Após se recusar a sair da sala de aula, estudante negra é brutalmente agredida por policial nos EUA (VÍDEO)

Do Brasil Post


Autoridades investigam um policial que foi filmado agredindo uma estudante negra dentro de uma escola na Carolina do Sul, Estados Unidos. Nas imagens, ele agarra jovem pelo pescoço, jogando-a no chão e arrastando-a após ela se negar a sair da sala de aula.

O oficial envolvido na agressão, identificado como Ben Fields, foi colocado em licença administrativa após a agressão, segundo a polícia local. Ele vai ficar afastado de suas funções até que a investigação seja concluída, segundo a agência de notícias RT.

"Nosso distrito está profundamente preocupado com um incidente que ocorreu entre um oficial escolar empregado pelo Departamento de Polícia do Condado Richland e uma estudante. O vídeo do incidente está circulando pelas mídias sociais", afirmou o comunicado.
Segundo o New York Times, a agressão foi registrada na escola de ensino médio Spring Valley, em Columbia. Estudam lá cerca de 2.000 estudantes - 52% negros e 30% brancos.

Procurado pelo jornal americano, o policial não se manifestou. Já a superintendente da escola disse que o estabelecimento está "trabalhando muito perto e em plena cooperação" com os investigadores. Nem a escola nem a polícia deram mais detalhes sobre o incidente.

De acordo com o relato da BBC, a estudante, que não foi identificada, não obedeceu a ordem do professor para sair da sala de aula. Ela também teria ignorado o pedido de um funcionário administrativo. O policial que a agrediu teria sido a terceira pessoa a entrar na discussão. Além da menina, mais um estudante foi preso durante a confusão, segundo um jornal da Carolina do Sul.

A União para a Liberdade Civil Americana (ACLU, sigla em inglês), se manifestou sobre o caso, afirmando que "não há justificativa" para o incidente.

De acordo com o The Guardian, Fields já tem um histórico de agressões durante o trabalho. De acordo com documentos federais, um homem chamado Carlos Martin processou Fields por jogar spray de pimenta em seus olhos e por ferir sua esposa após ele apurar uma ocorrência envolvendo música alta. A ação terminou em favor do policial.


Fonte: Brasil Post