento vai até fevereiro e é a primeira etapa do programa, que terá mais três fases. Em março, começa a segunda fase: os interessados já cadastrados indicam, no Portal de Ingressos, os esportes, as sessões, a quantidade de ingressos e os setores que desejam comprar. A partir daí, serão realizados dois sorteios: o resultado do primeiro sairá em junho e o do segundo, em agosto. De acordo com as regras, só participam do segundo sorteio quem fez o pedido no primeiro.

A terceira fase será a venda online, que ocorrerá em outubro; e a quarta e última etapa é a venda direta aos interessados nas bilheterias e ocorrerá somente em junho de 2016. Quem não mora no Brasil poderá comprar de revendedores autorizados. A lista dos revendedores será divulgada pelo comitê em março.

Na avaliação do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, cerca de 60% dos ingressos serão transferidos aos interessados que forem sorteados na segunda fase da comercialização. “Estimamos que cerca de 60% dos bilhetes serão vendidos nessa fase, portanto os brasileiros que quiserem garantir um ingresso devem participar dessa etapa para ter mais chances”, disse.

Os preços dos ingressos variam entre R$ 40 e R$ 4.600 – que é o valor da entrada para a cerimônia de abertura das Olimpíadas, no dia 5 de agosto de 2016. De acordo com o comitê, 51% dos ingressos  custarão até R$ 70; 81% têm preços abaixo de R$ 300 e 3% do total ficam acima de R$ 600.

Para se habilitar à compra dos ingressos e se cadastrar no site, é preciso ter mais de 18 anos, além de CPF e endereço fixo no Brasil. Para o pagamento são aceitos cartões com a bandeira Visa, além de dinheiro, para a venda nas bilheterias.

Confira aqui a tabela de preço dos ingressos.

- Assuntos: Jogos Olímpicos 2016

Senado presta homenagem às vítimas do terrorismo na França

Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura

Representantes de várias religiões participaram do protesto contra o terrorismo e a islamofobia, e em defesa da liberdade de expressão Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ato de protesto contra o terrorismo e a islamofobia e em defesa da liberdade de expressão, denominado Somos Charlie (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Representantes de várias religiões participaram do protesto contra o terrorismo e a islamofobia, e em defesa da liberdade de expressão Marcelo Camargo/Agência Brasil

Oito dias após o ataque à revista de humor francesa Charlie Hebdo, que resultou na morte de 12 pessoas, entre elas oito jornalistas, o Senado promoveu hoje (15) ato contra o terrorismo e a islamofobia. Usando o slogan Somos Charlie, que tomou conta das redes sociais e das ruas de Paris após o ato terrorista, o encontro serviu também para a defesa da liberdade de expressão.

O diretor da Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Schroder, disse que a sociedade não pode relativizar a morte dos chargistas. “Somos Charlie, porque somos solidários à memória dos trabalhadores que morreram no seu local de trabalho, porque exerciam o direito de se expressar. A liberdade de imprensa é o nosso dever básico e não pode ser violada”, afirmou.

O xeque Muhammad Zidan, do Centro Islâmico de Brasília, condenou os ataques e afirmou que o ser humano é o maior perdedor dessa guerra. “Os muçulmanos, como cristãos e judeus, todos louvando a Alá, devemos recordar que Deus, nos seus ensinamentos e de seus profetas, sempre ensinou o amor, a verdade, a pureza e a paz.”

Para o representante da União Europeia, Francisco Fontan, é preciso equilibrar segurança e liberdade. “A gente tem que estar junto, firme, falar alto e claro em defesa das liberdades públicas como suporte fundamental da democracia e do Estado de Direito. Quando essas coisas acontecem, temos que falar alto como brasileiros e europeus estão fazendo”, afirmou.

Autor do requerimento para realização do encontro, o senador Cristovam Buarque (PTD-DF) alertou que o Brasil precisa reforçar a segurança contra eventuais ataques terroristas e promover a paz entre as culturas. “O mundo é um só. O Brasil se diferencia da França porque está um pouco mais distante, e estamos menos protegidos. O que os terroristas querem é criar fato de repercussão mundial [para dizer] que estão vencendo a guerra”, argumentou o senador.

- Assuntos: vcvvcvcvcv

Blocos afro e afoxés no Rio querem edital específico para o carnaval

Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar

Os blocos afros e afoxés no Rio de Janeiro poderão contar com edital específico para o carnaval do ano que vem. A informação é da secretária Estadual de Cultura, Eva Doris Rosental, que se reuniu com os grupos esta semana, junto com o governador Luiz Fernando Pezão. A Liga Afro do Rio, com 32 filiados, reclama da falta de recursos e cobra também um circuito específico.

