Xeique candidato à presidência da Fifa tem longo histórico de violação dos direitos humanos

 De Rafael Nardini


O presidente da Confederação Asiática de Futebol, xeique Salman Bin Ebrahim Al Khalifa, é o mais novo candidato à eleição presidencial da Fifa.

Democracia é democracia, e se os eleitores vão optar por um xeique, que assim seja. Mas e quando esse candidato é acusado de ter feito vista grossa e até auxilado na captura de vítimas de tortura?

Organizações que lutam pelos direitos humanos afirmam que o xeique Salman não deu a proteção necessária aos jogadores da seleção do Bahrain que participaram de protestos em favor da democracia em 2011. Detalhe: Salman era o manda-chuva da Associação de Futebol do Bahrein na época.


De acordo com informações da AP, o Instituto Bahrein para os Direitos e Democracia, durante a repressão do governo, Salman teria ajudado na identificação dos atletas que participaram das manifestações massivas de 2011.

A candidatura do xeique veio no último dia para o registro para a eleição de 26 de fevereiro. A Fifa está atolada em sua pior crise, repleta de acusações contra diversos dirigentes, suspeitos de subornos, venda de votos e lavagem de dinheiro.

As autoridades suíças seguem as investigações sobre as escolhas das sedes para as Copas de 2018 e 2022 na Rússia e Catar, respectivamente.


Fonte: Brasil Post