Viva Maria: Povos indígenas exigem direitos constitucionais

Apresentação Mara Régia

Viva Maria hoje se une à luta dos povos indígenas que acabaram de fazer uma vigília histórica na Câmara dos Deputados, embalados pelo canto que uniu três raças.

O ato marcou a passagem dos 27 anos da Constituição brasileira, e reuniu aproximadamente 150 índios, quilombolas, marisqueiras e pescadores artesanais no plenário 1 da Câmara dos Deputados durante toda a noite da última segunda-feira (5) e a madrugada de terça-feira (6) em protesto contra o descumprimento de garantias constitucionais e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera os procedimentos para a demarcação de terras.

Por pouco não foram despejados pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que mandou desligar luzes, ar condicionado e microfones do plenário ocupado. O apagão durou horas, mas nossos parentes resistiram à escuridão, ao calor e até a falta da água, como relata a liderança indígena Leticia Luiza Yawanawá, coordenadora das organizações indígenas do Acre, membro da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e ainda integrante do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação – EBC.

Diga lá, Leticia!

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira: 10h (reprise: 16h e 19h)