“A Secretaria de Cultura se compromete, no próximo edital de carnaval, a fazer um subedital, só para esses blocos”, disse Eva. Ela informou que, para ajudar os grupos, eis meses antes do lançamento do editarl, colocará técnicos à disposição dos blocos para ajudá-los com a documentação. “Ou seja, para que consigam se inscrever no edital em condições de igualdade.”

Em 2015, somente três blocos afros e afoxés conseguiram ser aprovados no edital da secretaria que distribuiu R$ 1 milhão para cerca de 200 organizações.

Com recursos próprios ou dinheiro do governo, o presidente da Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro (Febarj), organização que antecede a Liga Afro do Rio, Paulo César Xavier, dsse que somente 12 dos 32 grupos conseguirão sair em cortejo este ano. Ele concorda que a burocracia dos editais e a competição com os blocos maiores dificulta o acesso ao dinheiro.

“Recebemos um valor ínfimo. Cada bloco não recebe nem R$ 1 mil para desfilar. Daí, nos mobilizamos, vendemos cerveja aqui e ali, sabendo das dificuldades”, completou ele, que coordena o carnaval do bloco afro Òrúnmilá, apadrinhado pelo bloco afro Ilê Aiyê, de Salvador. “Há 20 anos a gente vem lutando para poder desfilar”, frisou César Xavier.

Celso Athayde, um dos fundadores da liga, criada este ano, em parceria com a Febarj e a Central Única de Favelas, acrescenta que, além dos recursos do carnaval, é preciso fazer um resgate e valorização dos grupos, como patrimônio cultural. A secretária de Cultura disse que conversará sobre o assunto com representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

A Liga Afro, que será lançada oficialmente no 23 deste mês, trata do carnaval e a Febarj, da integração dos blocos, que desenvolvem oficinas de percussão para crianças, de instrumentos musicais e cultura negra. “Estamos pensando no desenvolvimento dos blocos durante todo o ano, e esse apoio também é um dos pleitos ”, concluiu Athayde.

- Assuntos: Febarj, Liga Afro do Rio, Blocos afro e afoxés, Carnaval Rio

Divulgados projetos para concessão de bolsas de residentes

Michèlle Canes Edição: José Romildo

Os projetos selecionados para o Programa Nacional de Bolsas para Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde foram divulgados nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial da União. A portaria conjunta dos Ministérios da Saúde e Educação contempla tanto a ampliação de projetos quanto novos programas de residência.

De acordo com o texto, os residentes precisam ser cadastrados no Sistema de Informações Gerenciais das Residências do Ministério da Saúde (SigResidências) até o dia 25 de fevereiro. A portaria informa também que os residentes devem estar, obrigatoriamente cadastrados no Sistema de Informação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (SisCNRMS - MEC). O cadastro pode ser feito pelo site http://cnrms.mec.gov.br.

Além dessas informações, a portaria traz em um anexo as instituições contempladas, as áreas de concentração do projeto e também a quantidade de bolsas.

- Assuntos: DOU, residência, médicos

Anvisa suspende comercialização de lotes do cosmético gel antisséptico Premisse

Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu hoje (15) a distribuição e comercialização em todo o território nacional do cosmético gel antisséptico Premisse, fabricado pela empresa Proline Indústria e Comércio Ltda. A restrição é para os lotes 000564, com validade até março de 2016, e 000585, válido até abril do ano que vem.

De acordo com a Anvisa, laudos de análise fiscal, emitidos pela Diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal, apresentaram resultados insatisfatórios nos ensaios de rotulagem primária e teor de álcool etílico do produto. A suspensão foi determinada porque a empresa responsável pelo cosmético não apresentou recurso solicitado na perícia de contraprova.

Em resolução publicada hoje (15) no Diário Oficial da União a Anvisa determina ainda que a empresa recolha todo o estoque existente no mercado relativo aos lotes do produto descrito.

- Assuntos: Anvisa, gel, Premisse

Dilma se reúne com o ministro da Saúde

Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo

A presidenta Dilma Rousseff se reúne na manhã de hoje (14) com o ministro da Saúde, Arthur Chioro e, às 17h, recebe o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, no Palácio do Planalto.

Na próxima semana, a presidenta Dilma viaja para a Bolívia, onde irá participar da cerimônia de posse de Evo Morales, que assumirá o terceiro mandato como presidente do país. Morales esteve no Brasil há duas semanas, durante a cerimônia de recondução de Dilma à Presidência da República.

