Por que alguns homens têm a cor da barba diferente da cor do cabelo

The Huffington Post  |  De James Cave




A julgar pelo que vemos na Internet nós entendemos por que pode parecer que todos os caras do mundo têm uma barba ou um rabinho na cabeça (nós certamente já cobrimos este assunto marcante da atualidade de forma justa).

Por isso, com todo esse cabelo solto por aí, nós acabamos por nos lembrar de um dos grandes mistérios da vida: Por que algumas barbas são de cores diferentes do resto do cabelo e dos pêlos de seu corpo?



Nós recorremos ao dermatologista Dr. Bobby Buka, fundador da Clínica Greenwich Village de Dermatologia em New York, quem nos disse que isso basicamente acontece por causa dos pigmentos e da genética.

"A diferença entre o cabelo ruivo, loiro ou castanho é que eles têm diferentes tipos de melanina", disse Buka, referindo-se ao pigmento que dá cor aos nossos cabelos (sem isso, o nosso cabelo seria branco).

Um tipo de melanina mais claro chamado feomelanina é responsável pelos cabelos loiros e ruivos e a eumelanina, a melanina escura, é encontrada em tons de cabelos mais escuros. Como é distribuída em cada fio de cabelo e quais são as combinações são os fatores que determinam a cor de seu cabelo, e isso pode variar em cada um dos folículos.

"O outro componente que contribui para a cor é a distribuição da melanina da base do folículo do cabelo para o resto dos fios", disse Buka.

"O processo de transferência é genético e então os ruivos têm mais feomelanina e seu pigmento fica na base do folículo do cabelo e as pessoas com cabelos negros ou castanhos têm mais eumelanina e ele se transfere por todo o fio".

O mesmo acontece com cada folículo na sua cabeça, então os próximos ao pescoço e mandíbulas podem ter uma proporção diferente de eumelanina a feomelanina do que, digamos, os que estão no topo da sua cabeça.

De todos modos, a nossa pele tem pigmentos para nos proteger dos raios ultravioletas, mas Buka notou que o nosso cabelo não precisa de proteção UV. Então por que existe um motivo biológico para que nossos cabelos tenham pigmentos? "Eu não consigo ver um motivo para isso", disse ele.

Pelo visto ainda existem alguns mistérios que precisam ser resolvidos.

(Tradução: Simone Palma)

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.