Cunha e oposição se aliam para adiar eleição de comissão de impeachment, diz líder do governo

HuffPost Brasil*



O presidente da Câmara dos Deputado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se aliou a líderes da oposição para adiar a eleição dos membros da comissão especial que analisará o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, disse nesta segunda-feira o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE).

Guimarães disse a jornalistas que o movimento de Cunha fere acordo firmado entre lideranças partidárias. O líder do PMDB na Casa, Leonardo Picciani (RJ), disse que, com o que chamou de "manobra", a análise do pedido de impeachment começa mal.

A votação para eleição dos indicados por líderes partidários para integrar a comissão especial que analisará o impeachment da presidente Dilma Rousseff foi adiada da noite desta segunda-feira, 7, para a tarde desta terça-feira, 8. A decisão foi anunciada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em reunião com líderes partidários nesta tarde.

O adiamento se deu porque a oposição e a ala antigoverno do PMDB resolveram lançar uma chapa independente, com viés contrário à presidente Dilma. A insatisfação com a chapa original se deve às indicações feitas pelo líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), que escolheu majoritariamente nomes contrários ao impeachment.

Cada chapa precisa ter, no mínimo, 33 integrantes. Se a chapa vencedora não tiver 65 membros, novas indicações são feitas para preencher as vagas remanescentes. Estes nomes retardatários são submetidos a outra votação, o que deve atrasar ainda mais a instalação da comissão.

O prazo para indicações de representantes, que já havia sido adiado das 14h para as 18h de hoje, foi novamente postergado, agora para as 14h de terça-feira. Caso a sessão comece logo em seguida, inviabiliza a sessão do Conselho de Ética, marcada também para as 14h, para votação do parecer pela continuidade do processo contra Cunha.

A decisão de aceitar uma nova chapa e adiar a votação irritou líderes governistas. A reunião na presidência da Câmara ficou tensa e os líderes do PT, Sibá Machado (AC), e do PCdoB, Jandira Feghali (RJ), elevaram a voz.

Machado deixou a reunião transtornado. "Isso arrebenta com qualquer possibilidade de relação aqui dentro. É inaceitável. Não é mínimo do campo democrático. O processo já começa super contaminado. Acho que tem o dedo dos tucanos para criar problema", afirmou Sibá Machado. "Tem uma guerra e vamos para ela do jeito que ela vier", disse o líder do PT.