Croácia pede à Sérvia que reencaminhe refugiados para outros países

Da Agência Lusa Edição: Graça Adjuto

O primeiro-ministro croata, Zoran Milanovic, pediu hoje (22) à Sérvia que reencaminhe os refugiados para a Hungria e Romênia, além da Croácia, libertando assim as 35 mil pessoas que chegaram à fronteira da Sérvia nos últimos dias.

"Eu não acuso a Sérvia, mas peço que enviem os migrantes para a Hungria, Romênia e Croácia também e, em seguida, nós vamos encaminhá-los a todas as direções", disse o chefe do governo croata aos jornalistas.

Belgrado deixou de enviar refugiados para a Hungria desde quarta-feira passada (16), quando um muro de arame farpado bloqueou a fronteira com a Hungria.

A declaração do primeiro-ministro croata é feita no mesmo dia em que os ministros do Interior da União Europeia se encontram a fim de buscar uma solução para a crise dos refugiados. A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) lançou um deafio aos países da União Europeia para que mostrem "se são verdadeiramente uma união, com uma política comum, ou apenas um conjunto de países que atuam individualmente".