Café na Grécia abriga cachorros de rua toda noite para protegê-los do frio

HuffPost Brasil  |  De Caio Delcolli



O café Hott Spott, localizado em Mytilene, capital da ilha grega de Lesbos, tem aberto suas portas todas as noites para os cachorros de rua locais se protegerem do frio.

A foto abaixo - tirada em 2 de dezembro, por Eustratios Papanis, professor universitário da região - mostra cães dentro do ambiente aquecido do estabelecimento:




"O país tem leis rigorosas sobre proteção animal, mas cultura e conhecimento são os fatores-chave para mudar as duradouras indiferença, negligência e maus tratos", escreveu o professor, no post.

"Mais de 700 mil refugiados da Síria e de países do Oriente Médio entraram pela Europa por esta ilha neste ano, e a solidariedade para humanos e animais foi memorável."

Em entrevista ao Independent, Antonis, garçom do café, explicou que o estabelecimento fecha às três da manhã para pessoas - mas, para os vários cachorros da cidade, as portas continuam abertas.

"Não temos problema com isso. Desde julho, toda noite há um cachorro no sofá", disse.

Antonis disse também que os clientes não se importam com os cachorros. Inclusive, eles estão famosos agora. Pessoas aparecem no café para fotografá-los. Uma emissora de TV grega quer fazer um programa sobre os animais.

O professor, em entrevista ao mesmo site, disse que os moradores se tornaram mais solidários após a cidade ter sido usada pelos refugiados a caminho da Europa.

"A nova geração é mais sensível e bem informada", disse.

Além disso, como ressalta o Independent, ONGs do país informaram que há mais de um milhão de animais abandonados após a grave crise econômica vivida pela Grécia.