Eslováquia vai apresentar queixa a tribunal europeu contra cotas de refugiados

Da Agência Lusa Edição: Graça Adjuto

A Eslováquia vai apresentar uma queixa ao tribunal europeu contra a distribuição obrigatória dos refugiados com base no sistema de cotas, informou hoje (23) o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico.

“A Eslováquia não tem a intenção de respeitar as cotas obrigatórias. Apresentaremos uma queixa ao tribunal (de Justiça da União Europeia), em Luxemburgo”, disse Fico em entrevista. Ele se referiu ao acordo aprovado para a distribuição de 120 mil refugiados, que tem a oposição da Eslováquia e de mais três países do Leste europeu, segundo o site do jornal eslovaco SME.

O primeiro-ministro social-democrata deu a informação depois de uma reunião do governo sobre a questão dos refugiados. Ele reconhece que ao se recusar a acolher refugiados, como prevê o acordo, a Eslováquia se arrisca ser processada por violar a legislação europeia.

Para Robert Fico, os migrantes não querem se estabelecer na Eslováquia, mas se dirigir a países como a Alemanha e a França.

O primeiro-ministro checo, Bohuslav Sobotka, manifestou posição mais moderada, apesar de o seu país ter votado contra o acordo de distribuição de refugiados.

“Mesmo que não me agrade o sistema de cotas, não estou de acordo com isso e o nosso país votou contra ele. A Europa não deve se dividir sobre a solução da crise migratória”, disse Sobotka, segundo a agência CTK. “É por isso que não quero fazer aumentar a tensão”, acrescentou.