História Hoje: Papa-Léguas estreou há 66 anos nos EUA

Apresentação Carmen Lúcia



No dia 16 de setembro de 1949 estreou nos Estados Unidos o clássico desenho animado com os personagens Papa-Léguas e Coiote, criado pelo diretor Chuck Jones com histórias desenvolvidas pelo escritor Michael Maltese.

A temática é baseada em animais típicos do deserto norte-americano. Em todos os episódios o faminto Coiote elabora planos mirabolantes para tentar capturar o corredor que, com astúcia e velocidade, consegue sempre escapar ileso, fazendo ainda com que o Coiote seja pego nas próprias armadilhas.

O desenho não possui diálogos, apenas o som do "bip-bip" do Papa-Léguas, interpretado por alguns, como o triunfo da liberdade sobre o controle.

O desenho animado faz sucesso e levanta polêmica até hoje.

Quando criou o desenho, Chuck Jones acreditava que o americano se identificaria com o coiote. Para ele, o personagem é um perfeccionista, bolando sempre a próxima engenhoca. O incansável perseguidor, jamais termina um episódio triunfando. Persistente, não desiste, mesmo após tentativas frustradas.

Já o Papa-Léguas é um vencedor que tem muita sorte e sempre leva a vantagem. Nunca é apanhado.

Pesquisas levantaram teses curiosas. Uma delas é que os desenhos podem fomentar valores distintos dentro das empresas.

Para os que se identificam com o coiote, ele é engenhoso e incansável em sua meta. Um bravo. Segundo o estudo, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Nova Zelândia se mostraram países de coiotes.

Em contraste, verificou-se que o Brasil e a maior parte dos países latinos são de papa-léguas. Para seus admiradores, a ave representa inventividade, inocência e alegria. Ele está sempre desafiando a autoridade. Um sábio.

Na opinião dos pesquisadores, o otimismo e a velocidade do corredor podem ser bons no comando de uma empresa. Já a necessidade de controle do coiote também pode ser importante.

Para a maioria dos brasileiros entrevistados, o coiote não daria um bom líder. Ele é visto como tedioso, controlador e fanático. Já para a maioria dos americanos e anglo-saxões, a ave corredora deve ser contida no excesso de liberdade.

E você, se identifica mais com o Coiote ou com o Papa-Léguas?

www.radiocabriola.com