Para representar o Brasil na cerimônia de posse do presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, está em viagem ao país africano. A posse ocorrerá amanhã (15).

- Assuntos: agenda, Dilma Rousseff, Chioro

Humorista francês é detido por fazer apologia ao terrorismo

Da Agência Lusa Edição: Talita Cavalcante

O comediante francês Dieudonné foi detido hoje (14) por supostamente fazer “apologia ao terrorismo” depois de ter escrito no Facebook comentários que sugeriam que simpatizava com um dos autores dos ataques da semana passada em Paris, disse uma fonte judicial. O Ministério Público francês abriu um processo contra o humorista francês depois de ele ter divulgado a mensagem: “Esta noite, naquilo que me diz respeito, sinto-me Charlie Coulibaly”.

A mensagem mistura o slogan popular Je suis Charlie (Eu sou Charlie) usado em homenagem aos jornalistas mortos no semanário satírico, com uma referência a Amedy Coulibaly, que na sexta-feira (9) matou quatro pessoas durante um ataque contra um supermercado judaico em Porte de Vincennes, nos arredores de Paris. O ataque contra o supermercado ocorreu dois dias depois do atentado contra o semanário, no qual morreram 12 pessoas.

Numa visita à comunidade judaica em Paris, o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, descreveu nessa terça-feira (13) Dieudonné como uma figura “desprezível”.

Não é a primeira vez que este polêmico humorista, que se destacou pelos gestos e piadas antissemitas, é alvo de um processo judicial. Dieudonné M’bala M’bala, que em janeiro de 2014 teve vários dos seus espetáculos proibidos na França devido a comentários antissemitas, é suspeito de fraude fiscal e lavagem de dinheiro por causa de uma suposta transferência de 400 mil euros para os Camarões em 2009, sem que tivesse pago as multas fiscais que lhe foram impostas, no valor de 65 mil euros.

Na mesma época, o humorista francês foi proibido de entrar no território britânico, por ter manifestado a intenção de ir ao Reino Unido apoiar o jogador de futebol francês Nicolas Anelka, que tinha sido convocado para uma audiência disciplinar por ter feito um gesto considerado antissemita durante um jogo no campeonato de futebol britânico.

Em fevereiro de 2014, Dieudonné foi absolvido pela Justiça francesa em um processo que teve como origem um vídeo em que apelava para a libertação do assassino de um jovem judeu. O tribunal considerou que não tinha ficado demonstrado que o controverso humorista era responsável pela divulgação do vídeo, que veio a público em abril de 2010.

Dieudonné foi acusado de injúria e difamação dirigida a uma comunidade ou religião, bem como do crime de apologia de atentado voluntário à vida. No vídeo, o humorista denunciava “o poder do lobby judeu” e apelava para a libertação de Youssouf Fofana, condenado pela morte na França de Ilan Halimi, um jovem judeu sequestrado, torturado e morto em 2006.

- Assuntos: Humorista francês, Dieudonné, apologia, terrorismo, França

Pesquisa feita no Rio Tietê revela técnica para despoluição de águas

Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo

Resultados de pesquisa iniciada em 2013 pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) revelam a possibilidade de aplicação de medidas visando a despoluição de águas contaminadas por metais pesados e agroquímicos. A pesquisa fornece também elementos que levam à descoberta de antibióticos eficazes contra bactérias resistentes à ação de remédios atualmente. No que se refere à despoluição de águas contaminadas, o estudo mapeia a diversidade de microrganismos ao longo do curso do Rio Tietê, no estado de São Paulo.

Coordenada pelo professor Welington Luiz de Araújo, do Departamento de Microbiologia do ICB, a pesquisa mostrou a capacidade do rio em recuperar-se mesmo depois de trechos muito poluídos. Algumas bactérias e fungos reagem contra os poluentes e fazem com que a água volte a ter boa qualidade, podendo ser usada para nadar e até pescar.

A proposta de Araújo é usar esses microrganismos na água poluída, antes que ela seja escoada para o rio. A nova técnica de tratamento poderá ser reaplicada, evitando não só a poluição do Tietê, mas também de outros rios. "A nascente do Rio Tietê, em Salesópolis, na Grande São Paulo, apresenta diversidade [de microrganismos] que é alterada nas áreas mais poluídas, próximas da capital”, disse Araújo. “No entanto, essa diversidade encontrada no início do curso do Tietê se restabelece cerca de 150 quilômetros adiante, na região de Piracicaba, e se mantém até a foz, no Rio Paraná. Isso demonstra que o rio possui capacidade de se recuperar após sofrer os efeitos da poluição.”

