Mais 2 milhões de pessoas devem passar pelos aeroportos até segunda-feira

Maiana Diniz – Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco

Estimativa da Infraero inclui os 60 aeroportos sob sua administração, como o Santos Dumont, no Rio Arquivo/ABr
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estima que cerca de 2 milhões de pessoas passem pelos 60 terminais sob sua administração durante o feriado prolongado de Finados. Os dias de maior fluxo deverão ser este sábado (31), com cerca de 380 mil embarques e desembarques, e a terça-feira (3), com 365 mil viajantes.

O número representa aumento de 3,6% em relação ao mesmo feriado em 2014, quando foram registrados 1,91 milhão de passageiros. Nessa conta não estão incluídos os aeroportos de Brasília, Confins, em Belo Horizonte; Galeão, no Rio de Janeiro; e Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, concedidos à iniciativa privada.

A concessionária Inframerica, operadora do Aeroporto Internacional de Brasília, estima que 212 mil passageiros passem pelo aeroporto até segunda-feira (2), 47% deles em conexão para outras regiões do país, a maioria para o Nordeste e o Sudeste. A expectativa de maior fluxo era para ontem (30), a partir das 18h, e no retorno do feriadão na segunda-feira, a partir das 17h.

De acordo com a Inframerica, o movimento ontem foi intenso, mas os números oficiais ainda não foram divulgados. Até segunda-feira (2), estão previstos 1.964 voos, entre pousos e decolagens, sendo 18 extras. Apesar do grande volume de pessoas, as operações do aeroporto estão acontecendo dentro da normalidade.

As concessionárias Rio Galeão, que opera o Aeroporto Internacional do Galeão, e Gru Airport, responsável pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, não estimaram o número de passageiros que passarão pelos dois terminais neste feriado, mas informaram que o funcionamento é normal, sem imprevistos, neste sábado.

Informações sobre viagens

A Infraero informou que vai reforçar o monitoramento dos aeroportos nos horários de maior movimento. Segundo a empresa, funcionários identificados por um colete amarelo que estampa a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”, vão estar nos saguões para tirar dúvidas sobre horários de voos, portões de embarque e outras informações.

Também é possível tirar dúvidas sobre regras e direitos do passageiro e da companhia área no Guia do Passageiro, que pode ser acessado pelo link http://www.infraero.gov.br/images/stories/guia/2015/guia_port.pdf.

- Assuntos: Infraero, aeroportos, feriado prolongado