Comissão Bilateral Cuba-Estados Unidos se reúne pela primeira vez nesta sexta

Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil Edição: Maria Claudia

A Comissão Bilateral Cuba-Estados Unidos terá a primeira reunião entre as duas delegações nesta sexta-feira (11), em Havana. A comissão foi criada durante a visita do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, à ilha caribenha, no dia 14 de agosto, quando ele presidiu a cerimônia histórica de reabertura da Embaixada dos Estados Unidos em Havana, depois de mais de cinco décadas de rompimento de relações diplomáticas.

Após reunião de Kerry com o chanceler cubano Bruno Rodríguez, foi anunciada a criação do grupo, que terá como objetivo avançar na normalização das relações entre os dois países.

A diretora-geral de Estados Unidos na chancelaria cubana, Josefina Vidal, e o subsecretário adjunto para os Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado, Edward Alex Lee, vão coordenar as delegações e definir a agenda de temas que serão abordados nesta fase.

Segundo nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores cubano, a comissão tratará das "novas áreas de cooperação" entre as duas nações, do diálogo sobre assuntos bilaterais e multilaterais, incluindo aqueles em que há diferentes visões, além das "questões pendentes de solução entre Cuba e Estados Unidos".

Entre os temas pendentes estão a suspensão do embargo econômico, financeiro e comercial imposto à ilha em 1962, e a devolução do território onde está a base naval de Guantánamo.