Nas áreas mais poluídas, os pesquisadores identificaram espécies de bactérias resistentes a metais pesados. “Pesquisas mais detalhadas poderão levar à utilização dessas bactérias em processos de remediação de áreas contaminadas”, disse o professor. “A ideia não é jogar essas bactérias de volta no rio, mas usá-las em estações de tratamento de esgoto em etapas anteriores à chegada dessa água ao curso do rio”, explica.

Araújo destaca a importância de outra linha da pesquisa, aquela que identifica bactérias que degradam agroquímicos, “já que na parte anterior à Grande São Paulo há um cinturão verde, com grande quantidade de produtores rurais”.

Além do controle da poluição, o projeto pode beneficiar a área médica, de acordo com o pesquisador. Ele explica que a quantidade de bactérias e fungos no Rio Tietê é muito grande e a tendência é que haja uma competição entre eles a fim de sobreviverem. Com isso, eles produzem moléculas de defesa, que podem funcionar como antibióticos e antifúngicos em pessoas e animais.

O grupo trabalha agora identificando o potencial de cura dessas moléculas de defesa. É preciso saber, ao longo da pesquisa, a eficácia das moléculas no combate a doenças que se manifestam resistentes à ação de antibióticos.

No entanto, ele alerta para a realização de testes até a fabricação de um novo medicamento. “Alguns grupos, que podem apresentar propriedades antimicrobianas, poderão ser usados na produção de antibióticos, mas, para isso, as moléculas devem ser caracterizadas num processo que pode levar entre 10 anos e 15 anos, até que o fármaco seja testado clinicamente e disponibilizado no mercado”.

- Assuntos: pesquisa, Rio Tietê, Ciências Biomédicas, moléculas, antibióticos

Presidente do Haiti e oposição chegam a acordo para eleições até o fim de 2015

Da Agência Lusa

O presidente do Haiti, Michel Martelly, e cerca de 20 dirigentes políticos assinaram, no domingo à noite (11), um acordo que prevê a realização de eleições parlamentares e presidenciais antes do fim deste ano.

O acordo para uma saída da crise política foi conseguido algumas horas antes do fim do mandato do Parlamento haitiano e na véspera das cerimônias que lembraram o quinto aniversário do terremoto devastador de 12 de janeiro de 2010.

A ausência do Parlamento (composto por 99 deputados e 20 senadores), que não foi renovado pela impossibilidade de convocar eleições, faria com que o presidente Martelly, contestado nas ruas em manifestações quase diárias, dirigisse o país por meio de decretos, a partir de hoje (13).

Um dos pontos do acordo estabelece que as partes signatárias recorram "a várias medidas para reestabelecer a confiança nas instituições e chegar a realizar as eleições legislativas para dois terços do Senado e os deputados, e as eleições presidenciais antes do fim de 2015".

No âmbito deste acordo, prevê-se a formação de um conselho eleitoral, com nove membros, escolhidos por instituições como as igrejas Católica, Protestante e a religião popular, pelo setor agrícola, por organizações de mulheres e patronais, bem como sindicatos, imprensa e universidades.

O governo e os partidos políticos não estarão representados neste conselho eleitoral.

Também está prevista a formação de um novo governo de consenso. "A missão do governo de consenso é, principalmente, criar as condições para facilitar a realização de eleições livres, transparentes, soberanas e inclusivas", indica o documento.

No domingo (11), a Embaixada dos Estados Unidos no Haiti pediu aos políticos do país que encontrassem uma solução para o impasse antes desta terça-feira. "O governo norte-americano constata, com preocupação, que apesar das diversas concessões feitas pelo presidente [Martelly], o Parlamento ainda não votou a lei eleitoral, que facilita a organização das eleições este ano", disse, em comunicado, a embaixada americana.

O novo primeiro-ministro, Evans Paul, nomeado por Michel Martelly no dia 26 de dezembro, não chegou a tomar posse por falta de acordo entre o Executivo e o Parlamento.

- Assuntos: haiti, crise política, Parlamento, acordo

Em homenagem a policiais mortos, Hollande diz que França não vai ceder

Da Agência Lusa

François Hollande em cerimônia de tributo aos policiais mortos nos atentados terroristas da semana passadaAgência Lusa/Francois Mori/direitos reservados

O presidente François Hollande disse hoje (13), durante cerimônia em homenagem aos três policiais que morreram na sequência dos atentados extremistas da semana passada em Paris, que “a França nunca cede e nunca se verga”.

