Líder do Conselho Europeu espera estabilidade política para enfrentar desafios

Da Agência Lusa Edição: Graça Adjuto

Alexis Tsipras venceu as eleições na Grécia e inicia nesta segunda mais um mandatoAgência Lusa/Pantelis Saitas/direitos reservados
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, espera que as eleições legislativas tragam ao país a “estabilidade política necessária” para lidar com os desafios imediatos, numa mensagem enviada hoje (21) a Alexis Tsipras, vencedor das eleições de ontem (20).

“Espero que as eleições tragam a estabilidade política necessária para enfrentar todos os desafios que se apresentam”, escreveu Tusk, na mensagem de felicitações ao líder do Syrisa. “A sua dedicação e a liderança na execução do programa de ajustamento econômico são cruciais para fazer a diferença na recuperação da economia grega”, destacou Tusk.

O presidente do Conselho Europeu disse ainda que a crise de refugiados, que afeta particularmente a Grécia – um dos países da linha da frente – é outro dos grandes desafios que o país e a União Europeia como um todo têm de enfrentar.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, inicia nesta segunda um novo mandato, relegitimado pela vitória eleitoral obtida nesse domingo, mas com a tarefa árdua de gerar consensos e de conduzir a Grécia na aplicação de mais um pacote de austeridade.

As edições de hoje dos jornais gregos destacam quase em uníssono a “segunda oportunidade” dada pelos eleitores gregos a Tsipras, que se demitiu em 20 de agosto depois de ter acordado em Bruxelas e feito aprovar no Parlamento grego o novo pacote de austeridade, apesar de ter prometido, quando foi eleito pela primeira vez em janeiro, acabar com a política de austeridade na Grécia.