Brasil é atraente para o capital estrangeiro, diz embaixador da África do Sul

Bernardo Carvalho - Editor da TV Brasil Edição: Lana Cristina

Os impostos no Brasil são muito altos, mas o país continua atraente para o capital estrangeiro por causa de seus enormes recursos naturais e humanos. A avaliação é do embaixador da África do Sul, Mphakama Nyangweni Mbete. Em entrevista concedida hoje (10), na sede da embaixada em Brasília, ele disse estar seguro de que a economia brasileira irá se recuperar.

Para Mbete, o Brasil deve procurar mais relações com os países africanos, uma vez que a América do Sul e a África são duas das regiões que mais crescem no mundo.

Provas do interesse externo no Brasil, segundo o embaixador, são a recente visita da chanceler alemã Angela Merkel, os pronunciamentos do governo dos Estados Unidos e a presença de centenas de empresas japonesas no país. Mas ele lembra: além da questão dos impostos, existe também a da infraestrutura, que precisa ser “drasticamente” melhorada.

Mbete apontou áreas em que a África do Sul pode aprender com o Brasil: educação, inclusão social, construção de uma identidade nacional, modelo de saúde e diversificação de fontes de energia.

Ao mesmo tempo, ele acha que o Brasil pode se beneficiar de experiências sul-africanas em desenvolvimento de infraestrutura, atenção ao exterior, criação de empresas de atuação mundial, sistemas bancários e mercados de capitais.

O comércio entre os dois países cresceu 51% entre 2009 e 2013. Para Mbete, há espaço para uma ampliação desse montante. Segundo ele, os melhores setores para investimento brasileiro na África do Sul são serviços de consultoria empresarial, mineração, engenharia e construção, transportes e logística, software e serviços de computador, serviços financeiros, bancários e de seguros.

Mbete ressalta duas áreas em que já existe um grande intercâmbio entre os dois países, com potencial de crescimento: defesa (onde há o projeto binacional de mísseis A-Darter) e energia (como lidar com as mudanças climáticas, desenvolvimento de biocombustiveis etc).