“A nossa grande França nunca quebra, nunca cede, não se verga. Dá a cara e está de pé”, disse o chefe de Estado francês, acrescentando que a “ameaça” ainda existe, no “exterior” e no “interior”.

Os ataques extremistas, que começaram no jornal satírico Charlie Hebdo, na quarta-feira (7) em Paris, e prosseguiram com a invasão de um supermercado também na capital francesa, fizeram 20 mortos, entre os quais três agentes das forças de segurança. Os três autores dos atentados também foram mortos.

- Assuntos: Charlie Hebdo, atentado, Paris, François Hollande

Chega a 120 número de vítimas em acidente com ônibus no Rio

Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

Pelo menos 120 pessoas ficaram feridas em acidente ocorrido no corredor exclusivo de ônibus BRT Transoeste, na manhã de hoje (13), na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, no entanto, nenhuma vítima teve ferimentos graves.

O acidente ocorreu por volta das 7h30 na estação Cetex, quando dois ônibus colidiram. Bombeiros do quartel de Pedra de Guaratiba foram acionados para socorrer as vítimas no local.

Pouco antes das 8h, outro acidente envolveu dois ônibus no mesmo corredor de BRT, mas na estação Pontal. Os bombeiros estão socorrendo as vítimas, mas segundo a assessoria de imprensa da corporação, ainda não há um número total de feridos. O BRT Transoeste já está funcionando normalmente, de acordo com a assessoria do BRT.

- Assuntos: transporte público, BRT, acidente

Apesar de tempestades, chuvas estão abaixo da média em São Paulo

Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

Chuva em São PauloArquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

As chuvas de verão que têm atingido São Paulo nos fins de tarde ocorrem em forma de pancadas isoladas, distantes do ideal para ajudar a elevar o nível dos mananciais, mostra o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde o início do ano, no Mirante de Santana, na zona norte, choveu 71 milímetros, sendo que a média histórica para o período é 130 milímetros.

“As chuvas estão abaixo e, na maior parte do estado, muito irregulares. Algumas regiões estão tendo chuvas expressivas, em forma de tempestades. Essa é uma característica em relação ao ano passado, tem ocorrido temporais de fim de tarde”, esclarece o meteorologista do Inmet Marcelo Schneider.

No Sistema Guarapiranga, localizado na zona sul da capital paulista, a tempestade de ontem (12) foi significativa. A precipitação do dia chegou a 52 milímetros, o que ajudou a elevar o nível da represa de 39,2% para 39,8%. No mês, a pluviometria acumulada é 128,4 milímetros, volume dentro da média, já que o esperado para janeiro é 229,3 milímetros.

Com a falta de regularidade nas chuvas, porém, a precipitação na região do Sistema Cantareira, o principal no abastecimento de São Paulo, tem sido insuficiente. “Se for comparar, as últimas chuvas pegaram mais a região sul que a norte. No nordeste do estado e sul de Minas Gerais, onde fica o Cantareira, as chuvas estão abaixo do normal”, disse Schneider.

Apesar da tempestade que deixou ontem milhares de residências sem energia elétrica e fez com que dois córregos transbordassem na zona sul, não choveu no Cantareira. O nível desse manancial caiu de 6,5% para 6,4%. No acumulado, a precipitação está abaixo do esperado, pois choveu 49,2 milímetros desde o começo de janeiro e a média histórica chega a 271,1 milímetros.

Para que as chuvas ocorram de forma generalizada, é preciso que uma frente fria ou o canal de umidade da Amazônia chegue a São Paulo, explica o meteorologista do Inmet. A previsão é que, na próxima semana, a precipitação ganhe menos característica de temporais e fique mais consistente. “Não esfria, mas o calor será menos intenso e terá mais umidade”, disse.

No fim da tarde de hoje, um temporal deve atingir as regiões central e norte da capital paulista. No estado, a precipitação se concentra na região central. As tempestades deverão vir acompanhadas de granizo e rajadas de vento, alerta Schneider.

- Assuntos: chuva, crise hídrica em São Paulo, Sistema Cantareira, Sistema Gurapiranga, previsão do tempo, tempestade

Ajuste fiscal ajuda no controle da inflação, diz Levy

Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo

O ajuste fiscal é ferramenta essencial para ajudar no controle da inflação, disse hoje (13) o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Em café da manhã com jornalistas, ele disse que o controle dos gastos públicos, ao conter a demanda econômica, faz o Banco Central subir menos os juros e melhora a competitividade das empresas.

