Cientista canadense desenvolve pomada que apaga tatuagem

Huffpost Brasil  |  De Ione Aguiar

Veja esta tatuagem...





Pois é. Sentimos essa dor também.

Para consertar esse tipo de erro, um pesquisador da Dalhousie University, no Canadá, está desenvolvendo um creme capaz de remover tatuagens de forma barata e menos invasiva que os métodos existentes hoje.

A estimativa é que a remoção custe apenas quatro centavos de dólar por centímetro quadrado.

Como explica a CBC News, quando a tinta é injetada em nossa pele, células de defesa fagocitam o pigmento na tentativa de eliminá-lo, pois o enxergam como um intruso em nosso organismo.

Acontece que alguns desses macrófagos lotados de tinta ficam no local da tatuagem, debaixo das camadas mais superficiais da pele, após a cicatrização. Por isso a tatuagem fica "para sempre" no nosso corpo.

O creme, desenvolvido pelo estudante de doutorado Alec Falkenham, é uma espécie de gordura que gruda nesses macrófagos "coloridos" que estão fixados na pele.

Assim, ela serve de isca para novos macrófagos que, com o objetivo de fagocitar a pomada, acabam engolindo também as células pigmentadas que formam a tatuagem. Isso permite uma ação bem mais localizada, que remove o desenho sem danificar outros tecidos próximos, como fazem o laser e a raspagem.

Agora, o creme que já apresentou resultados positivos em testes com porcos está em processo de patenteamento.

Ficou animado para tirar aquela tatuagem com o nome do(a) ex? O produto só poderá entrar no mercado após uma série de testes tópicos e adaptações.

Enquanto isso, só resta refletir sobre os arrependimentos do passado...