Comissão Europeia pede explicações a Volkswagen sobre novas irregularidades

Da Agência Lusa Edição: Juliana Andrade

A Comissão Europeia pediu hoje (4) a Volkswagen para esclarecer as novas irregularidades na certificação de emissões de dióxido de carbono (CO2), situação que o fabricante alemão de veículos reconheceu ontem (3).

Lucía Caudet, porta-voz do executivo de Bruxelas para a Indústria, afirmou que agora o mais importante “é apurar os fatos” e, por isso, a Volkswagen deve acelerar suas investigações internas.

“Temos que esclarecer imediatamente quais irregularidades nas emissões de CO2 foram detectadas, o que as provocou, quais os automóveis afetados, em que países e que medidas serão tomadas pelo grupo para corrigir a situação”, disse Lucía.

Na terça-feira (3), a empresa alemã admitiu que, além dos problemas já conhecidos na emissão de óxido de nitrogênio, foram detectadas irregularidades na certificação de emissões de CO2, sem especificar marcas ou modelos. O fabricante indicou, porém, que 800 mil veículos foram afetados.

Caso se confirmem falsificações e violação das regras comunitárias, a Volkswagen poderá sofrer sanções, como ocorreu com a italiana Ferrari e a russa Avtovaz.

O desrespeito dos limites impostos nas emissões de CO2  prevê multa de $5 euros para cada 1 grama de emissão além previsto por quilômetro; $ 15 euros para 2 gramas acima do previsto e $ 25 euros para 3 gramas. De 4 gramas adiante, o valor previsto é $ 95 euros por automóvel.

A Comissão Europeia tem se mantido em contacto com a autoridade alemã que supervisiona o setor dos transportes com motor e tem analisado informações enviadas pela Volkswagen, acrescentou a porta-voz.

O assunto das emissões deve ser debatido amanhã (5) em uma reunião entre a comissão e as autoridades nacionais que aprovam veículos.