“O mix [mistura] de política fiscal e monetária é importante. Existe uma tentação, em todo o mundo, de jogar toda a responsabilidade [do controle da inflação] para a política monetária, mas há uma disposição de a política fiscal ajudar nessa questão”, declarou Levy.

Segundo Levy, a coordenação entre o Ministério da Fazenda, responsável pelo corte de gastos, e o Banco Central, responsável por ajustar a taxa Selic (juros básicos da economia), é importante para manter a inflação sob controle. “A política fiscal ajuda na questão de o Banco Central não precisar subir tanto os juros e melhora a competitividade do país porque dá mais impulso para as empresas, inclusive para exportar”, disse.

O ministro reiterou que o ajuste fiscal ajudará o país a retomar o crescimento e a criar empregos. No entanto, a recuperação da atividade econômica só ocorrerá depois de algum tempo, quando os empresários retomarem a confiança na economia e voltarem a investir. “Este será um ano de ajuste, de equilíbrio. Estamos organizando tudo para a retomada do crescimento”, destacou.

Levy comparou a economia com um jogo de futebol para explicar que a retomada do crescimento demorará algum tempo. “A economia é como um time que está sendo rearrumado no começo do segundo tempo para fazer gol. Temos fome de fazer gol, mas também precisamos ter cuidado para não tomar gol”, acrescentou.

- Assuntos: ajuste, inflação, controle, 2015, Levy

Cinco anos depois, terremoto que devastou Haiti ainda deixa marcas pelo país

Ana Graziela Aguiar - Enviada Especial Edição: Talita Cavalcante

Porto Principe (Haiti) - Ruínas no bairro de Bel-AirMarcello Casal Jr./Agência Brasil

Doze de janeiro de 2010. O dia já estava no fim, haitianos saíam do trabalho quando o país foi abalado por um forte tremor. Em menos de um minuto, estima-se que mais de 200 mil pessoas tenham morrido naquele que foi o pior terremoto já enfrentado pelo país em todos os tempos. O epicentro foi a 15 quilômetros (km) da capital, Porto Príncipe. O tremor principal registrou 7,3 graus na Escala Richter. Mais dois tremores secundários foram sentidos no país: um de 5,5 graus e outro de 5,3 graus. Em 1984, o país havia sofrido, até então, o maior terremoto de sua história, de 6,7 graus.

A TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da qual a Agência Brasil também faz parte, foi a primeira tevê a chegar ao Haiti depois do terremoto, em janeiro de 2010. A repórter Luciana Lima relembra: “Quando cheguei ao Haiti vi pessoas perdidas, sem saber para onde ir, sem direção, e pilhas e pilhas de corpos no meio da rua”. O repórter cinematográfico Gilvan Rocha, que acompanhava Luciana, também diz que ficou assustado com o que viu: “Era muita gente pedindo socorro, pedindo ajuda debaixo dos escombros.”

Porto Principe (Haiti) - Ruínas da Catedral de Nossa Senhora da AssunçãoMarcello Casal Jr./Agência Brasil

Passados cinco anos da tragédia, uma equipe de reportagem da EBC voltou ao Haiti com o objetivo de verificar como estão os esforços para a reconstrução do país. Há resquício do tremor por diversas cidades. A Catedral de Nossa Senhora da Assunção, a principal de Porto Príncipe, continua em ruínas. É possível ver apenas os escombros do que um dia foi a principal igreja da capital haitiana. No terremoto, morreram ali o arcebispo de Porto Príncipe, Joseph Serge Mioti, e o vigário-geral, Charles Benoit. O prédio do governo haitiano também aguarda reconstrução.

Veja aqui o especial completo da Agência Brasil sobre o Haiti.

O país ainda não tem coleta de lixo e o esgoto corre a céu aberto. Por isso, é comum encontrar pelas ruas de Porto Príncipe pilhas de lixo sendo incineradas, o que faz com que a cidade fique constantemente cinza. Muitos haitianos ainda sofrem as consequências do terremoto. Joel Joseph é um deles. Artista de rua, perdeu um tio e tudo o que tinha. Teve que viver com a mãe, dois filhos e a esposa em um abrigo por dois anos e cinco meses. “Era horrível. Quando houve o terremoto, nós, todos os haitianos, sentíamos que o mundo já não existia mais. Sabíamos que não existiria um Haiti.”

