Reino Unido mantém missão no Afeganistão em 2016, diz ministro da Defesa

Da Agência Lusa

O Reino Unido vai manter, no ano que vem, os 450 militares que tem atualmente em missão de treino e aconselhamento no Afeganistão, anunciou hoje (27) o ministro da Defesa, Michael Fallon, por meio de uma declaração enviada ao Parlamento britânico. O anúncio ocorre semanas depois de os Estados Unidos terem anunciado o prolongamento da sua missão militar naquele país.

“A nossa decisão e a dos Estados Unidos reforçam o compromisso da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] de treino e assistência às forças afegãs”, afirma Fallon no texto.

“Concluímos que devemos manter o nível da atual missão militar do Reino Unido no país em 2016 para ajudar a construir um Afeganistão seguro e estável”, acrescenta o ministro.

As últimas tropas de combate britânicas saíram do Afeganistão em outubro de 2014, depois de 13 anos de presença, mas o Reino Unido decidiu manter no terreno 450 militares em missão de treino e aconselhamento das tropas afegãs.

A decisão de manter a missão no Afeganistão foi tomada depois de uma avaliação “do desempenho” das forças de segurança e defesa do país e do reconhecimento de que “vai levar algum tempo” até que essas forças evoluam para “uma força de combate pleno”.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou, em meados de outubro, uma alteração ao plano de retirada dos cerca de 9.800 militares norte-americanos no Afeganistão, prevista para o fim este ano, com a manutenção daquele número de militares em 2016 e a redução do contingente para 5.500 em 2017.

A intervenção militar internacional no Afeganistão teve início em 2001.