A imagem das ruas destruídas dá, aos poucos, espaço para avenidas que começam a receber iluminação pública, solar, e semáforos – até então item desconhecido dos haitianos. A maior parte dos abrigos, os campos de deslocados como são chamados, já foi desativada. Em 2010, mais de 1 milhão de pessoas tiveram que viver nesses espaços. Hoje estima-se que esse número seja de um pouco mais de 150 mil pessoas. Passados cinco anos, os haitianos começam a reconstruir suas casas, algumas de alvenaria, outras de lona. Tudo para ter um “lar”.


Como o Mercado Venezuela, principal ponto de comércio de Porto Príncipe, também foi atingido pelo terremoto e ainda não foi reconstruído, o comércio informal está em todas as partes. Nas ruas, eles tentam ganhar dinheiro como podem. Os haitianos vendem um pouco de tudo: roupas, comida, remédios. A realidade ainda é dura: grande parte da população ainda vive com pouco mais de um dólar por dia. Os comerciantes do lugar se lembram que a correria foi grande e que muitos prédios ruíram. Gilbert Foirtine ficou entre os escombros e foi socorrido porque conseguiu manter os braços erguidos. “Quando a terra tremeu caiu tudo em cima de mim. O teto caiu em cima de mim. Fiquei com os braços para cima pedindo socorro. Daí vieram e me resgataram.”

Porto Principe (Haiti) - Monumento  em homenagem aos militares mortosMarcello Casal Jr./Agência Brasil

Para o comerciante Jean Baptiste, o terremoto causou perdas irreparáveis. A mãe e o irmão morreram soterrados pelos escombros do mercado. “Perdi um pedaço de mim. Minha família não é mais a mesma sem eles. E também hoje está difícil arrumar emprego. Tenho que vender roupas por um dólar, para ver se consigo algum dinheiro.”

Mas o terremoto não atingiu apenas os haitianos. Militares brasileiros que atuam na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), no país desde 2004, também sentiram os reflexos do tremor. No total, 18 deles morreram. Ana Cardoso, capitã do Exército atuava como tradutora na Base Brasileira no Haiti. Ela relembra que se preparava para voltar ao Brasil quando ocorreu o terremoto. A militar mostrava a base para uma colega que ficaria em seu lugar. “A sensação que a gente tem, que eu tive, era que passava um rio caudaloso debaixo dos meus pés, era uma coisa assim, impressionante, ele foi muito, muito forte aqui”, lembra. Ela conta que os outros militares que estavam nos alojamentos, os contêineres, ficaram feridos.

Depois de relutar alguns anos, Ana voltou ao Haiti. “Hoje tô com uma sensação muito boa, é de realização mesmo. De poder voltar pra um lugar onde já tinha trabalhado e que hoje parece que eu vim complementar esse trabalho, fazer de forma diferente, fazer melhor, porque hoje eu tenho conhecimento do meu trabalho, da missão, do Haiti. Às vezes dá um friozinho na barriga, dá um medo de dar um terremoto de novo.”

Porto Principe (Haiti) - Militar da Minustah nas ruínas do Mercado Le Salines, em Bel-AirMarcello Casal Jr./Agência Brasil

Hoje, mais de 1,2 mil militares brasileiros, como Ana, auxiliam na reconstrução do país. Mas a missão coordenada pelo Brasil recebe críticas. O historiador da Universidade de Brasília Virgílio Arraes pondera a atuação das tropas. "Há um momento em que a sociedade hatiana, mesmo que com dificuldades, é que tem de ser senhora do seu próprio destino”, destacou. “Em alguns momentos, a presença foi importante para não aprofundar ainda mais o caos. Mas o problema é que, com o passar do tempo, a população haitiana se acostume.”

O comandante da Minustah, general José Luis Jaborandy Junior, discorda. “Uma Missão de Paz, uma presença internacional, não vem para ficar para sempre. Nós não podemos ficar aqui pra sempre. O Haiti precisa tomar conta dos seus próprios destinos, certo? Mas nós temos que saber o momento certo de sair”, explicou. “Se nós sairmos amanhã, simplesmente, de um dia para o outro, formos embora, sem experimentar um período de transição, talvez venhamos a pagar um preço muito caro, que seria ter que voltar.”

Porto Principe (Haiti) - Crianças haitianas na comunidade de Cité SoleilMarcello Casal Jr./Agência Brasil

As forças atuam em diversos pontos do Haiti. Cité Soleil – comunidade onde vivem pouco mais de 300 mil pessoas e que, em 2004, foi considerada a região mais violenta do mundo pela ONU – parece mais calma. As ruas de Cité Soleil ainda não têm iluminação pública e os poucos pontos de luz podem ser vistos dentro das casas. As comunidades rivais de Simon e Pelé são as áreas mais preocupantes em relação à segurança. As casas marcadas de tiros nas paredes mostram que local é ainda dominado pelo conflito entre gangues.

Apesar dos problemas e de reconhecer lentidão na reconstrução, para o general Jaborandy é possível ver melhoras nesses cinco anos. “A gente ouve já discursos de autoridades nacionais falando da necessidade de investimento na educação, de retomada do crescimento econômico. Então, como eu disse, são evoluções lentas, mas são positivas. Isso faz com que a comunidade internacional se encha de esperança e continue apoiando o Haiti em sua caminhada rumo ao futuro.”



- Assuntos: 5 anos do terremoto no Haiti, Minustah, EBC, TV Brasil, Agência Brasil

Tarcísio Godoy é nomeado secretário executivo do Ministério da Fazenda

Da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar

O Diário Oficial da União publica hoje (12) a nomeação de Tarcísio Godoy para o cargo de secretário executivo do Ministério da Fazenda. A escolha de Godoy já havia sido anunciada pelo novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. A portaria é assinada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo próprio Levy. Em outro decreto, está a exoneração de Paulo Rogério Caffarelli.

Na última sexta-feira (9), o Diário Oficial da União publicou a nomeação de Jorge Rachid para o cargo de secretário da Receita Federal e exonerou Carlos Alberto Barreto, que dirigia o órgão desde 2011.

O Diário Oficial da União publicou também, na sexta-feira, a exoneração de Carlos Márcio Cozenpey da Secretaria de Assuntos Internacionais. Ele foi substituído por Luis Antonio Balduino Carneiro. A publicação trouxe ainda no mesmo dia a nomeação de Marcelo Barbosa Saintive para o cargo de secretário do Tesouro Nacional no lugar de Arno Augustin.

- Assuntos: Diário Oficial da União, Ministério da Fazenda, Receita Federal

Passageiros têm que desembarcar no meio de trilho devido a pane

Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

Um trem teve que parar próximo a uma estação da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, por problemas técnicos, às 5h43 de hoje (12). Os passageiros tiveram que desembarcar no meio da via, com a ajuda de funcionários da concessionária Supervia, que administra as linhas férreas de passageiros da região metropolitana do Rio.

O trem, que seguia de Santa Cruz para a Central do Brasil, teve que parar perto da Estação de Inhoaíba, devido a uma falha no equipamento que liga o trem à rede elétrica que o movimenta.

Os técnicos da Supervia fazem reparos no local. No trecho entre as estações Paciência e Benjamin do Monte, os trens circulam por apenas uma linha, o que obriga as composições a aguardarem ordem para seguir e, consequentemente, atrasa as viagens.

Na semana passada, dois trens da Supervia colidiram em uma estação da Baixada Fluminense, deixando mais de 200 feridos.

A Defensoria Pública do Rio começa a receber hoje as vítimas do acidente de trem. Elas podem entrar em contato com o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), para agilizar o processo de pagamento de indenizações e compensações às vítimas. De acordo com o Nudecon, as vítimas do acidente devem apresentar o boletim de atendimento do hospital.

*Colaborou Dylan Araújo, repórter da Rádio Nacional do Rio de Janeiro

- Assuntos: trem, Transportes, acidente, pane, passageiros

Trinta e sete adolescentes fogem da Fundação Casa em Santos

Fernanda Cruz* - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

A unidade de Santos da Fundação Casa registrou a fuga de 37 adolescentes por volta das 21h de ontem (11). De acordo com a assessoria de imprensa da entidade, nove desses desses fugitivos haviam sido encontrados.

Uma rebelião começou quando um grupo de internos era recolhido ao dormitório. Durante o deslocamento, esses jovens renderam dois funcionários e pegaram as chaves do local. Os adolescentes fugiram quebrando uma parede e pulando um muro. Os funcionários da entidade sofreram ferimentos leves.

A unidade santista tem capacidade para 64 adolescentes e estava com 62 internos. A Fundação Casa informou que a Corregedoria-Geral vai abrir sindicância para apurar as circunstâncias da fuga. O prazo para finalizar a investigação é até 90 dias.

*Matéria alterada para atualização de informações. O título também foi modificado

- Assuntos: fuga, Fundação Casa, santos, fugitivos, 35 adolescentes